LAB | TJA recebe culminância do projeto Irradiadores de Cultura

13 de agosto de 2021 - 14:39 # # #

(Foto: Renata Gabriela)

Depois de promover ações de arte e cultura nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial)  de Fortaleza por meio do Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto, por meio do projeto Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto, a Fundação Silvestre Gomes realizará no dia 17 de agosto a partir das 15h, no Theatro José de Alencar, culminância do Circuito. O projeto é um dos selecionados pelo Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc.

Em evento fechado, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária, a culminância apresentará o espetáculo teatral Canta do Lá do Mar, às 15h.  Às 16h, o maracatu Nação Fortaleza, em número de batuques e de brincantes reduzido, fará cortejo e apresentação nos jardins no TJA. Às 18h, entra em cena o Bloco Doido É Tu apresentando o show inédito Delírios Sonoros.

Realizado presencialmente desde junho, o projeto Irradiadores da Cultura levou ao público assistido pelos  CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), os circuitos de Contação de Histórias, Rodas de Poesia e apresentações dos espetáculos Canta Lá do Mar, com o Grupo Gesto – Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido, e, “Doido é Seu Preconceito”, com o Grupo Delírio Sonoro. Os espetáculos são protagonizados por coletivos surgidos na Fundação Silvestre Gomes, os quais reúnem jovens educadores da Fundação e usuários dos CAPS. Os circuitos contaram ainda com artistas convidados nas rodas de contação de história e rodas de poesia. Oficinas, ensaios e ações terapêuticas ocorrerão na sede da Fundação durante todo o mês.

Por meio destas ações, a Fundação Silvestre Gomes, cria uma rede de oportunidades de criação, expressão e fruição artística ao público e pacientes

Desde 2007, ano da criação do Bloco “Doido é Tu”, a Fundação Silvestre Gomes mantém  parceria com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Fortaleza gerando novas experiências no cuidado e promoção de saúde mental tendo a cultura, a arte e o afeto na centralidade de suas ações.

Sobre a Fundação Silvestre Gomes

Criada em 20 de agosto de 1999 por um grupo de moradores do bairro do Rodolfo Teófilo com o propósito de desenvolver ações educativas, sociais, esportivas e culturais,  tem como missão melhorar a vida em comunidade estimulando as expressões e os processos criativos individuais e coletivos, de modo a promover novas formas de e relações de respeito ao meio ambiente e de solidariedade entre as pessoas. Com trabalho em diversos bairros de Fortaleza em parceria com outras organizações locais, busca fortalecer grupos e movimentos comunitários. Hoje, as principais ações da Fundesg na área de cultura são, teatro, com o grupo Gesto, cultura popular e música com o Bloco Doido é Tu, meio ambiente e artesanato com o grupo Nuances, entre outros.

Serviço

Theatro José de Alencar

Culminância – Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto

Com Grupo Gesto, Maracatu Nação Fortaleza e Bloco Doido É Tu

Dia 17 de agosto, a partir das 15h

Evento fechado

Fundação Educacional Silvestre Gomes

Rua Frei Marcelino, 1511 – Rodolfo Teófilo

Informações:  (85) 98746 3924

Instagram @fundacaosilvestregomesoficial

Facebook: Fundação Silvestre Gomes

Site: www.fundacaosilvestregomes.ong.br