CCBJ | Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Centro Cultural traz programação destacando o projeto Princesinhas de Favela

5 de março de 2021 - 10:00

O Centro Cultural Bom Jardim exibirá nas suas redes sociais e site uma programação especial durante o mês de março, relacionada ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Mostrando um pouco do empreendedorismo protagonizado por mulheres moradoras do Grande Bom Jardim, apresentações artísticas e produtos audiovisuais tomarão conta da programação exclusivamente online do equipamento, durante o mês.

A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim lançará, no dia 4 de março, algumas das autoras e suas obras, disponíveis gratuitamente no acervo da Biblioteca do CCBJ. Para conferir as indicações, acesse nossas redes sociais CCBJ.

No dia 5 de março, o CCBJ preparou uma matéria especial sobre o projeto Princesinhas de Favela, produtora audiovisual em moda, recentemente lançada no mercado audiovisual de Fortaleza, após ser contemplada em um edital da Lei Aldir Blanc. A produtora foi idealizada por três mulheres, moradoras da periferia de Fortaleza e pensada inicialmente como um coletivo. Para saber mais, confira as redes sociais e site do CCBJ.

O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta 8 mulheres artistas e produtoras culturais da cena cearense que, durante suas trajetórias artísticas, tiveram passagem pelo Centro Cultural Bom Jardim, disponível nas redes sociais do equipamento nos dias 7 e 9 de março.

No dia 8 de março, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz um vídeo em que a educadora social Narah Adjane compartilha um pouco do seu processo de criação no graffiti. Como forma de representar a força e o protagonismo feminino no movimento Hip Hop, traz em sua composição o trocadilho “Quem pisa em mina, explode” e deixa o recado sobre respeito às mulheres.

Também no dia 8, o NArTE apresenta “Mulheres Ribeirinhas”, um vídeo estreia no qual mulheres ribeirinhas falam um pouco das suas trajetórias, conquistas e as lutas cotidianas. O processo de ocupação é na beira do rio maranguapinho. Confira nas redes sociais do CCBJ.

Compondo a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, no dia 8 de março o Bando Somos Todas Marias apresenta a live “Marias – Dias Mulheres Virão!”, onde abordarão os desafios e táticas de sobrevivência para que possamos continuarmos vivas e visíveis diante de uma sociedade estruturalmente patriarcal, lgbtfobica,racista e capacitista. A live acontecerá às 18h, no canal do CCBJ no YouTube.

Convidadas:

Silvana Oliveira/SP: Embaixadora Líder do Projeto Elos que Empoderam.

Bartira Sene é uma cantora, compositora, estudante de licenciatura em música na USP-Ribeirão Preto.

Lucivânia Sousa: Assistente Social, Pós-graduada em Docência e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduanda em Educação em Direitos Humanos – Universidade Federal do ABC, Articuladora na Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT na Secretaria Executiva de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos – SPS Conselheira no Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

Mediação de Dhanny Marinho: Licencianda em Teatro/IFCE, Pós graduanda em Políticas Públicas e Sociais/Plus,Pós Graduanda em Arte e Educação e Cultura Popular /Plus, artista,militante feminista interseccional lésbica, educadora popular e gestora do Bando  Somos Todas Marias.

Além dessa programação, as ações da Biblioteca do CCBJ como Cine Leitor e Ciclo de Leitura farão indicações especiais durante o mês de março em alusão a data. Haverá também, disponível nas redes sociais CCBJ, uma lista de indicação de autoras femininas para ler e aprender mais sobre as questões históricas que envolvem o 8 de março.

CONTRAPARTIDA CONVOCATÓRIA DE GRUPOS – BANDO SOMOS TODAS MARIAS APRESENTA “MARIAS – DIAS MELHORES VIRÃO”