Secult realiza II Encontro do Sistema Estadual de Cultura online, com programação de 26 a 30 de abril

20 de abril de 2021 - 15:26

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza o II Encontro Sistema Estadual de Cultura de 26 a 30 de abril, de 9h às 12h, com tema “Percursos (In)Formativos” para Dirigentes Municipais de Cultura. A programação,  destinada aos secretários, dirigentes e gestores municipais de cultura, acontecerá por meio da  plataforma Sympla, com exibição ao público através do canal do YouTube da Secult (https://www.youtube.com/SecultCearáGov). Os interessados podem se inscrever, até o dia 25/04, gratuitamente: http://www.sympla.com.br/secultceara.

O Encontro tem como objetivo promover o desenvolvimento da Política Cultural do Estado do Ceará, junto aos sistemas municipais de cultura. Com cinco dias de programação, o evento contará com a apresentação das ações e programas da Secult do plano de gestão vigente (2021/22). Também entra em pauta o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com a estruturação dos Sistemas Municipais, uma prioridade definida na Meta 1 do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará e sancionado pelo governador Camilo Santana.

O encontro conta com a parceria da  Associação dos Municípios do Estado do Ceará  (APRECE), do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura), do Porto Dragão, do Instituto Dragão do Mar (IDM), e da Central de Interpretação de Libras do Ceará (CIL).

Programação

O II Encontro Sistema Estadual de Cultura trará em sua programação palestras, mesa-redondas, conferências e momentos para debater a política cultural do Ceará. Gestores e coordenadores da Secult, além de convidados especiais, irão participar de cinco dias intensos de atividades.

A abertura, no dia 26/4, contará com a mesa-redonda de tema “O direito à Cidade passa pelo direito à Cultura”. Participam os deputados federais José Guimarães (CE) e Alice Portugal (BA), que é presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A atividade terá mediação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano  Piúba.

O segundo dia, 27/4, será dedicado a uma apresentação da Secult Ceará, envolvendo a exposição de suas coordenadorias, programas, projetos e ações, com a presença da secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, entre outros coordenadores da Secult. NEste dia haverá também uma mesa de destaque intitulada “Desafios das Políticas afirmativas e de acessibilidade na cultura”, incluindo as políticas de Cultura Infância, de acessibilidade, expressões LGBTQIA+, Cultura Viva, expressões étnicas, Tesouros Vivos e de Patrimônio Imaterial.

O Sistema Estadual de Cultura entra em pauta no terceiro dia, 28/4, com uma apresentação e debate para a construção de políticas culturais nos municípios cearenses. Na ocasião será também apresentado o Plano de Gestão da Secult 2021-2022. A pauta se estende para o dia 29/4, para debater também a gestão de cultura municipal, refletindo sobre o papel do gestor para além de eventos do setor.

No último dia, 30/4, entra em pauta o Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Ceará, uma ferramenta que tem servido para a realização de diagnóstico no setor cultural, passando por assuntos como os impactos sócio-econômico da Lei Aldir Blanc, editais de fomento e auxílio financeiro no setor  cultural do Ceará.

A programação de encerramento conta também pela tarde com a mesa “Federalismo Cultural”, com participação de Arany Santana (Secretária da Cultura do Estado da Bahia e Presidenta do Fórum de Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste), Úrsula Vidal (Secretária da Cultura do Pará e Presidenta do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste) e da deputada federal Jandira Feghali (RJ).

A Conferência de Encerramento terá como convidado o líder indígena, ambientalista, escritor e filósofo Ailton Krenak (MG), para falar sobre o tema “Cultura e Arte para adiar o fim do mundo”. A mediação será do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, com participação especial da mestra da cultura do Ceará Cacique Pequena, da etnia Jenipapo-Kanindé de Aquiraz.

Sobre o Encontro

A primeira edição do Encontro Sistema Estadual de Cultura foi realizada em 2017, nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Carlos Câmara e no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, reunindo secretários de Cultura e outros gestores culturais dos municípios cearenses.

O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo da Secretaria com os novos gestores municipais, apresentando em detalhes a política cultural do Estado e os diversos programas, projetos e ações da Secult, e construir uma agenda coletiva para estruturação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura.

O Encontro do Sistema Estadual de Cultura foi um momento para avançar na agenda de estruturação dos Sistemas Municipais, quanto às gestões municipais que tomaram posse em janeiro de 2017, reforçando também o diálogo mantido de forma permanente pela Secretaria com os municípios.

Programação completa

II Encontro do Sistema Estadual de Cultura

 

IV Encontro dos Gestores Municipais de Cultura do Ceará

Percursos (In)formativos para Dirigentes Municipais de Cultura

26 a 30 de abril de 2021 – 09h às 12h  

 

26/04 (seg)

Boas Vindas Secult: Valéria Cordeiro e Pedro Igor (Secult Ce)

Público-alvo: Secretários e Dirigentes de Cultura; Gestores Culturais e demais agentes do campo cultural.

