CDMAC | Espetáculo de dança “De Las Entrañas”, de Alda Pessoa, ganha exibição virtual no YouTube do Dragão nesta sexta-feira (18)

17 de junho de 2021 - 14:44

 

 

Compondo o ciclo programático Na Rede com Dragão, a apresentação seguirá disponível até 2 de julho.

 

     Seguindo com as ações do ciclo programático virtual Na Rede com Dragão, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta, na próxima sexta-feira (18), “De Las Entrañas”, de Alda Pessoa, espetáculo de dança que traz como temática central a quebra das barreiras de gênero. A estreia acontecerá às 20h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e ficará disponível até o dia 2 de julho.

     A apresentação conta com a direção geral de João Paulo Lima e com Pedro Frota no violão e na direção de fotografia. A intérprete-criadora Alda Pessoa constrói uma personagem plural, versátil e profunda para representar como esta, Dolores, se relaciona com outros, com os espaços e objetos, entre a sala, a cozinha e ambientes imaginados de seu apartamento, corporificando conflitos, instabilidades e emoções.

     Inspirada na obra do cineasta Pedro Almodóvar, que em seus filmes revela corpos, gêneros e sexualidades como posições plausíveis e legítimas para as suas resistências e contestações políticas, “De Las Entrañas”  busca se apropriar deste universo caleidoscópico, abordando situações/relações a partir da transversalidade dos vetores. De modo poético, a trama apresenta momentos e situações recortadas de filmes do cineasta espanhol que se ressignificam dentro de cenas estruturadas e de um contexto contemporâneo no corpo desta personagem peculiar e expansiva, para que possam abarcar todo esse arcabouço sentimental e estético de exageros, desejos, dores e paixões.

    “De Las Entrañas” se desenrola em duas partes: uma em movimento melodramático, carregada de dramaturgia corporal, envolvendo e seduzindo o espectador, que observa quase como um voyeur. Outra mais brechtiana, com predominância da dramaturgia textual, rompendo a quarta parede e estabelecendo uma comunicação direta com o público, provocando ora empatia, ora incômodo. As cenas não se ressentem de seu viés feminista e esclarecem, sem reservas, as questões de gênero que se expandem na obra.

Sobre a artista

Alda Pessoa é bacharela e licenciada em Dança pela UNICAMP (SP) e atriz formada pela Escola de Teatro Martins Penna (RJ). A artista desenvolve sua pesquisa a partir da hibridização das linguagens do Teatro, da Dança e da Música, buscando a maior potência expressiva do Corpo Cênico. Morou nas cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, ampliando sua formação, experiências profissionais e parcerias artísticas. Atualmente, reside em Fortaleza/CE, compõe o Corpo Docente da Escola Pública de Dança da Vila das Artes e atua como atriz, bailarina, performer, preparadora corporal, coreógrafa, diretora e educadora.

 

Serviço: Na Rede com Dragão apresenta “De Las Entrañas”, de Alda Pessoa.

Data: 18 de junho de 2021 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito
Classificação etária: 14 anos
Disponível até 2 de julho