Conversa com Xico Sá e o secretário Fabiano Piúba fez parte da programação da BECE
20 de abril de 2021 - 21:04 #BECE #Literatura #Programação

Política, literatura, jornalismo, Cariri, formação de leitores e GIlmar de Carvalho. Uma conversa com o escritor e jornalista Xico Sá, na noite desta terça-feira, 20/4, com mediação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, marcou a programação do projeto Palavras da Casa da Prosa, realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e apoio cultural da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), que retoma online suas atividades. O bate-papo foi transmitido pelo Youtube da Secult. Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SKRmqiRk8oU.
A relação entre política e literatura foi o primeiro tema sugerido pelo secretário Fabiano Piúba. A urgência do tema político, segundo Xico Sá, tem pautado sua escrita ultimamente. “A minha escrita mais amorosa e lírica passou por transformação. A política mais tradicional e partidária que passa pelo parlamento me contaminou muito e passei a ser um escritor com esse tema mais urgente, trazendo um embate político. Meu desafio é não perder o lirismo e o humor e continuar sendo essencialmente político. O pronunciamento do artista nesse momento é de resistência. A gente vive um período muito triste da nossa história”, comentou Xico.
O ensaio “O Direito à Literatura”, de Antonio Candido, foi citado por Fabiano Piúba. “Assim como o ser humano não consegue viver sem o sono para seu equilíbrio físico, não consegue viver sem literatura para seu equilíbrio psicológico. Antonio Candido traz isso em sua obra e coloca a literatura como fator indispensável para a nossa humanização”, pontou.
Seguindo o comentário, Xico Sá ressaltou que a arte, em tempo de pandemia, ajudou a manter a sanidade das pessoas. “Isso vale para o escritor mais erudito ao contador de histórias. Nunca precisamos tanto de histórias, de ouvir uma história, uma música, um poema…nunca precisamos tanto da arte”, concluiu.
Viagens ao Cariri
Nascido no Crato, região do Cariri cearense, Xico Sá vive atualmente em São Paulo. Na conversa, ele revelou que suas raízes ainda estão no Ceará. “Estava com preocupação de ir com minha filha ao Cariri. E viajamos fazendo uma imersão. Parte da minha família fica em Santana do Cariri. Fizemos na última viagem todo percurso, passando pela Chapada do Araripe, passando pelo Seu Espedito Seleiro e pela Casa Grande, em Nova Olinda”, comentou.
Homenagem ao professor Gilmar de Carvalho
O professor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho, falecido no último domingo, 18/4, foi lembrado e homenageado no bate-papo. “Gostaria de fazer uma homenagem ao professor Gilmar de Carvalho Temos um livro belíssimo que ele mesmo organizou junto à Secult e Seduc, com uma antologia de poemas do Patativa do Assaré. Foi ele mesmo que reuniu com o Patativa e agora essa obra chegou em todas as escolas e bibliotecas públicas. Gilmar tem que ser celebrado com toda sua obra e memória”, destacou o secretário Fabiano Piúba.
Xico Sá relatou o impacto de receber a notícia da morte do professor e relembrou momentos. “Foi uma porrada amanhecer com essa notícia no domingo de manhã. Tínhamos feito um trabalho sobre o Cariri e o Padre Cícero para a Fundação Joaquim Nabuco, em uma live. Ele foi um cara que me ensinou muito e me ajudou a radicalizar meu amor pelo Cariri. A viagem dele pelo Cariri despertou em muitos habitantes dali a importância e amor pela região. Ele era um pensador, tinha um olhar afetivo. O país todo perdeu muito com essa morte do Gilmar. Foi muito pesado. O lindo foi ver amigos e todos postando coisas de uma forma passional falando do Gilmar. Isso já diz tudo que ele foi”, finalizou Xico.