CCBJ: Confira a programação desta semana

23 de fevereiro de 2021 - 18:08 # #

A artista Caroline Holanda lança neste mês de fevereiro a exposição física e virtual, Vidbrios. A instalação nasce da pesquisa que Caroline desenvolve no campo da arte, que, segundo a artista, tem como referência a “relação matéria-e-movimento na perspectiva compositiva-política-e-conceitual”. Uma experiência tátil, sonora no espaço. A proposta artística está instalada no CCBJ, desde 04/02 e no meio do processo foi criada a exposição virtual, no  site do CCBJ, lançada nesta quarta-feira, 24/02, como ação física e virtual do programa da Ação Cultural CCBJ: Galeria em Pauta. (crédito: Darlene Andrade).

 

Na última semana de fevereiro e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) apresenta uma série de programações on-line e gratuita, com tradução e interpretação de Libras.

Entre tantas atrações e conteúdos, é destacada a exposição Vidbrios, de Carol Holanda, que vem com a proposta de emitir uma experiência tátil e sonora no espaço.  A  instalação sensorial “Vidbrio” é um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza e está sendo exibida no Centro Cultural Bom Jardim, desde o dia 4 de fevereiro, com visitações que seguem todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. Após novo Decreto Estadual de Isolamento Social, a visitação da exposição ficou disponível apenas para alunos, prestadores de serviço e trabalhadores presentes no  equipamento, mediante agendamento prévio para evitar aglomerações e segue disponível no CCBJ até o dia 4 de março.

“Vidbrio” foi concebida por Caroline Holanda, artista e estudante da área cênica-instalativa. De acordo com Caroline, a instalação pretende propor uma experiência sensório-perceptiva, na qual o espectador é ele mesmo o compositor, uma vez que o desenho sonoro se dá a partir das suas trajetórias corporais no espaço. Ao percorrer a instalação, o espectador pode experimentar a composição de distintas sonoridades, sendo ele um explorador dos elementos em jogo, atuando como um ‘bricoleur’ de sonoridades, a partir de seu aparato perceptivo na relação espacial. A versão virtual da exposição é lançada nesta quarta-feira (24) no site CCBJ: Exposição Virtual Vidbrio .

Assista:  VÍDEO CONVITE da Exposição Vidbrio, por Caroline Holanda.

Por orientação do decreto estadual em controle ao cenário de agravo da Covid-19, o CCBJ continua com a maioria do expediente remoto, de maneira presencial apenas alguns serviços administrativos e algumas atividades específicas, sem público espectador. Contudo, toda a programação CCBJ vem completinha nos canais de comunicação CCBJ:

Instagram, Facebook, Youtube, Lista de Transmissão do WhatsApp (85) 9 8127 0954 e site ccbj.org.br, lançado em janeiro e ainda em elaboração. Saiba de toda programação e oportunidades antenados (as) nos canais CCBJ.

 

Aproveitando o contexto pandêmico e as atividades remotas, o CCBJ também reforça os canais de atendimento, conforme os interesses por setores do equipamentos:

 

assessoriadegestaoccbj@gmail.com  – ASSESSORIA DE GESTÃO

admccbj@gmail.com – ADMINISTRATIVO

acaoculturalccbj@gmail.com – AÇÃO CULTURAL

nucleodeformacaoccbj@gmail.com – ESCOLA DE CULTURA E ARTES

narteccbj@gmail.com – NARTE

ascomccbj@gmail.com – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA (ESTREIAS E LIVES) 15 A 21 DE FEVEREIRO 2020:

22/02 – GALERIA EM PAUTA: Caroline Holanda apresenta a instalação “Vidbrio”, nas redes sociais CCBJ.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Q_Xh472ncUk&feature=youtu.be

23/02 – ESTÚDIO EM PAUTA: Vínício Costa apresenta “Organização do software para trabalhar melhor”, no YouTube CCBJ.

24/02 às 19h – FORMAÇÃO EM PAUTA: Mediador do Lab de Pesquisa em Circo apresenta “Percurso de Formação e Criação do Circo”, ao vivo no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/sYzk7uakfxQ

25/02 às 18h – TEATRO EM PAUTA: Ko’s Coletivo apresenta o espetáculo “E a live era nossa?”, ao vivo no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/Cx9XovRUId4

25/02 às 17h – CONTRAPARTIDA: Grupo Periferia que Lê apresenta estreia de documentário autoral, no YouTube CCBJ.

