Porto Iracema das Artes traz “Desenho é transe”: Aula aberta com Efe Godoy dá início ao percurso de Desenho e Pintura

5 de agosto de 2021 - 11:47

-- Raphaelle Batista Jornalista - Escola Porto Iracema das Artes

O encontro acontece no dia 9 de agosto, às 19h, no YouTube da escola e será ministrado por Efe Godoy, artista visual míope, transgênere, que pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens

Partindo de sua trajetória como artista, Efe Godoy propõe um encontro para debater o que é desenho de forma geral e seu poder como um ritual pessoal. Este será o tema da aula aberta que dá início ao percurso de Desenho e Pintura da Porto Iracema das Artes. O encontro “Navegações estéticas – Desenho é transe” acontece em 9 de agosto, às 19h, com transmissão pelo YouTube. O evento integra a programação especial do aniversário de 8 anos da Escola.

Na ocasião, haverá também exercício prático. Todes poderão ter papel e lápis à mão. Será um espaço para troca de experiências e expectativas quando pensamos em criação. “Estejamos atentas ao transe e ao desenho que surge, urge”, propõe Efe.

“O Navegações Estéticas é esse momento em que muitos desses jovens vão estar tendo um primeiro contato mais atento com as linguagens artísticas oferecidas pela Escola. A trajetória da artista é fundamental para esse encantamento, para disparar esse processo no jovem que está participando do percurso criativo’’, comenta Iana Soares, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais da Porto Iracema. A ideia dessa primeira aula é possibilitar que as pessoas participantes possam conhecer as referências das artistas convidadas pela instituição, mas também ‘’pensar nos seus próprios desejos: de criação, de realização, pensar no seu contexto social, na sua vida, em tudo que é possível observar em si e no mundo’’.

Iana reforça, ainda, a importância da artista Efe Godoy nesse primeiro contato. “A Efe é muito profunda ao mostrar essa conexão entre a vida e a arte. Ela faz da existência dela um gesto criativo cotidiano tanto nos desenhos e pinturas, quanto na forma dela falar, se posicionar, na forma dela estar no mundo’’, ressalta a coordenadora. Este ano, o percurso de Desenho e Pintura tem como foco a figura humana. Em seu módulo inaugural, denominado “Navegações Estéticas: Seja uma fábula”, Efe questiona: será mesmo que a vida nos coloca num lugar onde somos personagens de uma história em curso?. “Vai ser um encontro muito bonito: tanto para quem participar do percurso, como também aqueles e aquelas que estiverem ao vivo no Youtube da escola, onde a Efe propõe a aula aberta”, finaliza Iana Soares.
Conexão Ceará-Minas Gerais

Natural da cidade de Sete Lagoas (MG), Efe hoje vive e trabalha em Belo Horizonte. Ela pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens (vídeo, desenho, performance) com ênfase em recortes de memórias da infância e fabulações espontâneas. São essas contribuições que a mineira irá trazer para a Porto Iracema. “Eu estou muito feliz. Eu não quero hierarquizar. Estou indo disposta à troca. O módulo vai ser uma vivência. A partir disso, vamos nos afetar. A vivência de desenho é sobre afeto’’, acrescenta Efe.

Um dos exercícios que a artista irá propor na aula aberta se chama ‘’Um desenho dentro do outro’’. ‘’Quero que a gente possa desfrutar deste encontro, onde vamos pensar muito sobre o que é a nossa existência e porque a gente faz o que a gente faz’’, conclui.
Sobre Efe Godoy

Artista visual míope, transgênere, que pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens (vídeo, desenho, performance) com ênfase em recortes de memórias da infância e fabulações espontâneas. Natural da cidade de Sete Lagoas/MG, hoje vive e trabalha em Belo Horizonte. Passeou pela Escola Guignard UEMG e continua em formação através de vivências em residências no Brasil e exterior. Algumas dessas vivências transformadoras se deram nos últimos anos, como Bolsa Pampulha 2015/2016, a residência artística no EAC- Montevideo_UY em 2018, residência Adelina _SP, 2018 e, recentemente, HEMIENCUENTRO _ INSTITUTO HEMISPHERIC NY UNIVERSITY na Cidade do México, 2019, e mostra VERBO de performance Arte na Galeria Vermelho – SP. De uma maneira simples, tenta interferir na vida das pessoas com a reverberação do afeto. Efe interage nas redes sociais estreitando os espaços íntimos de vida e arte: @efegodoy.
Sobre o percurso de Desenho e Pintura

O que é possível observar ao olhar com atenção o rosto de alguém? Que histórias podem estar guardadas nas mãos de uma pessoa? Quais são as linhas e as formas que estruturam um corpo? Que cores podem expressar a emoção que sentimos sob a pele? Neste percurso formativo, serão oferecidas noções básicas para trilhar um caminho de experimentação e criação no desenho e na pintura, com foco na figura humana. Além de ter acesso a técnicas e elementos da linguagem visual, será possível refletir sobre a diversidade de corpos e as inúmeras possibilidades de representá-los a partir do desenvolvimento de uma poética pessoal.

O percurso é dividido em 5 módulos:

Navegações Estéticas, com Efe Godoy
A figura humana e o retrato no desenho, com Cecília Andrade
A figura humana e o retrato na pintura, com Raisa Christina
Experimentações visuais, com Charles Lessa
COM FIGURA – Sessão de desenho com modelo vivo, com Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues
Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO

O quê: ”Desenho é transe”: Aula aberta com Efe Godoy dá início ao percurso de Desenho e Pintura na Porto Iracema das Artes
Quando: 09 de agosto, segunda-feira, 19h
Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema das Artes