Secult e IDM anunciam novo gestor do Centro Cultural Bom Jardim

7 de abril de 2021 - 19:12

O educador social e gestor cultural Marcos Levi Nunes assume a gestão, após saída da gestora Trícia Matias.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) anunciam Marcos Levi Nunes como novo gestor do CCBJ. Aproveitamos para celebrar sua chegada e agradecer o trabalho desenvolvido, nos últimos 4 anos, por Trícia Matias. Seja bem-vindo, Levi.

Tricia Matias foi gestora do Centro Cultural desde 2017 e renunciou ao seu cargo para se lançar a novos desafios profissionais. A Secult e o IDM agradecem o seu compromisso ao longo do exercício de sua função. Desde o anúncio de sua saída, iniciou-se um processo  de transição que levou em consideração para escolha do novo gestor o conhecimento dos territórios de atuação do Centro Cultural, a capacidade técnica e sensibilidade social para assumir esta função, a priorização de profissionais que já fizessem parte do atual núcleo gestor, assim como a ampla experiência em trabalhos relacionados à arte, à cultura e à ação social.

O novo gestor

Marcos Levi Nunes, ocupava a função de coordenador do setor de atenção social do CCBJ desde de 2019. É Educador Social, Mestre em Sociologia (UFC) e Licenciado em Filosofia (UECE). Consultor Técnico para a Rede Ecpat Brasil, em projetos como a “Campanha ANA” e a construção de Rede de Combate à Violência Sexual em Cabo Verde (2014 – 2019). Atuou como coordenador do Núcleo de Articulação de Educadores Sociais de Rua de Fortaleza, representando a FUNCI (2008-2011); Articulador Institucional da Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua (2012);  Articulador Institucional da Campanha Nacional Criança Não é de Rua, vinculado à Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (2013).  Traz, na sua atuação, o forte conhecimento do território, de experiência na área social, da gestão,  das políticas culturais do Ceará e o compromisso em torno das pactuações feitas por meio do espaço da gestão compartilhada em torno das prioridades políticas para a gestão do Centro Cultural Bom Jardim.

A gestão compartilhada

A Secult Ceará reafirma, através do processo de transição já iniciado,  o seu compromisso em torno do fortalecimento do diálogo e da escuta entre os trabalhadores e trabalhadoras, colaboradores e colaboradoras, os gestores e gestoras, o setor artístico, os territórios e seus sujeitos. Nesta gestão, houve, desde o princípio, a afirmação irrefutável em torno da construção coletiva das políticas públicas de cultura no Ceará. No caso do CCBJ, importante equipamento para a política Cultural do Ceará, a gestão avança, a cada ano, na ampliação da participação e do protagonismo, no fortalecimento da construção de um modelo de gestão compartilhada instituída oficialmente desde 2015 por meio da Portaria nº 119/2015. Em reuniões mensais, a gestão do CCBJ reúne-se com o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim e outros agentes, grupos e coletivos dos bairros que compõem o território de atuação do Centro Cultural por meio da Gestão Compartilhada, para discussões e deliberações em torno do programa de ação do Centro Cultural, em uma política construída em coletivo e reafirmada diariamente. Nesse aspecto, o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, tem sido uma instância social vital no processo da gestão compartilhada, bem como nos avanços e conquistas para o CCBJ, nos últimos cinco anos.

Resultados das ações 2020

Desde sua inauguração, no final do ano de 2006, o CCBJ recebe em média cerca de 50 mil pessoas por ano e, em 2020, realizou mais de 130 mil atendimentos, através dos recursos do Contrato de Gestão e Projeto Tempos de Cultura do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP no ano de 2020. Em 2020, os recursos do CCBJ foi da ordem de R$ 7,0 milhões, gerando uma ampliação de mais de 70% do investimento determinado pelo governador Camilo Santana para o Centro Cultural, fortalecendo assim, as atividades permanentes de ações culturais, artísticas e formativas, fortalecendo a atuação social do equipamento cultural, como um espaço de promoção de cidadania cultural e de inclusão social

Clique aqui para ter acesso ao Panorama de Resultados 2020 e conhecer com mais detalhes as ações desenvolvidas.

O plano de ações e investimento 2021

Para 2021, a Secult garante incremento nos investimentos necessários para  assegurar a continuidade e a ampliação das ações e programas realizados no Centro Cultural Bom Jardim. E, nessa sinergia, o plano a ser executado pelo novo gestor foi construído e aprovado com ampla participação do Fórum.

“Temos um plano de trabalho para ser executado em 2021 que foi apresentado ao Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, em um diálogo muito positivo e de apreensão das sugestões feitas por esse importante parceiro institucional. Apresentamos as ações que foram planejadas por cada setor do CCBJ, bem como as demandas que enfrentaremos ao longo deste ciclo que se inicia. O resultado deste processo é um planejamento construído e pactuado a partir do diálogo e da colaboração entre sociedade civil organizada e Secretaria de Cultura. Nosso objetivo é reafirmar a importância histórica do CCBJ como um centro cultural de base comunitária, potencializando suas ações e demarcando que as tecnologias sociais desenvolvidas neste equipamento são fundantes para uma política pública de formação e fruição artística dentro do território do Grande Bom Jardim”, destaca Levi Nunes, gestor executivo do CCBJ.