Com apoio da Secult, projeto PALAVRAS inicia programação de junho

17 de junho de 2021 - 14:52 # # # # #

 

  projeto PALAVRAS inicia a programação do mês de junho neste final de semana. A abertura acontece nesta sexta-feira, 11 de junho, às 19h, com Encontro com Autor, apresentando o músico e autor cearense Elias de França, no  Instagram @palavras.projeto e canal Youtube da BECE  (Biblioteca Estadual do Ceará). Tocador, músico, cantador de prosa e verso, autor de nove livros e participação em outros três, Elias França é natural de Crateús e desde menino teve contato com as lendas e personagens do universo sertanejo, das brincadeiras e aventuras, que às vezes “precisava virar espantalho” para poder ver nascer e florescer todo o alimento do corpo e da alma, e ainda, de quebra, enxotar da mente seus medos e assombrações. Hoje na cidade, gosta de fazer várias coisas, como escrever poesias, tocar e cantar, compor músicas, pintar, fazer teatro e inventar historinhas para crianças e adolescentes. Mas, de vez em quando, ainda sente o Papão em cima do telhado a lhe perturbar o sono. E quase todo dia encontra o Babau nas esquinas, mundo afora, carregando seu enorme saco-cruz nas costas. O Projeto PALAVRAS é uma realização da Casa da Prosa ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

No sábado, 12 de junho, às 17h, o narrador Fernando Prado realiza contação de histórias apresentando seu espetáculo “Uma Árvore Me Falou”, que acontece no canal do YouTube Casa daProsa e YouTube da BECE  (Biblioteca Estadual do Ceará). O espetáculo parte da premissa que toda árvore tem uma história e cada costura do repertório é inspirada em contos populares, que norteiam a apresentação. Os contos são: A Menina e a Figueira (Domínio público),  A Fruta Amarela (Ricardo Azevedo), A Árvore Generosa (Shel Silverstein) e O Curumim que Virou Gigante (Joel Rufino dos Santos). Este espetáculo adaptado para o audiovisual, traz referências visuais e sonoras que sublinham e emolduram as histórias, emocionando e divertindo crianças de todas as idades. Fernando também é ator, contador de histórias, diretor teatral, e especialista em arte educação. Há mais de 20 anos atua em comunidades de risco social e vulnerabilidades, utilizando a arte e a literatura como meios de transformação social. Atualmente, escreve e produz vídeos performances com poesias na página @_apalavrando do Instagram.

O Projeto

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto. Uma ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

 

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE