Secult Ceará e Cineteatro São Luiz estreiam parceria com Secretaria da Educação

17 de junho de 2021 - 16:26 # #

 

Nesta segunda-feira (21), às 15h, a Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Cineteatro São Luiz, e a Secretaria de Educação (Seduc), ambas do Estado do Ceará, lançam o “São Luiz Itinerante – o Cineteatro vai à Escola”. O projeto busca levar às salas de aula do ensino infantil ao fundamental a linguagem audiovisual e será lançado em formato de webinar (no canal de YouTube da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e EAD), com a participação do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; do secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito; do diretor do Cineteatro, José Alves Netto; da coordenadora da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM), Bruna Leão; da coordenadora de Educação e Promoção Social (COEPS), Aparecida Prado; e do programador e curador do Cinema do Cineteatro, Duarte Dias. A mediação será feita pela Gerente do eixo de gestão pedagógica da Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e Planejamento de Rede (CEMUP), Ana Paula Silva Vieira.

 

O “São Luiz Itinerante – o Cineteatro vai à escola” é uma extensão do projeto São Luiz Itinerante, projeto que busca promover o audiovisual cearense e brasileiro ao tempo em que contribui para a ampliação do repertório artístico e cultural dos espectadores. De acordo com o diretor do Cineteatro, José Alves Netto, a parceria com a Seduc também é uma ação que democratiza o acesso à cultura e pretende chegar a 184 municípios, com 50 filmes de curta e média metragem nesse primeiro momento, o que deve ser expandido nos próximos meses a partir de chamada pública a ler lançada.

 

A Secretaria da Educação do Estado desenvolverá o Projeto São Luiz Itinerante por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, a ser executado nas ações do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAIS PAIC, por meio da COPEM e nas ações do Programa Mais Infância Ceará, voltadas para a Educação Infantil e para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN), por meio da COEPS.

 

Essa ação chegará nas escolas públicas do Ceará compreendendo as crianças e jovens como sujeitos históricos e de direitos que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

 

“Esse é um momento super importante no qual estamos propondo uma ação intersetorial entre duas secretarias, aliando dois fortes elementos que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento humano, Educação e Cultura. Essa iniciativa propõe uma reaproximação entre a Seduc e a Secult, visto que o próprio secretário de cultura esteve junto conosco acompanhando as ações iniciais do PAIC e conhece bem o nosso programa, desde a sua concepção. Sendo assim, acreditamos no potencial dessa parceria e que ela pode gerar bons frutos para os professores e alunos do nosso Ceará”, destaca o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito.

 

São Luiz Itinerante

 

O projeto que carrega “Itinerante” no nome busca promover o audiovisual cearense e brasileiro além de contribuir para o estabelecimento de uma rede de difusão estadual em espaços não comerciais, atendendo escolas e universidades públicas e privadas, cineclubes, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.

 

A primeira parceria do projeto foi com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Firmada em abril de 2020 já beneficiou 946 jovens em 184 sessões.

 

O “São Luiz Itinerante” faz parte do “São Luiz em Rede”, iniciativa que se dispõe a aprofundar as relações do Cineteatro São Luiz com o conjunto da sociedade cearense através da difusão, fruição, formação e acessibilidade artística e cultural, atuando em parceria e em consonância com instituições de ensino da rede pública e privada, órgãos públicos, entidades e associações diversas da capital e do interior do Estado do Ceará. Integram o programa, dois projetos distintos de difusão audiovisual com fins pedagógicos: o “Escola no Cinema” e o “São Luiz Itinerante”.

 

Serviço

 

Webinar: Secult e Seduc lançam São Luiz Itinerante – o Cineteatro vai à Escola

Data: 21 de junho (segunda-feira)

Horário: 15h

Transmissão: https://www.youtube.com/user/cedceara