O Encontro tem como proposta reunir os Dirigentes Municipais de Cultura, visando à promoção, difusão e ao fomento da Política Cultural do Estado do Ceará. O Encontro contará com a apresentação das ações e programas da Secult do plano de gestão vigente (2021/22).

Recepção: leitura texto “Cultura é Abraço”

Convidados Institucionais: Secult, Aprece e Dicultura

26/04 (seg) –  O direito à Cidade passa pelo direito à Cultura.

Boas Vindas Secult: fala do secretário: Cultura, cidade e cidadania

09:00h – Abertura mesa (60min): Convidados:  

Deputada Alice Portugal (BA) – Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara de Deputados

Deputado Federal José Guimarães (CE)

Mediação:  Fabiano  Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará

10:00h – Apresentação Dicultura (20min): apresentação do Fórum, suas finalidades, e a nova diretoria para biênio (2021~2022): Michelsen Diógenes (CE) e o novo Presidente

10:20h – Fala da APRECE (10min):  Francisco de Castro Menezes Júnior (Presidente)

10:30h – Recepção: citação dos gestores(as) presentes para registro.

 

27/04 (ter)

Secult na prática- Coordenadorias, programas, projetos e ações

09:00h – Política Cultural do Estado: Processos de democratização da cultura (10min):

Por dentro da Secult, suas coordenadorias de áreas finalísticas, programas, projetos e ações culturais: Luisa Cela, secretária Executiva da Cultura do Estado do Ceará e Mariana Teixeira, secretária Executiva de Gestão e Planejamento Interno da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

09:10h – Apresentação Coordenadorias (60min):  Valéria Cordeiro, Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural – CODAC, Ernesto Gadelha, Coordenadoria de Conhecimento e Formação – CCFOR, Laízi Fracalossi, Coordenadoria de Economia da Cultura – COEC, Cristina Holanda, Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM; Goreth Albuquerque, Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – CLLLB; Sofia Mettenheim, Coordenadoria de Desenvolvimento Interno e Planejamento – CODIP; Wilma Jalles, Coordenadoria Administrativa e Financeira – COAFI; Daliene Fortuna, Assessoria Jurídica – ASJUR; Ivna Girão, Assessoria de Comunicação – ASCOM; Thyago Sousa, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Governança Digital – CTI; Dane de Jade, Escritório Regional da Secult-CE no Cariri; Pedro Igor, Escritório Regional da Secult-Ce no Sertão Central.

10:10h – Desafios das Políticas afirmativas e de acessibilidade na cultura (40min):

Cultura Infância – Acessibilidade – Expressões LGBTQIA+ – Cultura Viva – Expressões Étnicas, Tesouros Vivos – Patrimônio Imaterial: Marcos Levi Nunes (CCBJ) e Rosana Marques (Copam); Thamile Vieira (GT Acessibilidade Cultural) e Valéria Cordeiro (Codac)

Mediação: Ernesto Gadelha (CCFOR) e Emmanuel Bastos (Copam)

10h50 – Balançando a Cultura em Rede do Ceará: perspectivas da rede de equipamentos culturais de municípios e estado  (30min): Rachel Gadelha (Presidenta do Instituto Dragão do Mar-IDM); Lenildo Gomes (Diretor de Articulação Institucional do IDM)  e João Wilson (Porto Dragão)

Mediação:  Goreth Albuquerque (CLLLB)

11:30h – 12:30 – Cultura em Pauta: espaço para escuta dos Dirigentes de Cultura sobre os temas discutidos no dia. As falas serão por ordem de inscrição (3min)

Sala 1: Desafios das Políticas afirmativas e de acessibilidade na cultura (60min)

Provocações: Marcos Levi Nunes (CCBJ), Xauí Peixoto (Porto Dragão), Rosana Marques (COPAM), Valéria Cordeiro e Gorete Oliveira (Codac)

Sala 2: Balançando a Cultura em Rede do Ceará (60min)

Provocações: Lenildo Gomes (IDM), João Wilson (Porto Dragão) e Cris Vale (Codac).

28/04 (qua)

Sistema Estadual de Cultura: apresentação e fortalecimento do Sistema Estadual da Cultura e construção de políticas culturais nos Municípios

Boas Vindas Secult

09:00h – Plano de Gestão Secult 2021-2022 (30min): o futuro no presente, a importância do Plano de Cultura para a gestão: Mariana Braga e Luisa Cella (CE)

09:30h – Apresentação pela Codac dos Componentes do Sistema Estadual (30m): Valéria Cordeiro e Cris Vale (Codac): Conferência, Conselho, Plano, Fundo Estadual de Cultura e demais componentes:

10:00h – Sistemas Setoriais de Cultura (50m): apresentar os sistemas setoriais existentes no âmbito do estado: SEBAM – Caio Talmag (bandas); SET – Pedro Domingues (teatro); SEM – Roberta Machado – Museus; SEDARQ – Raquel Caminha (arquivo); SEBP – Aparecida de Lavor (biblioteca).

