LEI ALDIR BLANC || Projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” promove Roda de Saberes On-Line com Mestres de Capoeira Locais e Nacionais

14 de abril de 2021 - 12:09

A atividade de capoeira on-line e gratuita reúne Mestres de Capoeira que vão dialogar sobre o tema ”Memórias da Capoeira: Histórias de Vidas que se cruzam”

O projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” consiste em ações culturais junto aos Mestres da Cultura, crianças, adolescentes e adultos em diversas atividades artísticas. A segunda ação do projeto, atividade de capoeira, será realizada dia 18 de abril, no domingo, às 14h, no Youtube da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA. A live com o tema ”Memórias da Capoeira: Histórias de Vidas que se cruzam” com o convidado do Piauí, Mestre Bobby, do Ceará, participarão o Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, Mestre Paulão Ceará, Mestre Bob, Mestre Cruel, Mestre Olho de Gato, Mestre Peninha e mediação do Mestre Olímpio. Esta atividade é acessível e contará com um intérprete de LIBRAS, durante toda a transmissão.

Nesta roda de saberes os Mestres irão dialogar sobre suas trajetórias no mundo da Capoeira, pontos sobre a Capoeira Senzala; no Exterior; no Interior; a musicalidade e produção (acadêmica ou literária). O bate-papo com Mestres de Capoeira é a possibilidade de encontro com saberes e fazeres ancestrais de raiz afro-brasileira.

‘’Na Capoeira, muitas histórias de vida se cruzam, trazendo memórias que transcendem o tempo e o espaço. Na roda de Capoeira, a oralidade e a corporeidade expressam saberes ancestrais constituídos ao longo das gerações, revelando identidades e a diversidade cultural impressa nessa manifestação de gênese popular. Essas oralidades se expressam para além da roda, colaborando para reflexões e transformação social’’ explica Mestre Olímpio, mediador da atividade.

Convidados da Atividade de Capoeira – Roda de Saberes

Mestre Paulão Ceará – Fortaleza (CE) e Hungria (HU)

Reconhecido na capoeira local, regional, nacional e internacional, sendo um dos maiores divulgadores da capoeira desenvolvida no estado do Ceará. Mestre Paulão é o Tesouro Vivo da Cultura Cearense. Membro-fundador do Grupo Capoeira Brasil e autor do livro “O que vi e vivi na Capoeira”.

Mestre Bobby – Teresina (PI)

Fundador da Escola de Capoeira Mestre Bobby. Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Mestre Bob – Sobral (CE)

Integrante do Grupo São Salvador Capoeira. Ministra aulas de Capoeira em projetos e nas comunidades da cidade de Sobral – CE desde 1992.

Mestre Cruel – Fortaleza (CE)

Educador Físico, Mestre do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, Bailarino da Txai Cia de Danças Populares e membro-idealizador do Movimento Roda Cultural.

Mestre Olho de Gato – Canindé (CE)

Trabalha com a capoeira e suas vertentes em projetos sociais desde 1999, presidente da Associação Desportiva e Cultural Negaça Capoeira de Canindé.

Mestre Peninha – Fortaleza (CE)

Fundador do grupo Camuá Capoeira. Professor de capoeira da UECE desde 1998.

Mediador: Mestre Olímpio – Fortaleza (CE)

Especialista em educação, professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Advogado e Pesquisador.

Sobre o Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes

O projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” por meio da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte promovem atividades dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como artesanato, audiovisual, capoeira, cultura tradicional popular e dança. As ações são inteiramente gratuitas e on-line, entre oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e mostra audiovisual.

O projeto já realizou o encontro de Mestres e Mestras da Cultura ‘’Escutando e Sentindo o Mestre – Roda de Conversa com Mestres da Cultura do Estado’’ com os convidados, Mestre Rainha Almeida da tradição do Maracatu, Mestra Dina Martins da Cultura do Vaqueiro, Mestra Mazé Costa da Cultura Junina e Dylla Costa representando a manifestação cultural do Pastoril e mediação da arte-educadora Mirna Félix. A transmissão do encontro está disponível no YouTube da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA, para assistir clique aqui. E para acompanhar as ações do projeto, acompanhe as mídias sociais Instagram e Facebook.

O Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes é uma realização da Associação Txai Cultura e Arte e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte em parceria com Ciranda Mídia e IOV Brasil. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural Ceará, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

A Associação Txai Cultura e Arte

A Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA fundada em junho de 2012, atua na criação e execução de projetos culturais de formação e entretenimento. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar atividades de pesquisas, documentação e apoio contínuo às expressões culturais populares brasileiras. Promovendo e divulgando as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e musicais.

 

Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte

Em 03 de maio de 2016 foi instituída pelo Diário Oficial de União através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, portaria Nº 30 o uso de suas atribuições legais que lhes são conferidas pelo art. 13 do Decreto nº 7. 743 a Certificação como Ponto de Cultura inscrito na Plataforma da Rede Cultura Viva.

E em 13 de fevereiro de 2020 a Secretária da Cultura do estado do Ceará por meio da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural (CODAC) reconhece a entidade como Ponto de Cultura do Ceará, a partir dos critérios estabelecidos na Lei Estadual Nº 16.602, de 05.07.18 (D.O. 05.07.18) da Política Estadual Cultura Viva do Estado do Ceará.

O Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Ceará.

Serviço

Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes

Atividade de Capoeira – Roda de Saberes

18 de abril de 2021 (domingo), às 14h

Canal do Youtube Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA

https://www.youtube.com/channel/UCQix3VUd9W_MSwUQuRZGI3w

Instagram @associacaotxaica