26/02 às 18h – SOMBRINHA LITERÁRIA: Edivaldo Batista apresenta “Contos que o mar me cantou” + bate-papo “Conversas, contos e cafés”, ao vivo no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/VL-UrCpJPo0

26/02 às 21h – CONTRAPARTIDA: Bom Jardim Produções apresenta “Comédia da vida em cena” e o curta “!dendi: o mal está online – making off”, no YouTube do Bom Jardim Produções.

27/02 – NARTE EM PAUTA: Episódio novo da série “Iniciativas Comunitárias do GBJ, nas redes sociais CCBJ.

27/02 às 18h – TODOS OS SONS: Brincantes Sonoros apresentam “Sonoridades Urbanas”, no YouTube CCBJ.

28/02 às 16h – É O BRINCA CONVIDA: Rebeka Lúcio apresenta “Conto com o que tem em casa”, ao vivo no YouTube CCBJ.

Assista: https://youtu.be/Hh0jMWD1SY4

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA (ESTREIAS E LIVES) 15 A 21 DE FEVEREIRO 2020:

 

DIA 22/02- SEGUNDA-FEIRA

 

GALERIA EM PAUTA – INSTALAÇÃO “VIDBRIO” ESTÁ DISPONÍVEL PARA VISITAÇÃO INTERNA NO CCBJ

 

RELEASE: A instalação “Vidbrio” está sendo exibida no Centro Cultural Bom Jardim desde o dia 4 de fevereiro, com visitações que seguem todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. Após novo Decreto Estadual de Isolamento Social, a visitação da exposição ficou disponível apenas para alunos, prestadores de serviço e trabalhadores presentes no  equipamento, mediante agendamento prévio para evitar aglomerações. A exposição ficará disponível no CCBJ até o dia 4 de março.

 

“Vidbrio” foi concebida por Caroline Holanda, artista e estudante da área cênica-instalativa. A instalação nasce da pesquisa que Caroline desenvolve no campo da arte, que, segundo a artista, tem como referência a “relação matéria-e-movimento na perspectiva compositiva-política-e-conceitual”.

 

?Serviço:

GALERIA EM PAUTA – INSTALAÇÃO “VIDBRIO” ESTÁ DISPONÍVEL PARA VISITAÇÃO INTERNA NO CCBJ

Quando: 04/02 a 04/03

Onde: Centro Cultural Bom Jardim. Para mais informações, acesse: http://bit.ly/ExposicaoVirtualVidbrio

 

DIA 23/02- TERÇA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA LIVRO “AMORAS” NARRADO

 

RELEASE:  O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

 

Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, vamos conhecer o livro “Amoras”, história escrita, cantada e contada por Emicida. Uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo, mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “PRA OUVIR E IMAGINAR”

Quando: 23/02

Onde:  Acesse https://youtu.be/Avt7s8XgDjs

 

ESTÚDIO EM PAUTA  – VINÍCIO COSTA APRESENTA “ORGANIZAÇÃO DO SOFTWARE PARA TRABALHAR MELHOR”

 

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais.

 

Para conseguir otimizar o trabalho no software de gravação é preciso organização na DAW para trabalhar melhor. Neste vídeo, Vinício Costa (@vinicioguitar), músico e técnico de áudio do CCBJ, mostra uma das maneiras de organizar isso.

 

?Serviço:

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO OTIMIZAR OS PLUGS”

Quando: 23/02 às 19h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

DIA 24/02 – QUARTA-FEIRA

 

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA

 

A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser uma instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é  capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos. Nesta quarta-feira o CCBJ divulga o curso “Word na Prática”, disponibilizado pela plataforma Recode.

 

Por meio dele você irá conhecer os elementos e funcionalidades básicas do Word, experimentar a criação de textos através de ferramentas de personalização, além de desenvolver suas competências digitais e conhecer mais sobre o tema.

 

Para saber como acessar o aplicativo Moodle, que oferece a oportunidade de realizar os cursos da Plataforma Recode pelo celular, é só acessar nossas redes sociais e seguir o tutorial disponível no nosso feed.

 

?Serviço:

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA – 14 ANOS

O quê: Oferta de curso gratuito, on-line e com certificação: “Word na Prática”

Onde: http://www.recode.org.br (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);

Informações: biblioccbj@gmail.com

 

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

 

RELEASE: Dando continuidade a série de Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, advindas da Chamada Pública CCBJ  de Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta um vídeo dialogando sobre as potencialidades da ação Iniciativas Comunitárias, que conta com 30 organizações, ONGs e coletivos espalhados por todo o território do GBJ.

 

As organizações do vídeo desta semana são: AMBJ Unidas, Coletivo Bom Jardim na Luta e Associação dos Moradores da Comunidade Marrocos.

