Porto Dragão | A Performance vai chegar pelo Correio, a partir de segunda (22/3), no 3º Festival Imaginários Urbanos

22 de março de 2021 - 11:28

O 3º Festival Imaginários Urbanos adaptou o formato de sua mostra artística, em respeito ao decreto estadual, e vai fazer chegar a 20 mil domicílios ‘cartas dispositivo’ contendo obras de arte.

Obra -horta.png

Fotografia da obra ‘Horta’ de Vive Almeida (SP)
Selecionada para a mostra artística desta edição do evento

A partir desta segunda-feira (22) vão chegar a 20 mil domicílios ‘cartas dispositivo’ convidando o público a acessar a Mostra Artística do 3º Imaginários Urbanos, o Festival de Performance Urbana do Ceará. O evento surgiu em 2018 e vem se estabelecendo no cenário nacional dos festivais de performance, principalmente pelo olhar voltado para as relações entre arte e cidade, tanto no que diz respeito à forma quanto aos diálogos que propõe. Eduardo Bruno, um dos idealizadores do Festival, assina a curadoria da mostra artística a partir do mote ‘desobediências poéticas’. Foram selecionadas 12 obras em vídeoperformance de artistas com trabalho no Brasil, na Colômbia e na Inglaterra.

A crise sanitária que o mundo atravessa já tinha dado a linha sobre o formato do evento este ano. Sem possibilidade de ocupar a rua, a ideia era fazer a mostra circular pela cidade usando parte da frota de ônibus urbanos com anúncios dando acesso às obras por meio de QR Code. Mas, com o agravamento da situação e o decreto mais rígido de restrição da circulação de pessoas no Ceará neste mês de março, era preciso reforçar a urgência de ficar em casa. Então o formato mudou, agora o Festival vai chegar com sua programação através dos Correios a 20 mil domicílios localizados em 12 bairros da capital cearense. Parte do material vai chegar às cidades de artistas participantes da mostra como o Crato (CE) e Uruburetama (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Campina Grande (PB).

A MOSTRA

Correios.jpg

O lançamento da plataforma virtual com a galeria de obras vai acontecer na segunda-feira (22), às 19h, no canal do Porto Dragão no YouTube. As correspondências vão indicar ao público acesso à galeria virtual do evento no endereço www.festivalimaginariosurbanos.com.br. Até o dia 31 de março vão estar disponíveis as obras “Iku´é (Resisto)”, de Jahy Guajajara (RJ), “Alento ao invés de tormenta”, de Lili Nascimento (RN), Deriva Transversal”, de Amanda Gatti (Inglaterra), Gustiele Fistaról (RS), Tiago Gasperin (RS), Desculpa, Renato, Falhamos”, de Flor Ferraz (CE), “Fome pela cura – AID$”, de Franco Fonsceca (RN), “Horta”, de Vive Almeida (SP), “Início de obra, Topografia”, de Sebastián Lara Grajales (Colômbia), “Marxa das Cem Tetas”, de Marie Carangi (PE), “Necessita-se de estratégias para acabar com o capitalismo”, de Waldírio Castro (CE), “Ordenha”, de Nídia Aranha (RJ), “Pedagogia do Artista Operário”, de Lívio (CE) e “Viagem Espacial de Travesti Brasileira”, de Isadora Ravena (CE).

O 3º Festival Imaginários Urbanos é uma realização e produção do Grupo Em Foco e da Coleção Imaginários Arte, em parceria com o Porto Dragão e Instituto Dragão do Mar. Tem o patrocínio da Lei Federal Aldir Blanc, através do Fundo Estadual da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e apoio por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


SERVIÇO // Abertura da Mostra Artística do 3º Imaginários Urbanos

Segunda-feira (22), às 19h
No YouTube do Porto Dragão

As obras selecionadas vão ficar disponíveis de 22 a 31 de março em galeria virtual no endereço www.festivalimaginariosurbanos.com.br