TJA | “Resumo da Ópera”: No barraco da Constância tem! e Teatro Máquina seguem com projeto conjunto no YouTube do TJA

5 de agosto de 2021 - 09:16

A série de encontros virtuais dá sequência nesta terça-feira, 3 de agosto, às 16h, com os artistas, professores e pesquisadores Alexandro Silva de Jesus (PE), Érica Zingano (CE) e Marcos Felipe Vicente (CE)

 

“Resumo da Ópera: da arquitetura de uma nação à invenção de um outro Guarani” é um projeto realizado pelos grupos No barraco da Constância tem! e Teatro Máquina a partir da ópera “Il Guarany”, de Carlos Gomes, estreada há pouco mais de 150 anos e que foi composta a partir do livro “O Guarani”, do escritor cearense José de Alencar.

 

Esse projeto propõe, além da montagem de obra cênica, uma série de ações paralelas e transversais, envolvendo também a produção e a partilha de saberes. E aqui, a partir de agora, compartilharemos alguns desses materiais, advindos de encontros com alguns colaboradores desse nosso resumo.

 

Um resumo da ópera. Um resumo que é, na verdade, um arremate ficcional. Um arremate impossível de ser arrematado. Acerca de como essa obra chamada ‘Brasil’ foi arquitetada e ainda hoje vinga nos seus ideais românticos tão bem fundamentados, financiados e investidos.

 

Dividindo uma das camadas que compõem essa pesquisa e montagem, convidamos pesquisadores de distintas áreas – Alexandro Silva de Jesus (PE), Érica Zingano (CE) e Marcos Felipe Vicente (CE) – para essa série de episódios, que serão exibidos no canal do YouTube do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM)..

 

Os vídeos apresentam uma conversa onde cada pesquisador, colocado em diálogo direto um com o outro a partir de um processo de edição, apresenta considerações e perspectivas de assuntos que permeiam o processo de construção da obra cênica atualmente produzida pelos dois coletivos.

 

Os encontros serão exibidos às terças-feiras de julho e agosto de 2021, sempre às 16h.

 

O projeto “Resumo da Ópera” é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei Aldir Blanc.

 

Colaboradores: Alexandro Silva de Jesus, Érica Zíngano e Marcos Felipe Vicente

Montagem e edição: Levy Mota

Arte gráfica: Yule Bernardo

Realização: No barraco da Constância tem! e Teatro Máquina

 

SERVIÇO

Resumo da Ópera – Encontros Colaborativos #3

Quando: dia 3 de agosto, às 16h

Transmissão:  YouTube do TJA

 

————————-

 

Theatro José de Alencar

Site: http://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br

Youtube: www.youtube.com/theatrojosedealencar

Instagram: www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar

Facebook: www.facebook.com/theatrojosedealencar