LEI ALDIR BLANC | Com apoio da Secult, coletânea Som das Pedras reúne artistas de Itapipoca

4 de junho de 2021 - 13:59 # #

 

Álbum traz 10 canções e é parte das comemorações de aniversário de uma década da Casa de Teatro Dona Zefinha, realizadora do Projeto. (Foto: Desabrigados, por Lucas Soares)

 

A Casa de Teatro Dona Zefinha lança o álbum Som das Pedras, que reúne 10 canções de artistas de Itapipoca, Ceará. A programação de lançamento começa no dia 12 de junho ao meio dia, quando o canal no YouTube Dona Zefinha exibe o clipe Balaiêro, com a banda Desabrigados. Nos dias seguintes, de 14 a 20 de junho, sempre às 19h, serão realizadas entrevistas com os artistas participantes no perfil no Instagram @dona.zefinha. Os eventos fazem parte da comemoração dos 10 anos da Casa de Teatro Dona Zefinha, que tiveram início em março e seguem de modo remoto até julho deste ano. O Som das Pedras é um projeto apoiado pela Lei Aldir Blanc Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), com recursos provenientes da Lei Federal, nª 14.017, de 29 de Junho de 2020.

 

O álbum será disponibilizado gratuitamente em plataformas como Spotify, Deezer, You Tube, entre outras. A coletânea Som das Pedras tem o mesmo nome do evento criado pelo músico, artista e produtor Bruno Aruna em 2018 e é inspirado no disco Coquetel de Canções, lançado em 1994, que reuniu artistas diversos de Itapipoca.

 

27 anos depois de Coquetel, os músicos Orlângelo, Alcio Barroso e João Tomaz se encontram novamente e, junto a novos artistas da cena Itapipoquense, apresentam Som das Pedras. O Projeto capta a realidade de seu tempo nos contrastes e mudanças que se desenrolam em uma cidade do interior do Brasil, reverberando em ritmos sofisticados, partindo de experimentações desse lugar que influencia o eu-lírico de cada artista participante, celebrando a cena musical e a memória afetiva de Itapipoca.

 

Diante da nova normalidade que a pandemia do Covid-19 apresenta, a vida deve continuar e o Som das Pedras traz afago e aconchego para os corações que ainda sonham em avançar fronteiras através de bons encontros.

 

Desabrigados

 

Oriundos de Itapipoca, a terra dos três climas (serra, sertão e mar), a banda Desabrigados é uma conjunção de artistas da geração Z, grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Dos bairros e periferias da cidade emanam vozes, toques e poéticas das novas urgências em meio à diáspora dos tempos sombrios de seca cultural. Os integrantes da banda fazem parte do elenco de Som das Pedras e brilham em faixas como CPI do Amor, Tuas Linhas  e Balaiêro.

 

Casa de Teatro Dona Zefinha – 10 anos de invenções cenomusicais

 

Desde 2011 a Casa de Teatro Dona Zefinha vem realizando espetáculos cênicos, shows e intercâmbios no município de Itapipoca, proporcionando experiências inesquecíveis. Em 2021, a Casa comemora 10 anos de atuação com um espaço montado para abrigar o acervo das produções musicais e cênicas do grupo Dona Zefinha, atuando também como um mini centro cultural. As ações têm contribuído na circulação e  consumo de bens simbólicos no interior do Ceará, tornando-se uma plataforma de acolhimento e paragem de artistas do Brasil e do mundo. Devido à pandemia da Covid-19 causada pelo Coronavírus, tem realizado ações online e seguido rígidos protocolos sanitários.

 

Lançamento da Coletânea Som das Pedras

12 de junho, 12h – Exibição do clipe Balaiêro com a banda Desabrigados no canal Dona Zefinha, no You Tube.

14 a 20 de junho, sempre às 19h – entrevistas com os artistas participantes via @dona.zefinha no Instagram.

 

LINKS

Pre save do álbum nas plataformas: https://onerpm.link/1384412710

Site e redes sociais:

http://donazefinha.com.br/

https://www.instagram.com/dona.zefinha/

https://www.youtube.com/user/bandazefinha

https://www.facebook.com/donazefinhafanpage

https://www.flickr.com/photos/bandadonazefinha/

https://tratore.com.br/smartlink/dasilva

Fotos: Lucas Soares.