10ª reunião ordinária do CEPC delibera a Formação de Comissão de Proteção Social para técnicos da Cultura

31 de março de 2021 - 18:15 #

A 10ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), realizada nesta quarta-feira (31/3), com transmissão pelo Canal do YouTube da Secult, trouxe como principais  pautas:

– A criação uma comissão de proteção social aos trabalhadores da cultura – pauta sugerida por Marcos Alexandre, representante, titular, Centrais Sindicais (contato Secretaria de Ação Social pela Secult);

– A apresentação da Câmara Setorial da Economia Criativa – pauta sugerida por Luis Carlos Sabadia, representante, suplente, da FIEC (adiada pra a próxima reunião do Conselho);

– GT Acessibilidade Cultural – apresentação das ações e metas já alcançadas e o Planejamento 2021/2022, dentre as ações o Seminário Cultura do Acesso- pauta sugerida por Jéssica Teixeira, representante do Teatro, e apresentada pelo servidora da Secult, lotada na Biblioteca Pública do Ceara, Thamyle Viera Machado, apresentando no CEPC as ações do GT de Acessibilidade Cultural na Secult, desenvolvidas por esta secretaria desde 2015.

A atividade que contou com a presença do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, da secretária executiva da Cultura, Luisa Cela, dos Conselheiros e Conselheiras do CEPC e da nova diretoria do IDM, ganhou destaque ainda sobre a parceria do Ministério Público com as ações de acessibilidade desenvolvidas pela Secult.

Por solicitação dos conselheiros presentes, a Técnica em Cultura, Lílian da Codac trouxe informes sobre em que fases estão os editais da Cultura, e destacou que até dia 15 de abril os resultados finais do Incentivo às artes estarão todos publicados.

A Modernização do IDM e a apresentação da nova Diretoria do IDM foram apresentados pela presidenta Rachel Gadelha.

Entre os informes estão incluídos:

– Reunião com a comissão sobre gestão compartilhada do Porto Iracema das Artes;

– Edital de Chamada Pública de Credenciamento de Pareceristas da SECULT;

-Retorno da SECULT /ASJUR sobre proposta para mudança no regimento do CEPC.

Como *Encaminhamentos* da reunião do CEPC destacam-se:

1.Formação de Comissão de Proteção Social para técnicos da Cultura:

– Marcos Alexandre-Centrais Sindicais; – Andréa Vasconcelos-Circo; – Afonso Celso-Audiovisual. Convidar: -APRECE; -DICULTURA; -SDH. Com articulação de Valéria Cordeiro e Luisa Cela e uma agenda de reunião para o início de abril.

2.Moção de Solidariedade e de Apoio ao Governador Camilo Santana e de defesa da democracia;

3.Agenda de reunião entre Secult, IDM e Comissão do CEPC para discutir uma possível gestão compartilhada para a Escola Porto Iracema das Artes para a segunda quinzena de abril;

4.Agenda de reunião com o Gabinete e o professor Custódio para apresentação do projeto da Funcap- Cientista Chefe da Cultura para o CEPC;

5.Remarcação de pauta com o conselheiro Luiz Sabadia sobre a apresentação da Câmara setorial da Economia Criativa no CEPC;

6.Agenda de reunião com os segmentos Humor e Comédia.

As reuniões do CEPC ocorrem sempre na última quarta-feira dos meses.