CCBJ: Semana dos Laboratórios de Pesquisa é destaque na programação semanal

2 de março de 2021 - 14:18 # #

 

Semana dos Laboratórios de Pesquisa 2020/2021: evento acontecerá virtualmente, no formato de lives, exibidas no canal do CCBJ no YouTube, do dia 2 a 5 de março. Cada dia de live será divulgado nas redes sociais do CCBJ (Facebook e Instagram), com link de acesso à transmissão, detalhes sobre os participantes e tema da discussão. A imagem é correspondente ao processo de investigação do laboratório de teatro, Abayomi, que fará parte da estreia nesta terça (02). A Cena 1 traz formas poéticas, corpo e periferia, nessa miscelânea de afetos e atravessamentos e destacam também, os grupos: E aí População (Dança) e Acrobacia na palma da mão (Circo).  Crédito: Arquivo CCBJ.

 

Bem-vindo, Março! Estamos há um ano convivendo em contexto pandêmico  e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) vem se adaptando aos formatos de difusão, formação e atenção social por meio das suas frentes gerenciais: Ação Cultural, Escola de Cultura e Artes e Núcleo de Articulação Técnica e Especializada, Narte.

 

Seguindo os decretos estaduais, o CCBJ mantém sua programação on-line, gratuita e com tradução e interpretação de Libras, destinado a todos os públicos.

 

A primeira semana de março é a estreia da Semana dos Laboratórios de Pesquisa 2020/2021, com o tema “Pensamento, Memória e Identidade: imersões criativas no âmbito da pesquisa em artes”. A Semana terá compondo sua programação de 4 dias de evento, quatro lives divididas em “cenas”, que compilam em cada dia 3 grupos de pesquisa. As lives serão mediadas por representantes e pesquisadores(as) na área do tema escolhido e os grupos debaterão sobre os processos de pesquisa e suas experiências durante o período de realização dos seus projetos.

 

SERVIÇO:

SEMANA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISAS 2020/21

Dia: De 2 a 5 de março (ver cronograma): http://centroculturalbomjardim.org.br/noticias/centro-cultural-bom-jardim-lanca-semana-dos-laboratorios-de-pesquisa-2020-2021-%ef%bb%bf/

 

MAIS DETALHES SOBRE OS LABORATÓRIOS:

Para saber mais sobre todos os laboratórios dessa edição, as linhas de pesquisa de cada projeto e conhecer os professores mediadores, acesse: http://centroculturalbomjardim.org.br/escola-de-cultura-e-artes/laboratorio-de-pesquisa/labs-2020-2021/

Onde: Youtube CCBJ

Hora: a partir das 19h

Saiba mais sobre os Laboratórios: http://centroculturalbomjardim.org.br/escola-de-cultura-e-artes/laboratorios-de-pesquisa/

 

A semana ainda promete outras atrações e oportunidades na programação CCBJ que apresenta os Programas da Biblioteca, Sombrinha Literária (Ciclo de Leitura, Sexta Multi e CineLeitor) e Programa Recode com a I Oficina de Currículo. Além disso, o Centro traz Estúdio em Pauta com “Como mudar o timbre da bateria”, a série Iniciativas Comunitárias. E no final de semana  Cultura Popular no CCBJ, sábado (06/03), a quadrilha Tesouro Nordestino apresenta o “Ensaio da Saudade” e no domingo (07/03), estreia Narte em Pauta apresenta É O Brinca com Baticum e o ritmo maracatu cearense, ambas programações no Youtube CCBJ.

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA (ESTREIAS E LIVES) 01 A 07 DE MARÇO 2020:

 

02/03 às 18h – ESTÚDIO EM PAUTA: Vinício Costa apresenta “Como mudar o timbre da bateria”, no YouTube CCBJ.

 

02/03 às 19h – SEMANA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2020/2021: Cena 1 – Visibilidades da Cena, ao vivo no YouTube CCBJ.

 

03/03 às 16h – NARTE EM PAUTA: Série Iniciativas Comunitárias do GBJ, novo episódio nas redes sociais do CCBJ.

 

03/03 às 19h – SEMANA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2020/2021: Cena 2 – Corpo, Memória e Liberdade pela Reconfiguração do Mundo, ao vivo no YouTube CCBJ.

 

04/03 às 19h – SEMANA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2020/2021: Cena 3 –  Influência e Impactos de Produtos Culturais sobre Educação e Identidade, ao vivo no YouTube CCBJ.

