Mês do Orgulho LGBTQIA+: Secult, IDM e Rede de equipamentos celebram a data com ações e conquistas no setor  

23 de junho de 2021 - 16:52

Texto: Ascom dos equipamentos

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e a Rede de Equipamentos da Cultura do Ceará, realizam, entre os dias 21 e 30 de junho, uma série de ações, ressaltando conquistas para este público no setor cultural. Uma programação temática especial, que já vem acontecendo, se amplia a partir desta semana e até o final do mês para dar visibilidade à data. Além das programações culturais, os equipamentos participam da campanha #cearáédetodes da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), envolvendo ações nas redes sociais e nos próprios espaços dos equipamentos com hasteamento de bandeira e mensagens em letreiro. Os equipamentos também ganharão placas de aviso sobre a proibição de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, conforme a lei nº 17.480, sancionada pelo governador Camilo Santana em maio deste ano.

“Filmes, espetáculos, playlist. A Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará é iluminada com as cores e os brilhos do Orgulho LGBTQI+. O amor é diverso e toda maneira de amar e de fazer artes valem a pena. Juntamente com o Instituto Dragão do Mar preparamos uma programação não só para celebrar, mas também para jogar luzes, reflexões, posturas e posicionamentos em meio a este mundo que anda meio careta e covarde. A diversidade artística e de gêneros são dimensões vitais para o exercício da cidadania cultural, da liberdade de expressão e de transformação do mundo. É isso que fazemos na Secult Ceará. Viva a Semana do Orgulho LGBTQI+!”, ressalta o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

Entre os destaques da programação  LGBTQIA+  estão a estreia a Sessão Circular #2 do Cinema do Dragão, no dia 23/6, no Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), com a temática “Desejo e memória em movimento”, que exibirá, até o dia 7 de julho, 5 curtas brasileiros que atravessam questões relacionadas ao universo LGBTQIA+: Quinze (Maurílio Martins), Aonde vão os pés (Débora Zanatta), Rebu – a egolombra de uma sapatão quase arrependida (Mayara Santana), Peixe (Yasmin Guimarães), À beira do planeta mainha soprou a gente (Bruna Barros e Bruna Castro). Na mesma data, às 17h, o MAC Dragão exibe “Via das Bonecas”, obra da artista multilinguagem travesti Isadora Ravena, também no canal de YouTube do Dragão.

O Dragão do Mar também lança no dia 27/6, às 17h, uma playlist do YouTube com programações com temáticas LGBTQIA+ e protagonizadas por pessoas LGBTQIA+. Já no dia 28/6, às 15h, acontece a live “FALA SAPATÃO – Orgulho e Amor como estratégias para existir”, com Marília Oliveira, Luana Caiubi e Renata Monte no Youtube do Dragão. Na live, o trio transita entre o orgulho de existir como sapatona, a alegria de celebrar o amor entre mulheres e pessoas não binárias, a afirmação da lesbianidade como política de existência e a ratificação de suas histórias, trajetórias profissionais, de seus espaços de ação e modos de ser.

A Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE), por sua vez, no dia 25/6 mergulha no processo de escrita e na narrativa do livro “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel, dentro da  sua nova faixa de programação “Travessias Literárias”. O primeiro romance do cearense, natural de Limoeiro do Norte, e promessa da literatura brasileira conta a trajetória de Raimundo Gaudêncio, homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente interrompido e que guardou consigo uma carta que nunca pôde ler. Após cinquenta anos, Raimundo decide aprender a ler para finalmente descobrir o que está escrito na carta que recebeu do seu grande amor, Cícero. A atividade acontece no Youtube da BECE às 19h.

Enquanto isso, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), entre outras ações, convida artistas da cidade para um “Bate papo com convidades (Alyne Ewelyn, Tiê Rocha, Ianca Agostinho, Giordana Frapiccinilive, Moacir Mansor e Bruna Iozzi D’Furtado) sobre o dia do orgulho LGBTQIA+”, no dia  28/06, às 19h, no YouTube do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada do CCBJ (NARTE).

A Porto Iracema das Artes celebra a data com uma programação de cinco lives entre os dias 28 e 30 de junho. No próprio Dia do Orgulho, 28, às 16h, os artistas Bruno Gomes – Jaguar Oricci Valentino, Dandara Lima e Jhon7 Avalanx apresentam na MOPI8 o videodança da pesquisa “Soft-fúria – O vogue e a expansão da cena Ballroom no estado do Ceará – Um olhar Afro-brasileiro”, desenvolvida no Laboratório de Dança da Escola. Já às 19h, a Escola recebe também no Youtube as artistas Gal Cipreste, Rodrigo Pinheiro e Ton Zaranza para uma conversa sobre a existência de corpos dissidentes nas ruas e na fotografia. A partir de uma reflexão sobre os perigos que cercam a vida de pessoas LGBTQIA+, as artistas produziram as séries fotográficas “Não leve flores”, que leva o título de uma canção do compositor cearense Belchior, e “GH, Gal e Hiroshima”.

