Bblioteca Pública Estadual do Ceará divulga programação virtual de 6 a 10 de julho

5 de julho de 2021 - 14:16 # # # # #

(Foto: Edivaldo Batista por Tim Oliveira)

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), está com uma programação online variada, na primeira semana de julho, e brinda o público com a participação de Almir Mota, escritor e contador de histórias, Pedro Sampaio,  poeta e escritor, artista Edivaldo Batista, o grupo “Era Uma Vez”, Rosana Mont’Alverne, autora, editora e contadora de histórias, além das oficinas “Alfabeto Iorubá” com Bianca Benedicto (9/7), “Livro de artista” com Jocilone Jr. (10/7).

 

CONFIRA O RESUMO DA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL:

 

Dia 06, às 18h – Histórias de Quem Lê recebe Almir Mota, escritor e contador de história

Dia 07, às 17h – Projeto PALAVRAS – Recital Poético com Pedro Sampaio, poeta, radialista, compositor e escritor

Dia 08, às 16h – Projeto PALAVRAS – Contação de Histórias com o artista Edivaldo Batista

Dia 09, das 9h às 12h – Oficina “Alfabeto Iorubá”, com Bianca Benedicto

Dia 09, às 17h – Projeto PALAVRAS – Contação de Histórias com o grupo “Era Uma Vez”, de Raimundo Moreira e Luizete Carvalho

Dia 10, das 9h às 12h – Oficina “Livro de Artista”, com Jocilone Jr.

Dia 10, às 19h – Projeto PALAVRAS – Encontro com a Autora Rosana Mont’Alverne, autora, editora e contadora de histórias

 

PROGRAMAÇÃO POR ORDEM CRONOLÓGICA

 

DIA 06/07 – TERÇA-FEIRA

 

18h – Histórias de Quem Lê recebe Almir Mota,  escritor e contador de história

Youtube da BECE

 

Com 23 livros publicados, Almir iniciou sua carreira como poeta e logo seguiu pelo universo da literatura infantil. Em 2008, ganhou o prêmio Literatura para Todos com a obra “A Fera do Canavial”. É idealizador e coordenador da Feira do Livro Infantil e do Projeto PALAVRAS, este que conta com a parceria da BECE. Almir ainda preside a Casa do Conto, ONG que trabalha com projetos de incentivo à leitura e inclusão social, além de ser diretor da Casa da Prosa, editora e produtora cultural.

 

DIA 07/07 – QUARTA-FEIRA

 

17h – Projeto PALAVRAS – Recital Poético com Pedro Sampaio, poeta, radialista, compositor e escritor

Youtube da BECE e Casa da Prosa

 

Vencedor de vários prêmios culturais entre eles Candeia Cultural Cearense 2017, pela identificação com lutas em defesa da cultura, Pedro Sampaio teve sua vertente literária consolidada na publicação do livro “Minha Nordestinidade Abraçando a Poesia”, além de publicações na literatura de cordel nos títulos “Cronologia do Universo Gonzagueano” e “Cronologia do Universo Teixeiriano” entre outros. Pedro Sampaio é membro do Grupo Chocalho de Ação Poética, integrante do Clube da Viola.

 

DIA 08/07 – QUINTA-FEIRA 

 

16h – Projeto PALAVRAS – Contação de Histórias com o artista Edivaldo Batista

Youtube da BECE e Casa da Prosa

 

Edivaldo Batista narra as peripécias de crianças levadas que, com suas brincadeiras e espertezas, viveram uma série de aventuras. Os contos integram o repertório de histórias de tradição oral que o artista vem partilhando com o público ao longo da sua trajetória de leituras e escuta. Edivaldo Batista é diretor teatral, ator, narrador de histórias, pesquisador, preparador de elenco, ministrante de cursos e oficinas para atores e estudantes de teatro. Vem construindo espetáculos direcionados ao público infanto-juvenil com base na narração cênica, em elementos da cultura popular cearense e na construção de uma dramaturgia autoral que tem como fonte a literatura de tradição oral de países da África.

 

DIA 09/07 – SEXTA-FEIRA

 

9h às 12h – Oficina “Alfabeto Iorubá”, com Bianca Benedicto

Período de Inscrição: 05 a 07 de julho

Vagas: 30
Plataforma: Google Meet

Inscrições: https://forms.gle/797qPLQ7urfSCxpL7

 

A oficina “Alfabeto Iorubá”, com a facilitadora Bianca Benedicto, abre a programação formativa do mês no dia 09/07. Da grafia dos caracteres que compõem o alfabeto iorubá passando pelas conexões com o alfabeto da língua portuguesa, essa oficina é uma oportunidade de conhecer um pouco da linguagem e suas especificidades dentro da perspectiva gráfica. B. Benedicto é designer de tipos e artista transdisciplinar não-binárie do Ceará, pesquisa escrita, caligrafia e trabalha texturas. 

 

17h – Projeto PALAVRAS – Contação de Histórias com o grupo “Era Uma Vez”, de Raimundo Moreira e Luizete Carvalho

Youtube da BECE e Casa da Prosa

 

Com um repertório cheio de canções que fazem parte desse universo onde cada pessoa pode segurar as asas da imaginação e viajar dentro das histórias contadas de geração a geração.  Contando e cantando, Raimundo Moreira e Luizete Carvalho fazem um passeio pelo universo encantado dos contos populares e contos de fadas criando um programa de histórias para toda a família. 

 

DIA 10/07 – SÁBADO

 

9h às 12h – Oficina “Livro de Artista”, com Jocilone Jr.

Período de Inscrição: 05 a 09 de julho

Vagas: 20
Plataforma: Google Meet

Inscrições: https://forms.gle/rTw88MCasA8mxpMV7

 

Dentre as várias possibilidades que o objeto livro oferece enquanto suporte de uma obra encontramos os Livros de Artista, onde cada objeto é único, com graus de artesania variáveis e infinitas possibilidades de formato e conteúdo, podendo ser construído com diversos materiais, além do papel. Esta oficina apresentará aos participantes um breve panorama de livros-objeto (livros de artista) que mesclam artes visuais e literatura e convida cada participante a conceber o seu. 

 

19h – Projeto PALAVRAS – Encontro com a Autora Rosana Mont’Alverne, autora, editora e contadora de histórias

Youtube da BECE e Casa da Prosa

 

Natural de Três Corações (MG), a autora, editora e contadora de histórias criou o Projeto Encantadores de Histórias, que leva oficinas literárias a presídios mineiros desde 2004. Publicou três títulos infantis e participou como co-autora de diversas coletâneas, entre elas, o livro ”A Vez e a Voz da Literatura Infantil”, editado por Mundo Leitura (2016). Publisher e presidenta da Câmara Mineira do Livro, gerencia a mais tradicional escola mineira na formação de contadores de histórias, preparando educadores, bibliotecários e narradores para os diferentes processos da mediação de leitura.