Mediação: Cristina Holanda (COPAM) / Maura Izidório (CLLLB)

11:00h – Desafios da participação social na cultura (30min): Andrea Vasconcelos (Conselheira Circo), Diego Clayton (Articulador da Rede de Apoio a Cultura de Caucaia,  artista circense ‘Palhaço Barruada’; Gerlídia Tavares (Fórum de Cultura e Turismo do Sertão Central e da Cia Rastro de Dança – Quixadá); Lucas Lawoss (Fórum Regional de Políticas Culturais dos Sertões de Canindé).

Mediação: Joaquim Araújo (CCBJ) e Xaui Peixoto (Porto Dragão)

11:40h – 12:40 – Cultura em Pauta: espaço para escuta dos Dirigentes de Cultura sobre os temas discutidos no dia. As falas serão por ordem de inscrição (3min)

Sala 1: Sistema Estadual de Cultura / Setoriais (60min)

Provocações: Pedro Igor (Escritório Sertão Central), Caio Talmag, Cris Vale e Isabelly Pompeu (Codac)

Sala 2: Desafios da participação social na cultura (60min)

Provocações: Marcos  Levi  Nunes (CCBJ), Talita Maciel e Lilian Lustosa (Codac)

29/04(qui)

09:00h – Gestão de Cultura Municipal para além dos eventos: políticas, institucionalidade, governança e participação social: Pedro Vasconcelos, secretário de Cultura de São Leopoldo (RS)  e Alexandre Santini, Subsecretário das Culturas de Niterói (RJ)

Boas Vindas Secult

10:00h – Sistemas Municipais de Cultura (30min)

Os desafios e perspectivas de implantação e continuidade dos SMCs, incluindo os planos, conselhos, fóruns e fundos municipais de cultura: Nilde Ferreira (CE)

Mediação: Dane de Jade (Escritório Cariri)

10h30 – Práticas de organização e pactuação política na gestão municipal (40min):  Clébio Viriato (Secretário de Cultura de Quixadá/Presidente da Fundação Cultural); Cícero Lopes (Secult Campos Sales); Bárbara Rodrigues Teófilo (Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Jaguaretama); Márcia Rodrigues (Secretaria de Turismo e Cultura de Pentecoste)

Mediação: Pedro Igor (Escritório Sertão Central)

11:00h – Apresentação Dicultura com Demandas Regionais (15min): Leitura da Carta da Cultura

11:30h – 12:30 – Cultura em Pauta: espaço para escuta dos Dirigentes de Cultura sobre os temas discutidos no dia. As falas serão por ordem de inscrição (3min)

Sala 1: Gestão de Cultura Municipal (60min)

Provocações: Nilde Ferreira, Valéria Cordeiro e Dane de Jade (CE)

Sala 2: Práticas de organização e pactuação política na gestão município (60min)

Provocações: Pedro Igor (Escritório Sertão) e Cristina Holanda (COPAM)

30/04 (sex) 

Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Ceará:

09:00h – Ferramenta para diagnóstico do ecossistema cultural (60m): impacto sócio-econômico-cultural da LAB e editais de fomento e auxílio financeiro no setor  cultural do Ceará. André Lopes e  Sofia Leonor Von Mettenheim (CODIP)

Mediação: Laizi Fracalossi (COEC) e  Lilian Lustosa (Codac)

10:00h – Devolutiva da Secult sobre as demandas regionais (60m): acordos, propostas e agendas relevantes a serem fechadas no ano entre municípios e Secult.

Mediação: Fabiano Piúba, Luisa Cela, Mariana Teixeira e Valéria Cordeiro  (Secult Ce)

11:00h – Plenária: escuta de Dirigentes Municipais de Cultura (ordem de fala por inscrição/3min).

30/04 (sex) Conferência de Encerramento

14:00: Federalismo Cultural

Arany Santana (Secretária da Cultura do Estado da Bahia e Presidenta do Fórum de Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste) e Úrsula Vidal (Secretária da Cultura do Pará e Presidenta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura) e Deputada Jandira Feghali (RJ)

Mediação: Luisa Cela (CE)

15:30h: Cultura e Arte para adiar o fim do mundo

Convidado: Ailton Krenak (MG)

Mediação:  Fabiano  Piúba (CE)

16:00h – Encerramento: Saudação com Cacique Pequena da etnia Jenipapo-Kanindé (Aquiraz)                                                                                                              

Programação sujeita a alterações.