Secult e Sesa começam a monitorar eventos-teste em setembro; Festival Jazz & Blues terá primeiros shows

25 de agosto de 2021 - 17:12

Texto: Assessoria de Comunicação da Sesa, da Secult e do Festival

Último festival presencial no Ceará realizado antes da pandemia, em fevereiro de 2020, o Jazz & Blues será o primeiro evento teste presencial de música no estado. Haverá também transmissão online ao vivo no YouTube.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), avança com o protocolo de retomada das atividades econômicas do Estado durante a pandemia de Covid-19 e começa, em setembro de 2021, a monitorar a realização de eventos-teste. Os primeiros shows com plateia estão marcados para os dias 17 e 18 do próximo mês, na programação do 22º Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. O município cearense é o primeiro a ter 100% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a doença.

Em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Prefeitura de Guaramiranga e com produtora do Festival, a Sesa planeja todo o controle do evento, limitando a quantidade de público convidado a 200 por dia e exigindo comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen), além de testagem com resultado negativo em, no máximo, 48 horas antes das apresentações. Além disso, o palco estará montado em espaço aberto e será seguido o protocolo sanitário, com uso de máscaras, álcool 70% e sem alimentação no local. Os profissionais envolvidos no Festival, inclusive os artistas, estarão vacinados com pelo menos uma dose, e devem estar negativados nos testes de Covid-19.

Monitoramento

A pandemia não acabou. Apesar de os indicadores de internações e óbitos por Covid-19 no Ceará seguirem em níveis considerados baixos, a cautela ainda é necessária, sobretudo diante de preocupações externas como as transmissões importada e comunitária da variante Delta do coronavírus no Estado. Neste cenário, é necessário o rígido monitoramento de cada nova medida de flexibilização dentro do protocolo de retomada das atividades.

O público convidado para o 22º Festival Jazz & Blues poderá aproveitar as apresentações musicais de forma responsável, após longo período sem essa possibilidade, ao mesmo tempo em que contribuirá para a avaliação dos impactos do evento-teste em relação à transmissão e ao contágio do coronavírus. Os participantes terão dados coletados e serão monitorados por pelo menos 14 dias após o Festival pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios e do Estado, produzindo evidências para nortear as próximas tomadas de decisão no contexto da pandemia.

22º Festival Jazz & Blues terá evento teste em Guaramiranga nos dias 17 e 18 de setembro

Está confirmado! O Festival Jazz & Blues sobe a serra e aporta em Guaramiranga para a programação presencial nos dias 17 e 18 de setembro de 2021. Será um evento teste, aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Cultura. Para isso, a organização do festival e o público deverão seguir o Protocolo de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará, que envolve o antes, durante e pós-evento. O festival será gratuito.

Esta é a segunda temporada da 22ª edição do festival. A primeira foi no período do Carnaval deste ano, com shows e atividades formativas realizadas de forma online. As Residências Artísticas da segunda temporada foram realizadas recentemente, de 10 a 13 de agosto, também no formato virtual. Para realizar a programação presencial, o Jazz & Blues passou por um processo de seleção da Secretaria da Saúde do Estado. Será o primeiro evento teste de música no Ceará.

O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO

Como de costume, a Cidade Jazz & Blues será erguida no espaço do campo de futebol de Guaramiranga, mas com alguns diferenciais para cumprir os protocolos. Toda a área da plateia será ao ar livre, descoberta, e não haverá praça de alimentação. A programação terá início às 19h30, com três shows por dia em sequência, encerrando às 22h30. O ingresso para cada dia dará acesso aos três shows da noite. Não haverá ensaios abertos neste evento teste.

No dia 17, sobem ao palco do Festival Jazz & Blues Fladiana e Quarteto Jazzera, representantes da geração de músicos de Guaramiranga influenciada de forma decisiva pelo Festival Jazz & Blues, com o show “Meu Lugar”; Rômulo Santiago, apresentando o show “Tributo a Raul de Souza”; e o cantor Marcos Lessa em “Nature Boy – Tributo a Nat King Cole”.

No dia 18, são atrações do festival a cantora Idilva Germano, com o show “Quasar”, unindo clássicos do jazz e da música brasileira; o pianista Ricardo Bacelar, que em 2015 gravou DVD ao vivo na 16ª edição do festival, volta ao palco do Jazz & Blues para apresentar seu mais recente trabalho “O viver é de improviso”; e três dos mais renomados sanfoneiros do Ceará, Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte se encontram no show “Sanfona Jazz”.

Além da programação na Cidade Jazz & Blues, nos dois dias haverá recitais nas igrejas da Gruta e Matriz de Guaramiranga em homenagem a Alberto Nepomuceno, apresentados por Pedro Façanha e Hermano Faltz (convidados Willian Madeiro e Lúcio Mário); Giorgi Gelashvili e Alvany Silva; Pedro Madeira e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro); Liana Fonteles e Alvany Silva. Serão três recitais por dia, às 10h, 16h e 17h. Essa programação é uma realização do Festival e da FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.

SERVIÇO

22º Festival Jazz & Blues – Ceará – Segunda Temporada: Dias 17 e 18 de setembro de 2021 em Guaramiranga. Ingressos limitados a partir do dia 10 de setembro no site da Bilheteria Virtual. Gratuitos. Informações: producaojazzeblues@gmail.com.

Site:  www.jazzeblues.com.br.