Cinema do Dragão celebra Dia do Cinema Brasileiro nesta sexta-feira (18)

17 de junho de 2021 - 14:47 # # #

Os curadores Pedro Azevedo (Cinema do Dragão) e Duarte Dias (Cineteatro São Luiz) recebem a curadora Talita Arruda e o distribuidor Daniel Queiroz (Embaúba Filmes – MG) para discutir o que mudou ao longo do último ano e quais as novas perspectivas para a área.

Em alusão ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado no dia 19 de junho, o Cinema do Dragão, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizará na próxima sexta-feira (18) novo debate virtual sobre “Exibição e Distribuição de Cinema em Tempos de Pandemia – 1 ano depois”. Os curadores Pedro Azevedo (Cinema do Dragão), Duarte Dias (Cineteatro São Luiz) e Talita Arruda e o distribuidor Daniel Queiroz discutirão o tema a partir das 17h, no canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Um ano após a primeira conversa sobre o assunto e com um futuro ainda incerto diante do contexto de pandemia, o quarteto se reencontra para atualizar suas reflexões sobre o panorama e os novos rumos da exibição e da distribuição de cinema no Brasil.

Sobre os debatedores

Pedro Azevedo

Mestre em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com linha de pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais. Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e Cannes, além de ser membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor no livro Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais e atualmente coordena o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para os cursos de cinema da Unifor, da Porto Iracema das Artes e foi roteirista/apresentador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017. Recentemente atuou como curador convidado  na mostra Cinema Brasileiro Anos 2010: 10 Olhares, projeto contemplado pela lei Aldir Blanc de São Paulo.

Daniel Queiroz

Nasceu e mora em Belo Horizonte. Começou a trabalhar com cinema no CEC – Centro de Estudos Cinematográficos, na década de 1990. Foi Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, programador do Cine Humberto Mauro, do Cine 104 e Diretor Artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Desde 2012, é programador do festival carioca, Semana de Cinema. Em 2018, passou a atuar na área de distribuição, com a Embaúba Filmes, empresa especializada em cinema brasileiro autoral (embaubafilmes.com.br).

Duarte Dias

Duarte Dias é um cineasta, escritor, fotógrafo e compositor cearense. Premiado em festivais de música no Ceará e em festivais de cinema no Brasil e no exterior, ocupa a cadeira de n° 36 da Academia Cearense de Cinema. Idealizador e diretor geral do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, foi coordenador de Política Audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2016-2019). Desde 2015 atua como Assessor de Políticas Culturais do Instituto Dragão do Mar (IDM) e  Curador e Programador do Cinema do Cineteatro São Luiz.

Talita Arruda

Há mais de dez anos atua nas áreas de curadoria, distribuição, programação e exibição de filmes. Graduada na UFRJ e atualmente mestranda em Comunicação Social na UFRB. Estuda estratégias de circulação audiovisual e de formação de novos públicos em diferentes janelas, com experiência nas empresas Vitrine Filmes, Canal Curta!, Porta Curtas e Synapse Brasil. Foi tutora no Locarno Industry Academy e selecionada no Berlinale Talents. Integra júris, comitês de seleção, painéis, rodadas de negócio e mesas de debate em diversos eventos de cinema nacionais e internacionais.

Serviço: Live “Exibição e Distribuição de Cinema em Tempos de Pandemia 1 ano depois”, com Pedro Azevedo, Duarte Dias, Daniel Queiroz e Talita Arruda

Data: 18 de junho de 2021

Canal de exibição: Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre