LEI ALDIR BLANC | Projeto Mandinga na Ribeira Memórias de Abayomi segue com oficinas-montagem artístico-culturais neste mês de março

24 de março de 2021 - 15:04

 Projeto Mandinga na Ribeira Memórias de Abayomi segue com oficinas-montagem artístico-culturais neste mês de março

 

Projeto Mandinga na Ribeira Memórias de Abayomi apoiado pela Secretaria  Estadual da Cultura, através do Fundo de Emergência Cultural, com recursos  provenientes da lei federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, LEI ALDIR BLANC Ceará, via edital Arte Livre – Edital De Criação Artística – Lei Aldir Blanc Ceará, seguem com a realização de  oficinas-montagem artístico-culturais, a serem executadas através da plataforma  Google Meet, no meses de março de 2021, na cidade de  Groaíras/Ce, com vistas na estreia de um espetáculo narrando a história (lenda)  do surgimento da boneca Abayomi.  

O espetáculo, cuja estreia será gravada e veiculada nas plataformas virtuais, narra a história de uma mãe negra e sua filhinha com deficiência auditiva, em  alto mar, vivendo um drama que mais tarde seria conhecido como diáspora  africana no Brasil, forçando negras e negros a deixarem seu continente e sua  família. A montagem evidencia os aspectos poéticos e brincantes da cultura  negra por meio das danças africanas, contação de histórias, cânticos e ritmos de  origem yoruba, que se entrelaçam de forma harmoniosa, valorizando o diálogo  emocionante entre as personagens principais, chegando ao ápice com a  consagração de uma encantadora boneca Abayomi, feita pelas próprias atrizes. 

Etapas do Projeto

As ações do projeto acontecerão em 03 etapas. A primeira etapa diz respeito à  realização de 04 (quatro) oficinas: Oficina Montagem Ação + Sensibilidade Gera  Acessibilidade, Oficina Montagem Corpo Griôt, Oficina Montagem de Teatro  Popular e Épico, e Oficina Montagem de Cânticos, Toques e Ritmos Ioruba, todas ministradas por profissionais cearenses, contribuindo efetivamente para a  economia da cultura no estado do Ceará.

A segunda etapa será a estreia e  gravação do espetáculo e a terceira etapa a veiculação do vídeo nas plataformas  virtuais. Concomitantemente Às ações descritas acima, será realizada uma  exposição virtual de instrumentos da Capoeira intitulada O Toque do Olhar na  Cultura Afro-Indígena. 

 

Acessibilidade

 

O projeto Mandinga na Ribeira Memórias  de Abayomi fará uso de diversas ferramentas como auto descrição dos  oficineiros, legendas nos vídeos das oficinas, interpretação em libras do  espetáculo, auto descrição dos personagens em cena, áudio descrição dos  instrumentos na exposição O Toque do Olhar na Cultura Afro-Indígena e a  #paratodosver em todas as peças de divulgação e produtos finais veiculados  virtualmente.

 

 

Mais informações sobre o projeto : APLICATIVO – Google Drive