LAB | Espetáculo de dança da Txai Cia de Danças Populares será apresentado nesta quarta-feira, 25, no YouTube

25 de agosto de 2021 - 12:55

Txai_Foto – Jeff André

 

Espetáculo cultural ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar”, realizado pela Txai Cia de Danças Populares, será apresentado nesta quarta-feira, 25, às 19h no Youtube com homenagens e depoimentos

 

O espetáculo ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar”, será transmitido ao vivo, pelo YouTube da Associação Txai Cultura e Arte, nesta quarta-feira, às 19h. O show retrata os pescadores nas narrativas de contação e seu delinear, descobertas e fazeres: amor, dificuldades, crenças, a ‘’Puxada de Rede’’ e a ciranda num contexto elaborado com teatro, dança e música. A estreia conta também com depoimentos de convidados

A apresentação faz parte do projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” que consiste em ações culturais junto aos Mestres da Cultura, crianças, adolescentes e adultos em diversas atividades artísticas culturais online.

Neste espetáculo, a Txai Cia de Danças Populares homenageia o ator e diretor cearense Walden Luiz, com mais de 55 anos dedicados ao Teatro. O show também conta com depoimentos da dançarina Ilssikleik Sales, que comenta sobre a sua trajetória no grupo.

A estreia online do espetáculo ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar” busca apresentar um dos principais shows da companhia. “Através da internet a propagação e o alcance veio para difundir mais ainda o nosso trabalho, levando para milhares de lugares que jamais esperávamos estar. É muito importante essa ferramenta para valorização de trabalhos artísticos e também para divulgação dos nossos trabalhos” explica Lairton Guedes, especialista em Arte, Educação e Cultura Popular e coordenador da Txai Cia de Danças Populares/CE.

O Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes é uma realização da Associação Txai Cultura e Arte e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte, uma parceria com Ciranda Mídia e IOV Brasil. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural Ceará, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

 

Sobre o Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes

O projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” por meio da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte promovem atividades dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como artesanato, audiovisual, capoeira, cultura tradicional popular e dança. As ações são inteiramente gratuitas e online, entre oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e mostra audiovisual.

 

O projeto já realizou o encontro de Mestres e Mestras da Cultura ‘’Escutando e Sentindo o Mestre – Roda de Conversa com Mestres da Cultura do Estado’’ com os convidados, Mestre Rainha Almeida da tradição do Maracatu, Mestra Dina Martins da Cultura do Vaqueiro, Mestra Mazé Costa da Cultura Junina e Dylla Costa representando a manifestação cultural do Pastoril e mediação da arte-educadora Mirna Félix. A transmissão do encontro está disponível no YouTube da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA, para assistir clique aqui.

 

Promoveu também a roda de saberes com os Mestres da Capoeira, a Atividade de Capoeira – Roda de Saberes com o tema ”Memórias da Capoeira: Histórias de Vidas que se cruzam” recebeu os convidados Mestre Bobby, Mestre Paulão Ceará, Mestre Bob, Mestre Cruel, Mestre Olho de Gato, mediação do Mestre Olímpio, para ver e rever clique aqui.

 

As ações gratuitas do projeto já proporcionaram trocas de saberes voltado para a linguagem da dança, com o Ponto de Cultura Maria Bonita, Ponto de Cultura CORDAPES e o Ponto de Cultura Casa da Reforma Agrária e mediação pelo Ponto de Cultura Associação Txai Cultura e Arte, que promoveram bate-papos sobre o frevo, o maculelê, a capoeira, o Maracatu Cearense e sobre o xaxado.

E para acompanhar as ações do projeto, acompanhe as mídias sociais Instagram e Facebook.

 

A Associação Txai Cultura e Arte

A Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA fundada em junho de 2012, atua na criação e execução de projetos culturais de formação e entretenimento. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar atividades de pesquisas, documentação e apoio contínuo às expressões culturais populares brasileiras. Promovendo e divulgando as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e musicais.

 

Serviço

Espetáculo Txai Cia de Danças Populares ”Sou Pescador, sou filho do mar, minha jangada no prumo do mar’’

25 de agosto, às 19h, no Canal do Youtube Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA

Link: https://www.youtube.com/channel/UCQix3VUd9W_MSwUQuRZGI3w

Instagram @associacaotxaica