No Theatro José de Alencar (TJA), a data será lembrada em dose dupla no próprio dia 28/6. Às 19h, pelo canal do YouTube, haverá a reapresentação do “Cabaré Online” das Travestidas. O espetáculo, gravado previamente no equipamento (seguindo todos os protocolos em decorrência da Covid-19), já havia sido exibido no último dia 16 de maio, porém teve seu material reeditado para uma nova transmissão agora neste mês de junho. Às 20h, também pelo YouTube do TJA, o destaque será o segundo episódio do “Tomada LBT”. Agora em formato de podcast visual, com curadoria e apresentação de Honório Félix e Noá Bonoba, o projeto terá como convidada a artista Isadora Ravena para um bate-papo virtual sobre suas poéticas e pesquisas, bem como suas referências, num clima mais descontraído que flerta com o universo das revistas.

O Cineteatro São Luiz fará o lançamento, no dia 28 de junho, de uma playlist com filmes e espetáculos sobre a pauta LGBTQIA+, incluindo o espetáculo “As Canalhas” lançado no dia 12 deste mês. O experimento cênico-musical – montado no contexto da pandemia, entre outubro e dezembro de 2020 – é protagonizado por Davi Alenquer e Mizza Alves, dois potentes artistas da cena cearense LGBQIA+ que, através da linguagem artística, promovem reflexões sobre a censura e o fascismo e levantam questionamento sobre padrões pré-estabelecidos.

O Sobrado Dr. José Lourenço dedica as publicações nas redes sociais à pauta LGBTQIA+. Durante a semana abordará a história das Paradas LGBTQIA+ em Fortaleza; um perfil de Leonilson como Artista da Semana, o perfil da ativista LGBTQIA+ Janaína Dutra e a Dica Cultural do filme cearense As Cores do Divino, de Victor Costa Lopes.

Desde 21 de junho, o Centro Cultural Porto Dragão iniciou em suas redes sociais um convite ao público para indicar os artistes LGBTQIA+ que gostariam de ver em suas ações e no dia 28, divulgará essa onda de talentos em suas plataformas digitais, além de relembrar a série “Feminismos”, conteúdo já publicado no seu Youtube com a pesquisadora, transfeminista e escritora, Helena Vieira, que recentemente assumiu o cargo como Assessora para Cultura da Diversidade no Instituto Dragão do Mar.

No dia 29, a programação dedicada à Semana do Orgulho LGBTQIA+ continua na Escola Porto Iracema das Artes, com a conversa “Mães pela Diversidade – Tire seu preconceito do caminho, que queremos passar com nosso amor”, no YouTube da Escola, a partir das 16h, com a participação de Yandra Lobo e Izabel Mesquita. Já às 19h, pelo Instagram, a live será com o professor Flávio da Conceição, um dos organizadores do livro “Teatro do Oprimido e Outros Babados – A diversidade sexual em cena”.

Às 17h do dia 30 de junho, a Porto Iracema recebe ainda a autora de “Vozes Transcendentes: os novos gêneros da música brasileira”, Larissa Ibúmi. O livro traz uma série de entrevistas com artistas LGBTQIA+ como Liniker, Linn da Quebrada, Johnny Hooker, Luana Hansen e Tiely. Além dos eventos, a campanha Embarcação das Artes, que indica trabalhos e artistes LGBTQIA+ das mais variadas linguagens, segue nas redes sociais do Porto Iracema das Artes.