 

05/03 às 19h – SEMANA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2020/2021: Cena 4 – Margens, Trajetórias, Existências e Reexistências Sociais, ao vivo no YouTube CCBJ.

 

06/03 às 17h – CULTURA POPULAR NO CCBJ: Quadrilha Tesouro Nordestino apresenta “Ensaio da saudade”, no YouTube CCBJ.

 

07/03 às 15h – É O BRINCA: Ba-ti-cum apresenta “Ritmo de Maracatu”, no YouTube CCBJ.

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA  (ESTREIAS E LIVES) 01 A 07 DE MARÇO 2020:

 

DIA 02/02 – TERÇA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “ZINE LIVRE”

 

RELEASE:  O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

 

Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, vamos conhecer a Zine Livre, uma ação da Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió (@livrolivrecurio). A Zine Livre 2020 traz poemas e textos das crianças e adolescentes da Livro Livre Curió. Para acessá-la, acesse as redes sociais do CCBJ.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “ZINE LIVRE”

Quando: 02/03

Onde:  Acesse

 https://drive.google.com/drive/folders/1ZXb-Fw9qn01uVDpXHtwXcga1pSsCIbEL

 

ESTÚDIO EM PAUTA APRESENTA “COMO MUDAR O TIMBRE DA BATERIA”

 

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais.

 

Às vezes quando gravamos não gostamos muito do timbre da bateria. Neste vídeo, Vinício Costa (@vinicioguitar), músico e técnico de áudio do CCBJ, mostra como é possível mudar esse timbre para que a bateria soe de maneira agradável.

 

?Serviço:

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO OTIMIZAR OS PLUGS”

Quando: 02/03 às 18h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

SEMANA DE CULMINÂNCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 1: VISIBILIDADES DA CENA

 

RELEASE: Formas, poéticas, corpo e periferia. Nessa miscelânea de afetos e atravessamentos, o laboratório de pesquisa do Centro Cultural Bom Jardim apresenta seu primeiro dia de mostra de processos com os Projetos: “Abayomi- Poéticas possíveis de uma realidade presente” (laboratório de teatro), “Acrobacia na palma da mão: Eu, tu e nós” (laboratório de circo) e “É aí população” (laboratório de dança). Este encontro será mediado por Tatiane Valente e transmitido pelo YouTube do CCBJ.

 

Tatiana Valente: é graduanda em Licenciatura em Teatro – IFCE; Formada pelo curso Técnico em dança, 2006 pelo IACC – SENAC – SECULT; Idealizadora da Cia PONTO; Facilita AULAS DE TECIDO ACROBÁTICO desde 2009; Formação Básica no Método Pilates pela VOLL; Ministrou Aulas de pilates solo e Bola no Espaço Galpão da Vila e no APÊ cultural; Ministrou aulas de técnicas acrobáticas aéreas no CUCA CHE GUEVARA, AYO Fitness, Café TEATRO das Marias; Integrou a gestão “tempo forte” da PRODANÇA 2017-2019; Atualmente facilita Aulas de Dança Acrobática no Centro de Artes de Maracanaú; Estuda técnica de Pole Dance fixo e pendular.

 

?Serviço:

SEMANA DE CULMINÂNCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 1: VISIBILIDADES DA CENA

Quando: 02/03 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 03/03 – QUARTA-FEIRA

 

PARCERIA PROGRAMA RECODE – BIBLIOTECA CONVIDA I OFICINA DE CURRÍCULO

 

RELEASE: Nesta quarta-feira, a Biblioteca do CCBJ convida a todos para participar da I Oficina de Currículo do Centro Cultural Bom Jardim. Essa oficina é uma resposta a uma demanda percebida após uma pesquisa feita em 2020 pela Biblioteca, em uma das etapas do Programa Recode. Para participar, inscreva-se através do formulário que será disponibilizado nas redes sociais do CCBJ a partir da quarta-feira. São 20 vagas, a partir de 15 anos.

 

Critérios:

1. Morar no Grande Bom Jardim.

2. Maior idade.

 

O resultado sairá no dia 11.03, no Instagram do CCBJ. A I Oficina de Currículo do CCBJ ocorrerá no dia 12.03, de 10h às 11h30, via Google Meet. Haverá cadastro reserva para futuras formações.