 

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

Quando: 24/02 às 16h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

FORMAÇÃO EM PAUTA – MEDIADORES DO LAB APRESENTA: “PERCURSO DE FORMAÇÃO E CRIAÇÃO DO CIRCO”

 

O CCBJ apresenta nesta quarta-feira um bate-papo ao vivo com Samara Garcia, mediado pelo professor mediador do Laboratório de Pesquisa em Circo do CCBJ, com o tema “Percurso de formação e criação do circo”.

 

Através da conversa, os participantes buscarão debater como se dão estes caminhos e a necessidade de construir espaços de diálogos entre artistas, formadores e poder público. A live acontecerá no dia 23, às 19h no canal do CCBJ no YouTube.

 

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – SLAM DA OKUPA: LIVE COMEMORATIVA DE 3 ANOS

Quando: 24/02 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 25/02- QUINTA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “MORTE E VIDA SEVERINA” EM DESENHO ANIMADO

 

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “Morte e vida de severina”, uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão.

 

Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “MORTE E VIDA SEVERINA” EM DESENHO ANIMADO

Quando: 25/02 (quinta-feira)

Onde: Acesse https://youtu.be/clKnAG2Ygyw

 

CONTRAPARTIDA – GRUPO PERIFERIA QUE LÊ APRESENTA WEBDOCUMENTÁRIO

 

O CCBJ trouxe nessa quinta-feira o grupo Periferia que Lê, exibindo no canal do CCBJ no YouTube um webdocumentário de autoria própria,  compondo a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim.

 

Sobre o produto: Documentário sobre o projeto literário PERIFERIA QUE LÊ. Neste vídeo apresentaremos o ínicio e as ações atuais realizadas e um pouco do cotidiano dos cinco integrantes, além de trazer participações de artistas/moradores da comunidade para falar um pouco sobre o impacto do projeto em suas vidas e na sociedade.

 

?Serviço:

CONTRAPARTIDA – GRUPO PERIFERIA QUE LÊ APRESENTA WEBDOCUMENTÁRIO

Quando: 25/02 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

TEATRO EM PAUTA – K’OS COLETIVO APRESENTA ESPETÁCULO “E A LIVE ERA NOSSA?”

 

RELEASE: No Teatro em Pauta dessa semana o CCBJ traz o K’OS Coletivo (@kos.coletivo) apresenta o espetáculo “E a live era nossa?” ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Em seguida, haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo sobre o processo de produção do espetáculo.

 

Sinopse: “E a Live era Nossa?”, do K’Os Coletivo, é uma grande paródia das lives, transmissões e vídeos postados online por famosos e não-famosos nas redes sociais. Dois palhaços estão muito animados, pois vão ver aquela “Live” maravilhosa no conforto de casa. O que viam eram várias pessoas atentas olhando para eles pela tela do celular. Por que estamos vendo isso?, pensaram. De repente, veio a lembrança: “A Live era nossa! E agora? Confiram como eles conseguiram sair dessa enrascada.

 

?Serviço:

TEATRO EM PAUTA – K’OS COLETIVO APRESENTA ESPETÁCULO “E A LIVE ERA NOSSA?”

Quando: 25/02 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 26/02- SEXTA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA / SEXTA MULTI – EDIVALDO BATISTA APRESENTA “CONTOS QUE O MAR ME CANTOU” + BATE PAPO “CONVERSAS ,CONTOS E CAFÉS” COM A MEDIAÇÃO DE AMANDA RIBEIRO

 

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ faz parte das Sextas Multi do equipamento. Para essa sexta-feira, o CCBJ traz Edivaldo Batista (@edivaldobatistaator) apresentando o espetáculo “Contos que o mar me cantou”. Em seguida, haverá um bate-papo com o artista, mediado por Amanda Ribeiro, com o tema “Conversas, contos e cafés”.

 

Contos que o Mar me Cantou é um projeto de contação de Histórias onde Edivaldo Batista  partilha com ouvintes contos de tradição oral de povos do mundo: Nigéria, Burkina Farso; Costa do Marfim, Colômbia, Peru, Amazônia, Serra de Baturité e tantos outros. São contos que li, escutei e preservei em mim. Eles vêm de muitos lugares; do mar, dos livros, das escutas e lidas da vida e falam de bichos, deusas, heroínas, heróis, aventuras, encantamentos, espertezas, monstros, rainhas, reis e celebram a diversidade de sons, cheiros e sabores que as histórias transmitem.

