LEI ALDIR BLANC | Agora é para FORTALEZA: Oficinas e espetáculos ONLINE do projeto DANÇA CEARÁ CRIANÇA

12 de abril de 2021 - 10:00

 

As oficinas para os participantes de Fortaleza acontecem de 16 a 18 de abril. Seis espetáculos também serão apresentados no canal do Dança Ceará Criança no YouTube, compondo a programação de Fortaleza. O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

 

Depois de cinco cidades do interior e Região Metropolitana, o projeto Dança Ceará Criança volta suas atividades para participantes e público de Fortaleza. De 16 a 18 de abril serão realizadas oficinas online e apresentados espetáculos no canal do projeto no YouTube.

Com inscrições gratuitas abertas no site www.dancacearacrianca.com.br, serão realizadas três oficinas, duas delas voltadas para educadores que atuam no ensino da dança e professores da rede pública: Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança, no dia 16 às 10 horas, e Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística no dia 17 às 10 e às 14h. Para alunos de 7 a 15 anos acontecem Vivências de Dança com Crianças no dia 18 às 10h e às 14h. As orientadoras dos encontros são Rosa Primo, bailarina e professora de dança, e Denise Parra, doutoranda em dança.

Para o público em geral também serão exibidos os espetáculos “Um tiquinho de Nada” com a Cia CLE, no dia 16, às 18h, “Iracema” com Rosa Primo, no dia 16 às 20h, “Felizes para Sempre” com Clarissa Costa e Jhon Morais, no dia 17 às 18h, “My (petit) Pogo”, com Cie. R.A.M.a (França) e Carnaúba Criações, no dia 17 às 20h, “Pedro, que horas são?”, com o Coletivo Paralelo, no dia 18, às 18h, e “Inventário de Belezas”, com Paracuru Cia de Dança, no dia 18 às 20h.

AS OFICINAS

Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança é voltada para profissionais que atuam no ensino de dança e que desejam pensar e desenvolver propostas pedagógicas voltadas para a faixa etária da infância à adolescência.

Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística destina-se a profissionais da rede pública de ensino, objetivando a sensibilização do movimento e de poéticas pedagógicas para o trabalho de preparação à fruição artística, que poderá ser desenvolvido por eles em sala de aula com seus alunos.

As Vivências de Dança com Crianças são ações realizadas com orientação de profissionais especializados em propostas pedagógicas em dança para o público infanto-juvenil, articulando uma rede de atores do trabalho sócio-pedagógico direcionado ao público infantil e seus familiares (Escolas de ensino fundamental, Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Associações comunitárias, etc).

OS ESPETÁCULOS

 

Em “Um Tiquinho de nada” Sâmia Bittencourt é a palhaça Nada, que perambula pelas ruas em mais um dia de labuta. De repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows de artes de rua.

“Iracema” é um espetáculo de dança voltado para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.

“Felizes para Sempre” é uma proposta cênica de dança-integrada desenvolvida por Clarissa Costa e Jhon Morais, que de forma bem humorada, tecem um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor. Com referências do melodrama, cinema mudo, a proposta é responder, como ir do céu ao inferno em uma dança. Para tanto, passeiam por entre técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.

“My (petit) Pogo” é uma performance que se apoia no tema My Pogo, criação de 2012: é uma peça que tem como temática o posicionamento face a um grupo e que convoca questões mais amplas sobre a “convivência” e a “integração”. Em My Pogo, trata-se de encontrar seu espaço. Esse questionamento é vivenciado coreograficamente por um grupo que se move, apertados como em um ovo, onde todos buscam seu lugar em relação aos outros. É um núcleo, um bloco de heterogeneidade.

Pedro, que horas são?” é uma representação caricaturada do indivíduo contemporâneo, um grito de socorro por todos aqueles que se afundam diariamente nos grilhões da engessada rotina, mas pagam um preço à altura do próprio esforço: a omissão da liberdade em troca de uma suposta qualidade de vida.

“Inventário de belezas” é o mais novo espetáculo da Cia de Dança de Paracuru, realizado em parceria com a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par, em residência de criação com o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni. “Inventários de belezas” propõe o desenvolvimento de uma pesquisa de movimento voltada para o público jovem.

Dança Ceará Criança” é um projeto de formação, criação, difusão e acessibilidade com foco formativo, com seminário, oficinas e exibição online de vários espetáculos filmados, selecionados especialmente para este projeto, que teve início no dia 16 de março e segue com programação até o dia 18 de abril.

O PROJETO DANÇA CEARÁ CRIANÇA

O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. Realização: Proarte. Parceiros: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Pedagogia, Licenciatura e Bacharelado em Dança – UFC, Vila das Artes – equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Escola de Dança de Paracuru, Prefeitura Municipal de Paracuru, Ponto de Cultura Galpão da Cena, Prefeitura de Itapipoca, Secretaria de Cultura de Itapipoca, Sobrado da Abolição, Instituto Eduardo Campos, Prefeitura Municipal de Pacatuba e Instituto Antônio Justa.

PROGRAMAÇÃO – FORTALEZA:

Dia 16/04 às 10h – Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança

Dia 17/04 às 10h e 14h – Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística

Dia 18/04 às 10h e 14h – Vivências de Dança com Crianças

Dia 16/04 às 18h – “Um tiquinho de Nada” com Cia CLE

Dia 16/04 às 20h – “Iracema” com Rosa Primo

Dia 17/04 às 18h – “Felizes para Sempre” com Clarissa Costa e Jhon Morais

Dia 17/04 às 20h – “My (petit) Pogo”, com Cie. R.A.M.a e Carnaúba Criações

Dia 18/04 às 18h – “Pedro, que horas são?” com Coletivo Paralelo

Dia 18/04 às 20h – “Inventário de Belezas” com Paracuru Cia de Dança

SERVIÇO

Dança Ceará Criança – Oficinas para participantes de Fortaleza de 16 a 18 de abril com inscrições gratuitas no site www.dancacearacrianca.com.br ou no instagram @dancacearacrianca. Contato: dancacearacrianca@gmail.com. Exibições de 16 a 18/04 no canal Dança Ceará Criança no YouTube.