 

?Serviço:

PARCERIA PROGRAMA RECODE – BIBLIOTECA CONVIDA I OFICINA DE CURRÍCULO

Quando: 03/03 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

 

RELEASE: Dando continuidade a série de Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, advindas da Chamada Pública CCBJ  de Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta um vídeo dialogando sobre as potencialidades da ação Iniciativas Comunitárias, que conta com 30 organizações, ONGs e coletivos espalhados por todo o território do GBJ.

 

As organizações do vídeo desta semana são: Coletivo Bom Jardim na Luta, Grupo Produtivo Criart e Projeto Filhos do Rei

 

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

Quando: 03/03 às 16h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

SEMANA DE CULMINÂNCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 2: CORPO, MEMÓRIA E LIBERDADE PELA RECONFIGURAÇÃO DO MUNDO

 

RELEASE: A cena 2 de nossa semana do Laboratório do CCBJ traz inquietações e rupturas acerca de imposições de lugares sociais fixados e violentos para determinados corpos, se debruçando sobre perspectivas múltiplas da forma de existência e resistência de cada ser na reconfiguração de si e do mundo. Os projetos “Liberta”, “Quantos silêncios compõem um corpo de guerra?” e “Arte afro-presente” conversam sobre suas pesquisas e perspectivas nesse encontro mediado por Labelle Rainbow, pelo canal do youtube do CCBJ.

 

Labelle Rainbow – Travesti, Negra, estudante de comunicação social, designer, ativista dos movimentos sociais. Coordena o For Rainbow Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero desde o ano de 2008 de forma ininterrupta. Em 2016 foi estrela do documentário “Labelle”. Em 2017 tornou-se a primeira mulher travesti a receber uma homenagem, por sua atuação e história de luta pelos direitos humanos da população LGBT, da Câmara Municipal de Fortaleza em sessão Solene de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

 

?Serviço:

SEMANA DE CULMIN NCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 2:CORPO, MEMÓRIA E LIBERDADE PELA RECONFIGURAÇÃO DO MUNDO

Quando: 03/03 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 04/03 – QUINTA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “PUNHO NEGRO” (10 ANOS)

 

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é a websérie brasileira Punho Negro, com direção de Murilo Deolino e elenco Carol Alves e Heraldo de Deus.

 

A websérie tem cinco episódios, estrelando Tereza, uma mulher que passa o dia enfrentando vilões ao se transformar na justiceira Punho Negro, mas ela também precisa conciliar a carreira de heroína com os desafios da vida pessoal. Punho Negro venceu o Prêmio Rio Webfest, na categoria Melhor Ideia Original, em 2018.

Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “MORTE E VIDA SEVERINA” EM DESENHO ANIMADO

Quando: 04/03 (quinta-feira)

Onde: Acesse https://youtu.be/yeMIWDfyMlI

 

 

SEMANA DE CULMINÂNCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 3: INFLUÊNCIA E IMPACTOS DE PRODUTOS CULTURAIS SOBRE EDUCAÇÃO E IDENTIDADE

 

RELEASE: Neste terceiro dia da mostra de processos oriundos da 3a edição dos Laboratórios de Pesquisa do CCBJ, os projetos “Questões acerca da construção e do consumo de imagens de corpos negros no cinema brasileiro”  (Audiovisual),  “Teatro e o Fortalecimento da Identidade de Crianças Negras” (Teatro) e “Programa de Pesquisas Colaborativas Virtuais do Museu dos Kanindé: 25 anos educando gerações” (Cultura Digital) puxam o debate sobre o entrelaçamento entre Identidade e Produtos Culturais, “botando o deles” nas discussões sobre a força das operações conceituais e técnicas, produzidas por grupos socialmente minorizados, no combate a práticas racistas ainda vigentes em nossa época.

 

Mediação: Denise da Costa é professora da Unilab Ceará, negra antropóloga e negra escritora. Pesquisadora de estudos africanos da estética, do cinema e das artes corporais.

 

?Serviço:

SEMANA DE CULMINÂNCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 3: INFLUENCIA E IMPACTOS DE PRODUTOS CULTURAIS SOBRE EDUCAÇÃO E IDENTIDADE

Quando: 04/03 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 05/03 – SEXTA-FEIRA

 

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA /SEXTA MULTI – MULHERES NA LITERATURA

 

RELEASE: Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim divulga nas redes sociais do CCBJ algumas das autoras e algumas obras de sua autoria disponíveis no acervo da Biblioteca do CCBJ. Para conferir as indicações, acesse nossas redes sociais.

