BECE || Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) abre espaço de diálogo e inicia atividades online nesta terça (13)

9 de abril de 2021 - 09:13

Por meio de uma live, às 10h, no YouTube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult),  a BECE reabre o canal de diálogo com a sociedade e apresenta o novo conceito da Biblioteca, suas diretrizes e linhas de atuação. Na ocasião, será lançada também uma programação online prévia à reabertura oficial da Biblioteca, intitulada “Abril pra BECE”.

Em tempos de pandemia, o distanciamento social é a medida mais eficaz para o enfrentamento da Covid-19 e para a preservação da vida. O momento nos demanda flexibilidade, atenção, adaptação e resiliência, ao tempo que torna-se ainda mais relevante multiplicar as boas práticas culturais para o bem-estar da população.

Com esse espírito, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, restabelece a sua conexão com a sociedade e lança um conjunto de atividades online, permeadas de entusiasmo que trazem em seus cernes a escuta, a criatividade, a imaginação, a palavra e o conhecimento tão necessários em tempo de crise.

A primeira atividade será no dia 13 de abril, data em que se comemora o aniversário de Fortaleza. Em formato de live, às 10h, a biblioteca abre o canal de diálogo com a cidade e os cearenses, ocasião em que será apresentada seu novo conceito, suas diretrizes, linhas de atuação, além do lançamento de uma programação prévia a sua reabertura oficial, intitulada “Abril pra BECE” realizada em ambiente virtual.

“Abril é um mês marcado com efemérides ao universo do livro e da leitura. Desde o dia 2, Dia Internacional da Literatura Infantil (nascimento de Hans Christian Andersen), passando pelo dia 18, Dia Nacional da Literatura Infantil (nascimento de Monteiro Lobato) até dia 23, Dia Mundial do Livro (em tributo a Miguel de Cervantes e William Shakespeare que faleceram nesta data). Portanto, é o mês do livro, da leitura, da literatura e do leitor. Então, nada melhor, mesmo que por meio digital, iniciarmos a reabertura da  Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Essas atividades se apresentam como aquecimento para a reabertura física da Biblioteca. Que está toda linda e pronta para receber o público que irá usufruir de uma Biblioteca que articula as políticas de livro e leitura com ações culturais, educativas, acadêmicas em conexão com as cenas artísticas de nosso estado. Estamos apenas aguardando o momento adequado para a reinauguração dela, que será reaberta com toda segurança e medidas corretas em meio ao contexto da pandemia que estamos enfrentando. Essa programação é apenas uma primeira porta aberta de diálogo no pensamento e na ação da Biblioteca para o fomento às artes e à cultura”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Na live, que acontece às 10h, no Youtube da Secult (www.youtube.com/SecultCearáGov), estarão presentes o Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, a coordenadora de Política de Livro e Leitura da Secult, Goreth Albuquerque, a diretora da Biblioteca, Enide Vidal; a gestora executiva da Biblioteca, Suzete Nunes, a coordenadora de Ação Cultural e Educativa, Fernanda Meireles e o Coordenador de Pesquisa e Conhecimento, Rodrigo Alves Ribeiro. O encontro será mediado pela jornalista e coordenadora da comunicação da Secult, Ivna Girão.

Abril pra BECE

Durante o mês de abril, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará abre o “Diálogos BECE”, que se constitui em um ciclo de encontros com representantes dos movimentos, coletividades e entidades do campo do livro, da leitura, da literatura e bibliotecas para estabelecer uma canal de escuta sensível e acolher propostas e sugestões para implementação de ações no âmbito dos eixos de atuação e programas da Biblioteca. A BECE ainda segue com uma programação cultural e educativa online que contempla oficinas de criação e mediação de leitura; a programação “Histórias de quem lê” com convidados que revelam trajetórias de vida e a relação afetiva com os livros, a escrita, a palavra e a literatura. Em abril, a BECE inicia a parceria com o “Projeto Palavras” com lançamento de livros, recitais poéticos e encontros com autores e ilustradores e outras atividades.

A BECE realizará também o Seminário “Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade” que proporcionará um espaço de ideias, reflexão e debate sobre a realidade das bibliotecas brasileiras em tempos de pandemia, literatura e representatividade indígena, literatura infantil e ancestralidade afro brasileira, dentre outros temas.

Abril pra BECE reúne diversos nomes do campo das artes, do livro, da leitura, literatura, educação e do pensamento: Tércia Montenegro, Adelaide Gonçalves, Nina Rizzi, Auritha Tabajara, Xico Sá, Mailson Furtado, Sandra Petit, Socorro Acioli, Claudiana Alencar, Miguel Leocádio, Almir Mota, Rafael Limaverde, Anna K, Talles Azigon, Elisa Machado, Muriel Cruz, Glória Diógenes, Márcio Sno dentre outros nomes.

Toda a programação e demais ações da Biblioteca Estadual do Ceará ao longo do mês de abril serão divulgadas na terça-feira, 13 de abril.

LIVE | DIÁLOGOS BECE

Dia 13 de abril, às 10h