Plano Ceará das Artes e da Cidadania Cultural: Nova Rodada de Trabalho debate com sociedade civil a Minuta do Edital de Cidadania e Diversidade Cultural.

27 de agosto de 2021 - 19:33

 

 

 

 

 

 

Nesta sexta-feira (27), a secretaria esteve reunida em grupos de trabalho para a debater a Minuta do Edital de Cidadania e Diversidade Cultural, um dos editais que integrará o “Plano Ceará das Artes e da Cidadania Cultural”, e debater a Política de Promoção da Igualdade Racial no Ceará. “Esta foi mais uma etapa importante de diálogo e construção coletiva, deste plano de investimento para as artes, cidadania e diversidade cultural para que a gente possa estar construindo as minutas e os processos para o lançamento destes editais, voltados não só para a cidadania e diversidade cultural, mas também para as políticas afirmativas, compreendendo o direito às artes e cultura, como este direito de cidadania. Com isso abrimos espaço para avançar nestas ações tão importantes”, destacou o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

Participaram da atividade o secretário e a secretaria Executiva da Secult Luisa Cela, os gestores do Instituto Dragão do Mar, além da coordenadora estadual Política de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Ceará, Martir Silva e os representantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), do Fóruns de Linguagens Artísticas, do DiCultura, do Cultura Viva, do Cultura Infância, dos Museus Comunitários, das Bibliotecas Comunitárias e Populares, da Cultura LGBTQIA+, do Fórum de Multilinguagem de Artistas Negres e Perifériques CE, do Comitê Gestor das Políticas Culturais Indígenas no Ceará-SECULT, do Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-brasileiras, GT Combate ao Racismo – SECULT, do GT Acessibilidade-SECULT, bem como os representantes dos servidores da SECULT.

A atividade realizada online teve como encaminhamentos que os prêmios de culturas indígenas e das expressões culturais afro-brasileiras serão discutidos com os comitês gestores. Houve ainda uma proposta para a redistribuição dos valores dos Editais, que será debatida em mais uma rodada dos grupos de trabalho para a elaboração das Minutas dos Editais que integrarão o “Plano Ceará das Artes e da Cidadania Cultural”, que consiste em um investimento de R$ 30 milhões do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, para o fomento às artes, cidadania e diversidade cultural.

Estas reuniões para debater as minutas dos Editais já estão ocorrendo de forma sistemática com as diversas linguagens, desde o anúncio do Plano no início de agosto, e têm por objetivo a elaboração dos Novos Editais da Cultura. “Já havíamos realizado rodadas com todas as demais linguagens, faltava apenas do Edital de Cidadania e Diversidade Cultural, que ocorreu hoje”, destacou a secretária executiva Luísa Cela. “Saímos agora com um prazo de 15 dias para as apresentações das propostas, distribuição de recursos, estudando e trabalhando com as sugestões e críticas feitas, para então tirarmos uma agenda de fechamento da minuta, e preparar o lançamento dos editais”, finaliza a secretária.