 

?Serviço:

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA /SEXTA MULTI – MULHERES NA LITERATURA

Quando: 05/03 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

SEMANA DE CULMINÂNCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 4: MARGENS, TRAJETÓRIAS, EXISTÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS SOCIAIS

 

RELEASE: Chegamos à Cena 4: Margens, Trajetórias, Existências e Reexistências Sociais.  Nesse último dia de apresentação de pesquisas e de compartilhamento e troca de experiências e saberes, o Laboratório de Pesquisa do Centro Cultural Bom Jardim convida a comunidade a conhecer os caminhos trilhados nos projetos: “Cartografia social das práticas culturais periféricas das juventudes do Grande Bom Jardim” (Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural),  “Imargem“ (Laboratório de Fotografia) e “Mulher, conta tua história” (Laboratório de Música). Este encontro será mediado por Romário Bastos e transmitido pelo YouTube do CCBJ.

 

Mediação: Romário Bastos – Historiador, Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará , Doutorando em História Social (UFC), Membro do Plebeu Gabinete de Leitura e do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim.

 

?Serviço:

SEMANA DE CULMIN NCIA – 3° LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ – CENA 4: MARGENS, TRAJETÓRIAS, EXISTÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS SOCIAIS

Quando: 05/03 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 06/03 – SÁBADO

 

CULTURA POPULAR NO CCBJ – QUADRILHA TESOURO NORDESTINO APRESENTA “ENSAIO DA SAUDADE”

 

RELEASE: No quadro “Cultura Popular no CCBJ”, trazemos neste sábado a Quadrilha Tesouro Nordestino, apresentando o espetáculo “Ensaio da Saudade”, no canal do CCBJ no YouTube, às 17h.

 

A Quadrilha Infantil Tesouro Nordestino em atuação há 17 anos no bairro Siqueira vem mostrar de maneira remota seu Ensaio especial de saudade para os amantes do São João.

 

?Serviço:

CULTURA POPULAR NO CCBJ – QUADRILHA TESOURO NORDESTINO APRESENTA “ENSAIO DA SAUDADE”

Quando: 06/03 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 07/03- DOMINGO

 

NARTE EM PAUTA – “É O PODER – 8M”

 

RELEASE: Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta nas redes sociais do equipamento 8 mulheres artistas e produtoras culturais da cena Cearense que, durante suas trajetórias artísticas, tiveram passagem pelo Centro Cultural Bom Jardim.                                                     

 

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – “É O PODER – 8M”

Quando: 07/03

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

É O BRINCA – BA-TI-CUM COM MARACATU

 

RELEASE: Para a programação do É O Brinca deste domingo, o CCBJ volta com a programação de maracatu, apresentada por Ba – Ti – Cum. Antônio Viana volta ao nosso canal no YouTube com o ritmo do maracatu cearense, que agora é uma variação do ritmo solene. Prepara o tambor que vai ser roxeda!

 

?Serviço:

É O BRINCA – BA-TI-CUM COM MARACATU

Quando: 07/03 às 15h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

É O BRINCA CONVIDA! ZEPELIM: ARTE PARA INFÂNCIA APRESENTA BORBOLETÁRIO – TEATRO PARA BEBÊS

 

RELEASE: Na programação do É O Brinca Convida deste domingo, o CCBJ trouxe o espetáculo “Borboletário – Teatro para bebês”, apresentado pelo Grupo Zepelim, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Um intérprete toma forma de um ser místico, híbrido de figuras animalescas e aladas, narrando o seu nascimento e suas transformações, por meio de composições coreográficas,técnicas de circo e canto.

 

Borboletário – Teatro para Bebês, é uma encenação atuada por Wellington Fonseca, fruto de uma pesquisa entre o teatro e a dança, compondo assim um conto em movimento direcionado para a primeira infância, acompanhada de adultos. Tecendo uma experiência teatral construída a partir do jogo lúdico do brincar, o faz de conta e distintas sonoridades, a obra nos leva a um lugar misterioso de segredos e descobertas, uma floresta onde a língua ainda é barulho e os seres vivos, ovos prestes a nascer. O espetáculo infantil é uma realização do Grupo Zepelim – Arte para infância, e teve sua estreia no 7° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (2017).

 

?Serviço:

É O BRINCA CONVIDA! ZEPELIM: ARTE PARA INFÂNCIA APRESENTA BORBOLETÁRIO – TEATRO PARA BEBÊS

Quando: 07/03 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