Dragão do Mar celebra Dia da Mulher com ciclo programático “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”

8 de março de 2021 - 15:24 # # #

Ao longo desta semana, a programação apresenta 2 espetáculos cênicos e 3 encontros virtuais que focam nas criações artísticas e mobilizações políticas de mulheres atuantes no Ceará. (Foto: Rute Anacé)

 

 O Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, dedicando grande parte de sua programação à produção de artistas e pensadoras mulheres atuantes no Ceará. A partir da criação potente de seus trabalhos, o ciclo “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”, apresentará, ao longo do mês de março, 18 projetos, entre palestras, aulas, partilhas de processos e apresentações artísticas. Nesta semana, a programação traz 5 trabalhos que poderão ser conferidos no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentroe no IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar), a partir das 19h. A programação completa pode ser acessada no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

 

Pensamento

     Como parte do ciclo, será iniciada, nesta segunda-feira (8), uma série de partilhas de saberes e experiências de artistas, ativistas e pesquisadoras sobre questões contemporâneas em torno da criação, da produção de pensamento e da mobilização política de mulheres. Gravadas, em plataforma virtual, com a mediação da artista, produtora cultural, professora e pesquisadora Tatiana Valente, as conversas atravessam temáticas diversas, mas que trazem como base comum uma perspectiva decolonial e de gênero, sempre a partir das 19h, no YouTube. Abrindo o eixo “pensamento”, a artista e ativista Ana Aline Furtado discorrerá sobre o tema “Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado”, uma lida com o pensamento autônomo para gestar práticas desobedientes.

Na quarta-feira (10), será a vez da antropóloga indígena e realizadora audiovisual Rute Anacé falar sobre “Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé”. No encontro, a convidada compartilha um pouco de sua trajetória como indígena, estudante e mulher em seus caminhos de resistência, bem como traz reflexões traçadas em suas pesquisas acadêmicas, nas quais relata o processo de remoção e reconstrução da aldeia Anacé.

Na sexta-feira (12), a educadora e artista visual Marília Oliveiraque estuda autobiografia, o gênero, a lesbianidade e a mistura entre imagem e palavra para composição de narrativas, abordará “O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós”.

Apresentações Artísticas

     Dando continuidade às apresentações artísticas já iniciadas na última quinta-feira (4), Janaína Bento apresenta, na terça-feira (9), às 19hno IGTv do Dragão do Mar, “Toada”, solo autoral de dança-movimento que a intérprete-criadora  define como “uma citação em dança, como um rumor de outras danças já dançadas, mas que vai se diferenciando a cada repetição”.

Em seguida, o público do Dragão é convidado a migrar para o YouTube, onde Maria Macêdo estreará, a partir das 19h15“Via, 2018”, videoarte que metaforiza o corpo/casa em constante processo de refazimento, reproduzindo como a matéria se comporta a partir de vivências distintas e cotidianas.

Programação “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”, de 8 a 14 de março


Pensamento

Sempre às 19h, no YouTube do Dragão
Dia 8 – “Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado” por Ana Aline Furtado.
Dia 10 – “Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé” por Rute Anacé
Dia 12 – “O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós” por Marília Oliveira


Apresentações Artísticas

Dia 9 – 19h – Janaína Bento apresenta o espetáculo de dança “Toada”.
No Instagram do Dragão. 4min02. Livre
19h15 – Maria Macêdo apresenta o videoarte “Via, 2018”. No YouTube do Dragão. 4min16. 14 anos

Serviço: “Mulheres em CriAção – arte e pensamento” – programação de 8 a 14 de março
Horário: A partir das 19h
Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)
Acesso gratuito