Com apoio da Secult, exposição virtual comemora 10 Anos do Terça de Graça

11 de abril de 2021 - 14:06 # # #

A iniciativa é um tributo aos protagonistas desta que é uma das mais marcantes características do Ceará – o humor , inteligente e irreverente. Integrando as diversas linguagens artísticas, o Terça de Graça foi criado e tem a coordenação do humorista, pesquisador e empreendedor Bené Barbosa.

A partir desta segunda-feira, dia 12 de abril, a exposição online do projeto Terça de Graça – com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura – exibe os melhores momentos da trajetória referencial do humor cearense, a riqueza histórica e cultural da “molecagem cabeça-chata”. O Terça de Graça está em cartaz há uma década, contando os instantes e personagens marcantes da irreverência local. Sucesso de público e crítica, de entrada gratuita, o projeto reúne as várias linguagens artísticas em torno da terapêutica arte de fazer rir, com apresentações solo e coletivas.

Além do aniversário-símbolo do Projeto, há outro forte motivo para comemorar: o Dia do Humorista, celebrado em 12 de abril, numa referência ao aniversário de nascimento do Mestre Chico Anysio, que em 2021 completaria 90 anos.

Gente que faz a graça!

A Exposição Virtual do Projeto Terça de Graça conta com a participação e os testemunhais dalguns ilustres que fizeram e fazem parte do humor cearense. O público poderá apreciar na exposição em 3D “uma ruma de fotografias, vídeos e relatos”, como anuncia Bené Barbosa, criador do famoso personagem Papudim. Participam desse momento nomes como os humoristas Paulo Diógenes, Zé Modesto, Carri Costa, Ciro Santos, Tom Cavalcante; os comunicadores João Inácio Júnior e Silvino Neves, além do jornalista e pesquisador de raízes cearenses Tarcísio Matos, sem contar “um horror de gente altamente, altamente, altamente”, esclarece ainda.

Como participar?

A Exposição Virtual do Projeto Terça de Graça 10 Anos estará acessível no Canal CEabrindo do Youtube, através do link http://bit.ly/canalceabrindo a partir das 19h do dia 12 de abril, segunda-feira próxima.

O Terça de Graça

Produção do Instituto CEabrindo, a ação formadora de plateias e de talentos representa e mantém viva a gaiatice cabeça-chata. Em cartaz há uma década, é sucesso de público e de crítica – a entrada é gratuita. “O objetivo do Terça é promover espetáculos de alta qualidade e qualificar novos artistas, via oficinas”, explica Bené. Sobre a exposição, explica que se trata de “um trabalho de pesquisa que conta um pouco da trajetória do humor cearense e que foi preparada com bastante cuidado e carinho”.

E o Instituto CEabrindo?

É um empreendimento de autossustentabilidade cultural, ecológica, turística, de inclusão social e inovações tecnológicas focado na unificação e integração de todas as linguagens artísticas (circo, teatro, cinema, música, dança, artes plásticas e pintura), para que juntas possam dar o suporte que os espetáculos de riso necessitam. É seu objetivo, ainda, fazer a pesquisa antropológica do humor cearense, datar sua história e formar pessoas/artistas em diversas áreas, além de produzir espetáculos. “O CEabrindo é pra gente ‘se abrir’ de alegria, com o bom e com o belo da gente cearense resistente e engraçada, graças a Deus!”, finaliza o humorista e empreendedor Bené Barbosa.