Lei Aldir Blanc | 10ª edição da Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada acontece em formato online

16 de fevereiro de 2021 - 17:55 # # #

(foto: K’Os Coletivo/ divulgação)

A paradisíaca praia de Canoa Quebrada, situada em Aracati, no litoral leste do Ceará, além de ser palco de belezas naturais, também abriga diversos eventos tradicionais do calendário cultural do Ceará. Entre estas iniciativas, está a Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada. Este ano, o evento chega à sua 10ª edição, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), através da Lei Aldir Blanc. Por conta da pandemia, esta edição comemorativa acontece em formato online no período de 19 a 23 de fevereiro no canal do YouTube do evento. O acesso é gratuito.

Nesta edição, especial e comemorativa, serão realizados durante cinco dias evento online, mas com muito calor humano, que vai contar com em sua programação com bate-papos, relatos e memórias de participantes de outras edições e ainda apresentações de circo, dança e teatro. “Neste momento tão difícil de pandemia, de paralisação do setor cultural, realizar festivais e mostras é também um ato de resistência, mesmo que em novos formatos, pois precisamos garantir renda para trabalhadores e trabalhadoras da cultura”, declara Rosângela Santos, diretora da Mostra.

Na programação da X Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada, serão cinco programas e entre as atrações estarão: A Trupe do Carrapicho, Cia Laguz Circos, Cia Lamparim, Grupo Desequilibradoz, Circo Além da Lona (SP), Grupo Corpos Teatro Independente, Grupo Nós Mimo (RS), K´Os Coletivo, Sâmia Bittencourt e Cia Plural. Além de convidados como Ãngelo Márcio (Idealizador e Gestor do Festival Internacional de Circo do Ceará), Adriano Lima (Idealizador e Gestor do Curta Canoa) e Ernesto Gadelha (Coordenador de Conhecimento e Formação da SECULT-CE) nos Papos da Mostra.

“A celebração do sentimento de valorização de nossos parceiros, a exaltação do nome de Dragão do Mar (Chico da Matilde) este guerreiro libertário, a realização de ações formativas e de integração nos move. Convidamos a todes para estarem juntes na realização desta edição que tanto nos emociona. Esta edição promete ir além-mar e além-territórios, aprofundar ainda mais este importante circuito das artes”, reitera Rosângela Santos.

Desde sua primeira edição conta com ajuda de parceiros, e em grande parte das edições sem financiamento público. Mas o evento vem garantido a apresentação de espetáculos das artes cênicas, promovendo intercâmbio artístico/cultural entre grupos, trupes, coletivos artísticos de dentro e fora do Brasil. Durante estes 10 anos, o evento dialogou com organizadores de festivais, mestres da cultura da região, técnicos, produtores, gestores e artistas internacionais e locais.

A X Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada tem a realização da Associação Cultural Canoa Criança, a produção executiva da Ideais Produções e a Comunicação do portal Papo Cult. Esta edição é apoiada pela Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).