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira realiza no dia 28/06 às 19hs a Mostra Diversidade em Cena com exibição dos filmes “Aqueles Dois” de Emerson Maranhão e “Voar” e “Iracema  Mon Amour” de César Teixeira no canal do YouTube da Vila Música. E no dia 30/06 acontece às 19hs no instagram da Vila, a live “Diversidade nas Redes: uma cultura para além dos gêneros.”tendo como convidado o cantor e apresentador  Daniel Peixoto, a mediação é do dj e drag queen Malan Amaro.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Experimentos Audiovisuais – NAVI (IFCE Quixadá) e a Escola de Cinema do Sertão, celebra a diversidade no próximo dia 28/06, com uma programação voltada para as discussões da produção audiovisual no interior e de realizações de festivais de cinema LGBTQIA+. Na ocasião, será lançada a  mostra “Sertão e Diversidade”, onde teremos um debate com os realizadores dos filmes, que compõem o acervo do festival “Sertão e Diversidade”, festival internacional de curtas, importante ação de cinema LGBTQIA+ da região Sertão Central. A curadoria foi feita pelo cineasta Geraldo Cavalcanti (in memorian). Os filmes ficarão disponíveis a partir do dia 25/06, no canal do Youtube da Casa de Saberes. No dia 28/06, a atividade contará com a participação de uma bate papo com os diretores sobre suas respectivas obras. Após o debate, às 17h, haverá a mesa redonda “Das telas do interior para o streaming” com Alexandre Soares (PE), Keila Sena (RN), Hipólito Lucena (PB), Bertrand Lira (PB), Augustinho Azevedo (RN) e mediação de Rebeca Souza (PB).  Às 19h é a vez do bate-papo “Desafio, celebração e visibilidade de janelas audiovisuais LGBTQIA”, com os produtores de festivais. Rosinha Assis (Recifest), Marcos Rocha (Curta o Gênero), Ismael Lima (Sertão Diverso) e Kamila Brito (Sertão e Diversidade) são recebidos com mediação de Belchior Torres.

A política LGBTQIA+ no setor cultural

As ações que acontecem no mês do Orgulho LGBTQIA+ são um reflexo de políticas públicas estruturadas que não acontecem apenas no mês de junho, mas sim de forma contínua.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da  Secretaria da Cultura (Secult Ceará) estabeleceu uma política pioneira no Estado, quando lançou, em 2016, o Edital Cultura LGBT, dando início a uma política cultural voltada para a promoção à memória e à visibilidade das manifestações culturais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

Os projetos selecionados no edital contemplaram os seguintes eixos: “Memória Cultural LGBT” e “Produção, circulação e difusão das manifestações artísticas de cultura LGBT”. Todo o edital e a política para a Cultura LGBT foi pensada em conjunto com representantes da sociedade civil. O valor total investido foi de R$ 400.000,00, para apoiar 24 projetos em todo o Ceará.

Além disso, a Secult possui uma coordenadoria de Artes e Diversidade, que desenvolve ações LGBTQIA+ transversais à política pública de cultura. Principalmente por meio de editais, como o Edital Mecenas do Ceará entre outros mais recentes por meio da Lei Aldir Blanc, a Secult anualmente vem apoiando eventos culturais como o For Rainbow e o Curta o Gênero, essenciais para a visibilidade, fomentar o debate e a produção LGBTQIA+ no Ceará. A diversidade inclusive passou a ser um critério a ser adotado em editais da Secult. Projetos que possuem pessoas da comunidade LGBTQIA+ como membro da equipe básica têm maior pontuação.

Complementando a política de Editais, a Secult fomenta a cultura LGBTQIA+ por meio da programação de seus equipamentos, seja através das linguagens artísticas, como no campo do conhecimento e formação. Do ano de 2020 até o presente, através dos equipamentos da Secretaria da Cultura sob gestão do Instituto Dragão do Mar, foram investidos mais de R$ 701 mil destinados à realização de programações distribuídas entre oito equipamentos, totalizando 160 atividades com temática LGBTQIA+. A partir dessas atividades – todas online, por conta da pandemia -, foram alcançadas mais de 88 mil pessoas.

O Instituto Dragão do Mar, Organização Social atualmente responsável pela gestão de 12 equipamentos do Governo do Ceará e parceiro estratégico da Secult Ceará, tem atuado de forma alinhada às políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+. A partir deste mês o IDM dá mais um passo nessa direção, criando uma Assessoria para Cultura da Diversidade e convidando a pesquisadora, transfeminista e escritora Helena Vieira para assessorar o Instituto nesse tema.

“O Instituto Dragão do Mar está passando por um período de reestruturação de suas bases institucionais e reafirmação de seus valores, investindo no fortalecimento do que acreditamos ser inerente à nossa atuação. A diversidade é um desses valores essenciais. Acreditamos que a cultura se faz na e pela diversidade e que sempre deve haver lugar para todos. Trabalhamos para gerar e manter um ambiente onde respeito e compreensão sempre possam prevalecer”, afirma Rachel Gadelha, presidente do IDM.

Serviço: Programação da Secult-CE, Rede de Equipamentos e do IDM na Campanha #CearáédeTodes – Semana da Visibilidade LGBTQIA+