Coepa: 2ª reunião ordinária de 2021 tem como destaque a apresentação da candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à UNESCO

19 de maio de 2021 - 17:39 # # #

 

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa) realizou sua segunda reunião ordinária de 2021, de forma online, na manhã desta quarta-feira, 19/5. Entre os destaques estiveram a  apresentação do calendário de reuniões de revisão de legislação do patrimônio, a partir de uma comissão formada para tanto, e a apresentação da Candidatura da “Chapada do Araripe como Patrimônio DÁ Humanidade”, um projeto interinstitucional, realizado por meio Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura do Estado (Secult), junto à URCA, Funcap, Fecomércio, Sesc Ceará, Fundação Casa Grande, GeoPark Araripe, entre outros.

Durante a fala sobre a campanha da “Chapada do Araripe como Patrimônio DÁ Humanidade”, o secretário da Cultura do Estado do Ceará e também presidente do Coepa, Fabiano Piúba, destacou a importância do projeto, explicando o porquê do “DÁ” no nome, sugerido por
Alemberg Quindins, fundador da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, que também contribuiu com a campanha. “Enquanto cearenses, nordestinos e brasileiros, já temos ciência e consciência de que a Chapada do Araripe, do ponto de vista cultural e do Cariri, é um patrimônio da humanidade.Esse assento no “da” – o Alemberg é como o Gilberto Gil, ele tem as sacadas poéticas – é como se fosse uma oferta do Ceará para a humanidade, de como a conservação, a preservação, a salvaguarda e o envolvimento das pessoas pode ser um elemento central para o desenvolvimento humano da região da Chapada do Araripe e do Cariri. Creio que estamos abrindo um processo muito importante junto ao Coepa, para que esse projeto possa ser respaldado por essa instância e – como também colocou a professora Conceição Lopes e o professor Patrício Melo, ela é generosa com o próprio Ceará e estados vizinhos. Estamos trazendo a ideia de uma abertura da zona do entorno para Pernambuco, Piauí e Paraíba. Em um primeiro momento, com Pernambuco, teremos uma reunião conjunta, para um outro passo importante, que seria a assinatura de um termo de cooperação dos estados do Ceará e Pernambuco para essa candidatura”, ressaltou o secretário.

Sobre esta última pauta, o Coepa aprovou a revisão legal para criar uma categoria/livro na lei de tombamento e/ou Registro do Estado como paisagem Cultural, para acrescentar a Chapada do Araripe, uma o dossiê  para sua candidatura junto à UNESCO está em andamento.