Cineteatro São Luiz celebra Dia do Circo com a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

25 de março de 2021 - 15:43 # # # #

Espetáculo “A vida com o cio das 5” com Coletivo Cio das 5

Neste sábado (27) é celebrado nacionalmente o Dia do Circo. Em alusão a data, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe três espetáculos nos dias 27 e 28 de março. Na programação: palhaça Edith, Coletivo Cio das 5 e Bufa Ludomira Silva. Toda a programação tem acesso gratuito, acessibilidade em Libras e veiculação pelo canal de YouTube do Cineteatro.

Com curadoria de Sâmia Bittencourt e Carolina Holanda, o projeto nasce a partir de reflexões sobre o papel da mulher como protagonista de sua cena, de sua dramaturgia e de seus corpos. Esta edição tem o apoio da Lei Aldir Blanc e conta com a parceria inédita do Cineteatro São Luiz.

Programação 

27/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Piaf” com Radmila da Frota Cabral | Palhaça: Edith

Duração: 10 minutos | Classificação Etária: Livre

Vinda da França diretamente para o Cine São Luiz, Edith prepara um belíssimo espetáculo, para o delírio de seu público

● Espetáculo “A vida com o cio das 5” com Coletivo Cio das 5

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: Livre

Coletivo de palhaças que nasceu no dia 8 de Maio de 2018, com o apoio da escola Porto Iracema das Artes, que neste mesmo ano lançou como temática as Poéticas do Feminino e pelo encontro na Academia do Riso: Formação Extensiva em Palhaçaria, onde se formaram suas integrantes e onde começaram a costurar seus desejos e inquietações como coletivo. No primeiro ano, fizemos diversas experimentações nas ruas de Fortaleza e estreamos em uma temporada no anexo Morro do Ouro do Theatro José de Alencar, chamada “Um Espetáculo Germinal” sob a direção de Carol Holanda. Atualmente, está em processo de montagem sob a direção de Júlia Sarmento e integra a produção da Rede de Comicidade Feminina do Ceará através do I Ciclo em Comicidade Feminina: A Palhaça em Jogo, projeto apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR.

28/03 (domingo)

20h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

“Bufa Ludomira Silva” com Maruska de Sousa Ribeiro | Palhaça: Bufa Ludomira Silva

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: 16 anos

Ludomira traz em si toda força, brutalidade e nenhum pouco de medo para falar da mulher e da opressão sofrida pelo machismo. Sem pudor ela fala, exibe tudo e ainda desafia qualquer homem espectador a entrar no jogo de cena, ela chega provocando e chamando a atenção para todos ficarem atentos e ouvir o que ela tem a dizer.

Serviço

Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

Dias 27 e 28 de março

➜ Acessibilidade: Intérprete de Libras

➜ Onde: no canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Acesso gratuito