Dragão do Mar encerra ciclo em homenagem ao Dia do Teatro e do Circo nesta quarta (31)

29 de março de 2021 - 17:54 # # # #

 

Dois espetáculos cênicos fecham programação virtual, com estreias a partir das 19h, nos canais do Dragão no Youtube e no IGTV.

 

Vai chegando ao fim a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura alusiva ao Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, comemorado no último sábado, 27 de março. Para fechar a programação com chave de ouro, o CDMAC traz dois espetáculos voltados para essas duas linguagens, com apresentação gratuita e livre, sempre a partir das 19h, nos canais de comunicação do Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Nesta terça-feira (30), no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), o grupo Desequilibradoz traz “Junto e Misturado”, espetáculo que revela o bonito e potente encontro entre a personagem Genisvalda e uma trupe que encanta por onde passa com sua arte. A peça virtual exalta o esforço dos artistas de rua que, com muito esforço, lutam para sobreviver da sua arte e manter vivo o encantamento do público.

Finalizando o Mês do Teatro e do Circo no Dragão, na quarta-feira (31), no IGTV (@dragaodomar) estreia “Jaguaribara”, de Gabriela Jardim, trabalho de Corda Lisa que, ao abordar a inundação da pequena cidade, remete à solitude e fluidez diante de uma catástrofe que não se pode mais evitar.

 

PROGRAMAÇÃO

Sempre às 19h

Dia 30 – “Junto e Misturado” – Grupo Desequilibradoz – YouTube do Dragão – 30min – Livre

Dia 31 – “Jaguaribara” – Gabriela Jardim – IGTV do Dragão – 6min51 – Livre

Sobre os artistas

     Formado em 2016, o Grupo Desequilibradoz, surge da inquietação de amigos, atores e amantes do teatro de rua, artes circenses e da palhaçaria sobre a importância das práticas artísticas em um contexto social e informacional para disseminação de conhecimento e fortalecimento da cultura. A amizade gerou um núcleo familiar que compartilha o riso através de seus espetáculos. Possibilitando o fortalecimento das manifestações da arte e cultura popular, buscando formas de transmissão e conhecimento do fazer teatral do palhaço brincante. Os Desequilibradoz, consciente de seu trabalho, procura realizar estudos visando defender o desenvolvimento da cultura popular nordestina, circo, teatro e teatro de rua.

     Gabriela Jardim é circense, concludente de 2012 do Curso em Artes Circenses, pela Escola Nacional de Circo-RJ, formanda da IV turma do Curso Técnico em Dança pelo IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/SENAC e Bacharel em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora da técnica circense desde o ano de 2013. Entre os anos de 2009 e 2011, quando foi contemplada pelo edital Bolsa FUNARTE 2011 para o curso em Artes Circenses, da Escola Nacional de Circo-RJ (ENC). Antes, participou da fundação o Coletivo Lonja, presente no repertório de números. Desde então, tem participado de inúmeros espetáculos. Em 2020, produziu 3 turmas de Curso Online de Flexibilidade e Contorção com João Osmar, pelo Quintal Aéreo; vem ministrando aulas online de Circo desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020.

Serviço: Programação “Mês do Circo e do Teatro no Dragão”
Atrações de 30 e 31 de março de 2021

Horário: 19h
Local: No YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no IGTV do Dragão do Mar
Acesso livre e gratuito