LEI ALDIR BLANC: Colaboratório em Artes Circenses realiza mostra online com projetos autorais

27 de abril de 2021 - 16:56 # # #

Ass. de Comunicação do evento - Texto com adaptações da Ass. de Comunicação da Secult

As apresentações marcam a finalização do quarto ano de atividades e serão transmitidas ao vivo no Youtube do Colab Circo. (Imagem: “tangentes para traçar o encontro”, por Gabriela Jardim)

A ação “Janelas Colaborativas”, acontecerá de 27 a 30 de abril, e exibirá os trabalhos desenvolvidos por artistas circenses no Ano IV do Colab Circo. Serão apresentados as criações cênicas “pyx.un-a”, “Fim dos Ossos”, “Dorme com Paredes Suspensas e Sonha Lá Fora” e “tangentes para traçar o encontro”. A iniciativa é mais uma atividade do Colaboratório em Artes Circenses, que articula a valorização, promoção e difusão das artes do Circo. O projeto é idealizado através da parceria entre a Artelaria Produções, o Galpão da Vila e o Grupo Fuzuê e conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc Ceará.

A partir de um programa formativo focado no artista intérprete, criador e gestor de sua própria obra, em seu quarto ano de atividades, o Colaboratório em Artes Circenses conta com laboratórios de criação e de demonstração dos processos de criação que vem sendo desenvolvidos desde fevereiro, em formato remoto, por artistas criadores da cidade de Fortaleza. Um grupo de artistas da cena circense local e nacional conduziram o acompanhamento artístico e técnico dos quatro grupos que apresentarão suas criações ao público. “Acredito que esse processo se soma a outras iniciativas, que em um contexto tão difícil de país encontram na criação artística formas de movimentar outros lugares de mundo. Em relação ao circo, vale o desafio de seguir pensando, em uma linguagem que vem se desenvolvendo cada vez mais em nossa cidade e ganha nessa conjuntura outros sentidos, reafirmando ainda mais a importância de se seguir criando e pesquisando”, afirma Alysson Lemos, artista circense e integrante do projeto.

Os trabalhos serão exibidos de 27 a 30 de abril, sempre às 19h, no canal do Colab Circo no Youtube. Ao final de cada dia haverá uma conversa sobre o processo e seus desdobramentos. “Há algo que diz que sim: que o circo é uma aventura, uma virtualidade, uma dissidência. Há algo de acontecimento: a articulação entre artistas multilinguagens propõe um desvio na trajetória, no eixo contínuo e pressuposto, costurando hipóteses e dimensões. Há, portanto, a autoelaboração constante do fazer circense. O jogo aqui está para além dos constructos essenciais: é liberar para voar, para achar o que está escondido, para flertar com o improvável, para ampliar a vida”, diz Sarah Nastroyanni, artista criadora no Colab Circo.

SERVIÇO:

O quê: Colaboratório em Artes Circenses realiza mostra online com projetos autorais desenvolvidos através da Lei Aldir Blanc Ceará

Quando: 27 a 30 de abril de 2021

Onde: Youtube do Colab Circo

Mais detalhes: https://www.instagram.com/colabcirco/