 

Edivaldo Batista: ator, contador de Histórias, diretor teatral. Adora construir peças de Teatro onde conta histórias usando máscaras, bonecos, objetos e outros elementos de Cena. Formado pelo IFCE, já participou de grupos de teatro,  Projetos de Leituras, Festivais de Teatro  e muitos outros Projetos Artísticos. Tem no seu repertórios os espetáculos ” Contos que o Mar me Cantou”; Iroko – a Grande Árvore; Bricante-Inprocesso”.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA / SEXTA MULTI – EDIVALDO BATISTA APRESENTA “CONTOS QUE O MAR ME CANTOU” + BATE PAPO “CONVERSAS ,CONTOS E CAFÉS” COM A MEDIAÇÃO DE AMANDA RIBEIRO

Quando: 26/02 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

CONTRAPARTIDA – BOM JARDIM PRODUÇÕES APRESENTA “COMÉDIA DA VIDA EM CENA” E CURTA “DENDI: O MAL ESTÁ ON LINE” – MAKING OFF

 

RELEASE: Compondo a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, nessa sexta-feira o CCBJ divulga a live do grupo Bom Jardim Produções (@bomjardimproducoes), com o tema “Comédia da vida em cena” e o curta “Dendi: o mal está online” (making off).

 

Sinopse: Imagine uma família que morava na aldeota e após perder tudo vem morar no Bom Jardim. Neste episódio além da família ter que se adaptar a nova vida, uma hóspede nada amigável chega para piorar ainda mais.

 

?Serviço:

CONTRAPARTIDA – BOM JARDIM PRODUÇÕES APRESENTA “COMÉDIA DA VIDA EM CENA” E CURTA “DENDI: O MAL ESTÁ ON LINE” – MAKING OFF

Quando: 26/02 às 21h

Onde: Canal do Bom Jardim Produções  no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCmePvUJbc8inLYnjYDiFGoA

 

DIA 27/02- SÁBADO

 

TODOS OS SONS – BRINCANTES SONOROS APRESENTA “SONORIDADES URBANAS”

 

RELEASE: No Todos os Sons deste sábado, o CCBJ traz para a programação virtual o grupo Brincantes Sonoros (@brincantessonoros), apresentando o espetáculo “Sonoridades Urbanas”, estreando no canal do CCBJ no YouTube, às 18h.

 

O espetáculo Sonoridades Urbanas parte da pesquisa do coletivo sobre música cênica e o sons como composições cênicas, pensando a estética e as dramaturgias sonoras do cotidiano. em busca do ser brincante que brinca na urbanidade, aos sons de instrumentos criados a partir de materiais de construção: canos pvc, eletrodutos, materiais encontrados no rio Maranguapinho.

?Serviço:

TODOS OS SONS – BRINCANTES SONOROS APRESENTA “SONORIDADES URBANAS”

Quando: 27/02 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 28/02 – DOMINGO

 

É O BRINCA CONVIDA – REBEKA LÚCIO APRESENTA “CONTO COM O QUE TEM EM CASA”

 

RELEASE: No É o Brinca deste Domingo, o CCBJ traz a artista Rebeka Lúcio (@viajandonasasasdaimaginacao) apresentando o espetáculo “Conto com o que tem em casa”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Em seguida, a artista participa de um bate-papo ao vivo, às 16h.

 

Sobre o espetáculo: Dendicasa, a gente brinca de fazer invencionice e vai inventando e desinventando a vida. Se lugar de cultura agora é em casa, é aqui que a gente brinca de (re)inventar. Essa proposta artística pretende aliar a contação de histórias à criatividade, de modo a incentivar o reconto e a imaginação. “Conto com o que tem em casa” é uma proposta de contação de histórias curtas oriundas de fábulas ou contos populares narrados com objetos que se tem em casa. Inspirado no jogo “Homenagem a Magritte”, catalogado no livro “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal, em que um objeto não é esse objeto, isto é, podendo ter usos variados conforme a imaginação do participante,essa proposta transforma objetos em personagens. Desse modo, coisas se antropomorfizam, tal qual os personagens do clássico “A Bela e a Fera”, em que castiçais, bules e xícaras têm voz. Nessas narrativas  não serão utilizados bonecos ou fantoches, mas objetos. “Conto com o que tem em casa” é o projeto cultural proposto a esse edital, intencionando aliar ludicidade a tecnologia, ao realizar narrativas que instigam a imaginação em plataforma digital. A #contocomoquetememcasa pretende instigar os espectadores a recontarem o conto contado, mas agora com outros personagens,objetos que se tem na casa do ouvinte. Seja pente, escova, pincel, lápis, xícara ou sapato tudo pode virar personagem. Vamos dar asas à imaginação?

?Serviço:

É O BRINCA CONVIDA – REBEKA LÚCIO APRESENTA “CONTO COM O QUE TEM EM CASA”

Quando: 28/02 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