BECE | Biblioteca Pública divulga programação virtual e presencial do final de semana (21 e 22/8)

19 de agosto de 2021 - 11:42

Contação de História: “Era uma vez, três contos pra vocês”, grupo Era uma Vez

Biblioteca Pública divulga programação virtual e presencial do final de semana

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE conta com programação virtual e presencial neste fim de semana. Hoje, 19, a professora Vanessa Moreira abordará no programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica “A Pesquisa em Antropologia: Fundamentos Teóricos e Procedimentos Metodológicos”. O momento será mediado pelo Historiador Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da BECE. Ainda na quinta (19), é dia de conversas culturais com Lia de Itamaracá, realizado pela Coordenação de Patrimônio e Memória da Secult com o apoio da BECE.

 

Na sexta-feira, 20, vamos nos debruçar sobre o livro “Parabélum”, de Gilmar de Carvalho, no programa Travessias Literárias. Nossa convidada Lídia Barroso desvendará a veia ficcionista deste grande pesquisador que faria 72 anos no próximo dia 30 de agosto. Neste romance, parte do imenso legado deixado por Gilmar, publicado na década de 70, condensa-se um dos mais inventivos percursos narrativos já criados no Ceará.

 

Já a criançada poderá curtir a Contação de História: “Era uma vez, três contos pra vocês” com do grupo Era uma Vez, com duas sessões no  sábado (21) e duas no domingo (22), no setor Infantil.

 

CONFIRA O RESUMO DA PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 19, às 15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “A Pesquisa em Antropologia: Fundamentos Teóricos e Procedimentos Metodológicos”, com Vanessa Moreira

Dia 19, 16h – “Cirandas em Tempos de Pandemia: conversas culturais com Lia de Itamacará”

Dia 20, às 19h – Travessias Literárias – “Parabélum”, de Gilmar de Carvalho comentado por Lídia Barroso

Dias 21 e 22, às 9h15, 10h15,14h15 e 15h15  – Contação de História: “Era uma vez, três contos pra vocês”, do grupo Era uma Vez.

 

PROGRAMAÇÃO POR ORDEM CRONOLÓGICA

 

DIA 19/08 – QUINTA-FEIRA

 

15h – Descoberta da Pesquisa Acadêmica – “A Pesquisa em Antropologia: Fundamentos Teóricos e Procedimentos Metodológicos”, com Vanessa Moreira

Youtube BECE

 

A professora Vanessa Moreira abordará, a partir da experiência da pesquisa de campo, uma discussão sobre pesquisa e análise etnográfica, relacionando o processo de preparação do projeto aos métodos e as técnicas antropológicas de pesquisa e de organização e análise dos “dados” gerados. Trata-se de uma atividade dedicada a aproximar o acervo da BECE dos pesquisadores em Ciências Humanas. Contará com tradução em libras. 

 

16h – “Cirandas em Tempos de Pandemia: conversas culturais com Lia de Itamacará”

Youtube SecultCearaGov 

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará apresenta a  live “Cirandas em Tempos de Pandemia: conversas culturais com Lia de Itamacará”, em seu canal do Youtube. Trata-se de um diálogo entre Lia de Itamacará, cirandeiras da E.M Maria Dolores Petrola do Grande Bom Jardim e convidados(as). Na ocasião, Lia receberá uma homenagem em reconhecimento à sua grande obra musical.  O grupo cultural de Ciranda da E.M Maria Dolores Petrola foi fundado em 2017, com o intuito de promover a cultura popular, preservar o legado de Lia de Itamaracá, trabalhar o empoderamento feminino e fortalecer a implementação da Lei 10.639/2003. O grupo é composto por alunas e ex-alunas da escola citada.

 

Este evento conta com o apoio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE, do Centro Cultural Bom Jardim, das Cirandeiras da E.M Maria Dolores Petrola e do Núcleo das Africanidades Cearenses.

 

DIA 20/08 – SEXTA-FEIRA

 

19h – Travessias Literárias – “Parabélum”, de Gilmar de Carvalho comentando por Lídia Barroso

Youtube BECE

 

A nova faixa de programação visa a revisitar obras relevantes que se destacam pela sua originalidade e discute o percurso do livro em relação ao público e à crítica. Nesta edição, Lídia Barroso, Doutoranda em Letras pelo PPGLetras da Universidade Federal do Ceará, revisita um dos romances mais expressivos publicados na década de 70 no Ceará, “Parabélum”, de Gilmar de Carvalho. A obra resgata uma galeria de ídolos, deuses, mitos e heróis nordestinos, aos olhos de hoje, em sua explosão de desobediência e inconformismo. A mediação da atividade será feita por Fernanda Meireles, Ação Cultural e Educativa da BECE. A atividade contará com tradução em libras. 

 

DIA 21 e 22/08 – SÁBADO e DOMINGO

 

9h30 e 14h – Contação de História: “Era uma vez, três contos pra vocês”, grupo Era uma Vez

Presencial – Setor Infantil 

Mediante Agendamento Online:  bece.cultura.ce.gov.br/servicos 

 

Um programa de contação de histórias que intercalam brincadeiras cantadas e desafios rítmicos, levando diversão de forma leve e lúdica. Os três contos que dão nome ao programa são histórias contadas com a utilização de recursos cênicos/teatrais, bem como contos de repetição. O Grupo Era uma vez foi fundado em setembro de 2004 tendo em seu repertório histórias dos contos de fadas aos contos populares e utiliza a oralidade como ferramenta na educação e no incentivo à leitura. Tem uma estreita relação com músicas de acalantos, canções populares de domínio público e canções autorais que fez parte de seu primeiro CD em 2007, e o segundo, recém lançado em 2019. Já passou por várias cidades do interior do Ceará bem como cidades do Brasil. Participa atualmente do Projeto Caravana da Leitura e do Autor Cearense.