Lei Aldir Blanc | Paracuru recebe espetáculos online do projeto Dança Ceará Criança

9 de abril de 2021 - 14:44 # # # #

Seis espetáculos serão exibidos no canal do Dança Ceará Criança no YouTube, como parte da programação de Paracuru. O projeto é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. Foto: Espetáculo Felizes para Sempre.

O projeto Dança Ceará Criança se volta novamente a Paracuru, desta vez, com programação artística online. Em março deste ano, o município abriu a programação do projeto com a realização de oficinas remotas e gratuitas para professores e crianças da cidade. Agora, neste fim de semana, de sexta-feira, dia 09, até domingo, dia 11, Paracuru estará com exibição de espetáculos no canal “Dança Ceará Criança” no YouTube.

A programação é composta por seis espetáculos que serão exibidos às 18h e 20h, para o público em geral. Nesta sexta-feira, dia 09, o primeiro espetáculo é “Um tiquinho de Nada”, com Sâmia Bittencourt, da Cia CLE. Ela interpreta a palhaça Nada, que perambula pelas ruas em mais um dia de labuta e de repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows de artes de rua. Às 20h, é a vez do infantil “Iracema”, com a bailarina Rosa Primo, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.

No sábado, dia 10, será exibida às 18h “Felizes para Sempre”, uma proposta cênica de dança-integrada desenvolvida por Clarissa Costa e Jhon Morais, que de forma bem-humorada, tecem um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor. Logo depois, às 20h, a exibição é de “My (petit) Pogo”, da Cie. R.A.M.a (França), criação e coreografia de Fabrice Ramalingom. É uma performance que tem como temática o posicionamento face a um grupo e que convoca questões mais amplas sobre a convivência e a integração. O público verá um grupo que se move, apertados como em um ovo, onde todos buscam seu lugar em relação aos outros.

No domingo, dia 11, o primiro espetáculo é “Pedro, que horas são?”, do Coletivo Paralelo, que reflete sobre a relação angustiante que as pessoas têm com o tempo ou a falta dele. Na sequência, às 20h, a exibição é de “Inventário de Belezas” o mais novo espetáculo da Cia de Dança de Paracuru, realizado em parceria com a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par, em residência de criação com o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni. A montagem propõe o desenvolvimento de uma pesquisa de movimento voltada para o público jovem.

Dança Ceará Criança é um projeto de formação, criação, difusão e acessibilidade com foco formativo, com seminário, oficinas e exibições online de espetáculos filmados, selecionados especialmente para este projeto, que teve início no dia 16 de março e segue com programação até o dia 18 de abril.

O projeto é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, com realização da Proarte. Parceiros: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Pedagogia, Licenciatura e Bacharelado em Dança – UFC, Vila das Artes – equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Escola de Dança de Paracuru, Prefeitura Municipal de Paracuru, Ponto de Cultura Galpão da Cena, Prefeitura de Itapipoca, Secretaria de Cultura de Itapipoca, Sobrado da Abolição, Instituto Eduardo Campos, Prefeitura Municipal de Pacatuba e Instituto Antônio Justa.

Dia 09/04 (Sexta-feira)

18h – Um tiquinho de Nada, da Cia CLE

20h – Iracema, com a Rosa Primo

Dia 10/04 (Sábado)

18h – Felizes para sempre, com Clarissa Costa e Jhon Morais

20h – My (petit) Pogo, da Cie. R.A.M.a e Carnaúba Criações

Dia 11/04 (Domingo)

18h – Pedro, que horas são?, do Coletivo Paralelo

20h – Inventário de Belezas, da Paracuru Cia. de Dança

SERVIÇO

Dança Ceará Criança – De 09 a 11 de abril (Sexta-feira a domingo), exibição de espetáculos no canal Dança Ceará Criança no YouTube. Informações no site www.dancacearacrianca.com.br ou no instagram @dancacearacrianca. Contato: dancacearacrianca@gmail.com.