LAB | Formação Cultural em Direitos Humanos é ofertada pela ONG Beatos

3 de agosto de 2021 - 10:30

-- Kennedy Saldanha Assessor de Comunicação da Vila da Música

 

Ong Beatos promove cursos formativos voltados para a educação e a sustentabilidade do planeta.

 

A ONG Beatos realiza de 09 de agosto a 03 de setembro o projeto Educação Gaia Cariri com o objetivo de consolidar o Programa de Fortalecimento do Centro de Referência Arte e Cultura para Região do Cariri Cearense e desta forma promover o envolvimento, o compromisso e a participação das comunidades cearenses no manejo do uso humano da arte, cultura e natureza. O projeto foi contemplado com o edital Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará realizado pela Secult em 2020 com recursos da lei Aldir Blanc.

 

O Educação Gaia Cariri irá iniciar sua programação com quatro cursos que abordarão os seguintes temas: Cultura, Arte e Natureza, Culturas Populares para Sustentabilidade, Gestão de Carreiras Artísticas e Culturais e Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos.

 

Os cursos terão duração de 20 horas cada e irão trabalhar a dimensão teórica de pontos importantes como a nova visão de mundo que vem sendo estabelecida como sendo uma evolução das interpretações das culturas. A dimensão social que abordará temas relacionados à importância de se (re)construir um modelo de relação social baseada numa comunicação/interação construtiva, altruísta e mutuamente benéfica. A ecologia como disciplina, enquanto estudo das relações dinâmicas e interdependentes e a economia para se alcançar a sustentabilidade.

 

Os cursos serão ministrados obedecendo o seguinte cronograma: Cultura, Arte e Natureza com Selma Santiago, Culturas Populares para Sustentabilidade com Cláudia Leitão, Gestão de Carreiras Artísticas e Culturais com Daniele Sampaio e Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos com Franciele Busico.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de Agosto pelo site https://beatos.org.br/educacao-gaia-cariri/

 

Saiba mais:

 

A proposta metodológica do processo educativo é baseada no Educação Gaia – um curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 20 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. O currículo tem o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).

 

O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e a comunidade com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. As/os participantes serão submetidas a um processo de seleção caracterizado pelo seu currículo, cuja aprovação deverá ocorrer pela sua experiência curricular, demonstrando claramente seu desejo em participar, assim como no momento final do Curso, apresentação de relatório participativo com “Escrita Livre”. Cada curso desenvolverá sua própria dinâmica, combinando estratégias no planejamento. Também serão consideradas a participação, a assiduidade e a pontualidade.

 

Contatos:

Américo Cordula (11) 9300.76344 – americo.cordula@gmail.com

Kennedy Saldanha (85) 99965.0260 – kennedysaldanha@gmail.com

ONG Beatos: https://mapacultural.juazeiro.ce.gov.br/agente/10244/

CURRICULUM PROFESSORES MINISTRANTES

 

Cláudia Leitão

Mestra em Direito pela USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006) e Secretária da Economia Criativa do MinC (2011 a 2013). É professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, Presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE). Diretora do Observatório de Fortaleza, Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Consultora em Políticas Públicas para a Cultura e a Economia Criativa e Consultora ad hoc da Unesco para a implantação dos indicadores de cultura da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Franciele Busico

Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) Mestra em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP). Bacharela e BEATOS – BASE EDUCULTURAL DE AÇÃO E TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL CNPJ 13.123.285/0001-08 ongbeatoscariri@hotmail.com licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pedagoga pela Universidade de Guarulhos (UNG). Graduada em Comunicação Social/ Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua como Coordenadora Geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. É coordenadora pedagógica efetiva da EMEF Rogê Ferreira (RME/SP). Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá (DIPED – DRE PJ). Foi professora de História e Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e também atuou como docente e coordenadora pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002.

 

Daniele Sampaio

Bacharela em Ciências Sociais e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. É produtora cultural, pesquisadora de políticas culturais e fundadora da SIM! Cultura, criada e sediada em Campinas desde 2012.. Desde 2006, atua em colaboração permanente com o ator BEATOS – BASE EDUCULTURAL DE AÇÃO E TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL CNPJ 13.123.285/0001-08 ongbeatoscariri@hotmail.com paulista Eduardo Okamoto. Com este artista, aprovou diversos projetos em editais culturais e participou de importantes festivais nacionais e internacionais: Suíça, Alemanha, Espanha, Kosovo, Marrocos, Escócia, Polônia. De 2017 a 2020, integrou a equipe do curso de Especialização em Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp (iniciativa extinta por tempo indeterminado em função da pandemia). É autora do livro “Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski” (Editora Javali).

 

Selma Santiago

Socióloga, Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona e Especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará. Dramaturga e Diretora Teatral pelo Instituto Dragão do Mar/CE. Ex-Diretora do Theatro José de Alencar (Fortaleza/CE). Coordenadora de Cursos, Supervisora de Conteúdo e Professora de disciplinas em cursos de formação de gestores culturais desde 1996 no Instituto Dragão do Mar/CE e mais recentemente em escolas superiores como UFC/CE, UFCA/CE, UNB/DF, UFPA/PA, UFAC/AC, UERJ/RJ, SENAC/DF, BSB School/CE, Faculdades São Luiz/MA, além de outras instituições formadoras. Consultora e pesquisadora da área cultural para instituições como Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prodisc, Anima Cult, Brasília Criativa Incubadora e UNESCO onde foi responsável pela elaboração do Plano Setorial do Artesanato Brasileiro e pelo Estudo para Identificação de Polos Criativos, além de outras pesquisas no campo da cultura. Coordenadora de Formação para Competências Criativas da Secretaria de Economia Criativa e Coordenadora da Ação Microprojetos do Programa Mais Cultura no Ministério da Cultura. No Ceará foi assessora especial da Secretaria de Cultura de Fortaleza e na Secretaria de Cultura do Estado coordenou o Projeto Cultura em Movimento e o Projeto Secult nos Bairros. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/CE, coordenou a área de programação e formação em teatro. Publicou o livro “Gestão Cultural para o BEATOS – BASE EDUCULTURAL DE AÇÃO E TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL CNPJ 13.123.285/0001-08 ongbeatoscariri@hotmail.com Desenvolvimento de Cidades” pela editora Logos3, capítulos e artigos sobre cultura em publicações do IPEA, UNIFOR, UFPA, UNB e o estudo “Polos Criativos, Lugares de Desenvolvimento” no site do Observatório Brasileiro da Economia Criativa.