PORTO DRAGÃO | “Zona de Criação” abre, neste sábado (31/7), nova temporada 2021/2022

30 de julho de 2021 - 15:46 # # #

(Foto Pícaros Incorrigíveis – Por Freddy Costa)

 

Investindo em produção de conteúdo próprio desde 2020, o equipamento cultural celebra seus 02 anos com divulgação de ações com foco na experimentação, transversalidade e difusão da arte cearense, com destaque para a série ‘Zona de Criação’

 

Há 02 anos, a produção de conteúdos artísticos segue vibrando e inspirando o Centro Cultural Porto Dragão que traz em sua essência o foco no saber e viver dessas tantas experiências criativas que formam a nossa Cultura. Seja na rua, no sertão ou na capital, na tela pixelada ou nas paredes dos muros, para o Porto Dragão todo canto é espaço para se expressar e toda hora é tempo de criar.

 

Equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Porto Dragão trilha diversos percursos, envolve diversas linguagens, tornou a Acessibilidade parte do seu processo criativo e investiu em um diálogo constante e aberto com agentes da cultura, inserindo em suas ações a percepção adquirida nessa grande co-criação.

 

Nos meses de Julho e Agosto, 05 programas gratuitos são divulgados ao público como  programação oficial de 2021, começando pela série “Zona de Criação”, que estreia neste sábado (31/7) às 18h com o grupo de teatro “Pícaros Incorrigíveis” que apresenta o episódio “Os Pícaros e a Gaivota” no Youtube do Porto Dragão.

 

“O Centro Cultural Porto Dragão se afirma nesses dois anos de caminhada ao construir sua identidade em diálogo com o setor artístico e cultural, como um centro de força que impulsiona processos de criação e experimentação, formação, produção e difusão de conteúdo, além de reflexões sobre as estratégias para se “viver de arte”. Vida longa ao Porto Dragão!”, celebra o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

 

SOBRE O ZONA DE CRIAÇÃO

A 2ª temporada da série Zona de Criação chega trazendo em sua curadoria grupos e artistas das diversas expressões da cultura cearense, seguindo sua diversidade de linguagens e, agora, experimentando novos territórios. O primeiro episódio contará com o coletivo Pícaros Incorrigíveis, grupo de teatro que atua desde 2011 com pesquisa sobre a linguagem do teatro de rua vista pelo filtro da Picardia e da figura marginal do Pícaro.

 

“O Zona de Criação veio de uma vontade nossa de explorar essa relação entre as tecnologias e as artes, buscando gerar conteúdos de diversas linguagens artísticas nessa parceria com o audiovisual, além de gerar portfólios de alta qualidade para os artistas e grupos participantes. Nesta segunda temporada, percebemos ainda mais a importância do roteiro e da troca criativa antes da criação, por isso, trouxemos reforços formativos focados nessa área e uma consultoria de acessibilidade cultural para sensibilizar todos sobre essa demanda necessária e urgente”, compartilha João Wilson Damasceno, Superintendente do Centro Cultural Porto Dragão.

 

Enquanto a estreia oficial não chega, é possível conferir 25 oportunidades de se inspirar na 1ª temporada do Zona de Criação, que mistura música, teatro, dança e performance, tudo no canal do Youtube.com/PortoDragao.

 

PRIMEIRO EPISÓDIO

O documentário poético `OS PÍCAROS E A GAIVOTA’ mostra como um grupo de teatro de rua consegue continuar criando durante a uma pandemia e em distanciamento social, que reduziu a circulação e o acesso às ruas, além do fechamento dos espaços e instituições culturais. Para isso, o retorno às imagens de arquivo do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis confabula um passado que se inscreve no presente-virtual-pandêmico a partir da montagem fílmica com esses espaços atuais vazios. Com dois pontos de vista: uma gaivota que sobrevoa a cidade e uma narração que constrói sentido e abre novos sentidos pelas articulações – narração, olhares sobre a cidade de Fortaleza, música e a personagem Gaivota – fundamentam a obra.

 

NOVA TEMPORADA 2021/2022 DO PORTO DRAGÃO

Fora ou dentro da caixa, atravessado pela pluralidade de gente, ideias e territórios, o Porto Dragão busca as experimentações, as tecnologias e tantas ferramentas sociais e digitais que podem agregar à Arte. Inspirada nisso, a agenda cultural será composta por 05 programas principais. “Durante nossos meses de planejamento, tivemos uma grande atenção em trazer questões das políticas públicas e pautas que são valiosas para nós, como a diversidade,  a pluralidade e a descentralização das nossas ações”, contextualiza a gestora cultural Helena Barbosa, que assumiu a gerência executiva do Centro Cultural Porto Dragão em 2021. São eles:

 

  1. NÓS NO BATENTE

A 3ª temporada da primeira série documental estreia na primeira quinzena de Agosto com um olhar para os saberes do viver de arte, com personagens que vão da cultura popular nos interiores do Ceará, aos artistas periféricos da capital. Transversais e descentralizados, a série conta a trajetória e perspectivas em cada episódio com interpretação em LIBRAS, audiodescrição e notas proêmias.

 

Até chegar a nova temporada, o público pode conferir as 02 temporadas já existentes com mais de 20 episódios publicados. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará.

 

  1. PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS E INTERCÂMBIOS (PRIS)

Inédito na cartela de ações do Porto Dragão, o programa de Residências e Intercâmbios – PRIS tem previsão de lançamento para o final de Agosto e apresenta-se como uma ação que cria soluções de diálogo entre profissionais do campo da arte, a partir da perspectiva de imersão e descentralização.

 

  1. ARTE EM REDE

O Porto Dragão integra a rede com 08 equipamentos de difusão da SECULT/CE que exibirá programação selecionada através do Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos em formato digital a partir de Agosto. Posiciona-se como um dos equipamentos que reforçou a pauta da produção de conteúdo, sendo um dos espaços que receberá primordialmente projetos desta categoria. A previsão é de que 30 conteúdos artísticos se integrem a sua agenda cultural através do Arte em Rede.

 

  1. CONVERSA SEM ROTEIRO

Série de lives de bate-papo sobre assuntos afins à cultura, o “Conversa Sem Roteiro” deve retornar a partir de Setembro. Em 2020, 20 conversas ao vivo foram transmitidas pelo Youtube do Porto Dragão, com mais de 50 artistas e profissionais da cultura como pessoas convidadas.

 

SERVIÇO

Programa Zona de Criação com os Pícaros Incorrigíveis

Episódio 1: “Os Pícaros e a Gaivota”

Estreia – 31 de julho, sábado, às 18h

Canal YouTube – Youtube.com/PortoDragao