Todo carnaval tem sua história: Theatro José de Alencar discute o ciclo carnavalesco

12 de fevereiro de 2021 - 17:10 # # #

Programação inteiramente online celebra as memórias de carnaval com lives e homenagem a Elzenir Colares

No mês de fevereiro, o Theatro José de Alencar fará uma programação virtual com lives e encontros sobre assuntos relacionados ao ciclo carnavalesco. A programação virtual busca discutir e relembrar as manifestações populares do Ciclo Carnavalesco, como maracatus, blocos de rua, músicas, entre outras atividades.

Iniciando a programação, no dia 17/02, às 19h, será realizado o Theatro de Portas Abertas, apresentando a transmissão da nomeação do palco “Elzenir Colares”, com participação do Mestre Rainha Almeida, do Maracatu. Com essa ação, o Theatro José de Alencar presta uma homenagem a Elzenir Colares, professora, pesquisadora e artista, considerada a “dama do folclore cearense”, batizando o palco do jardim do teatro com o seu nome. No mesmo dia, às 20h, Deidiane Piaf, personagem do ator e comediante Dênis Lacerda, interage com o público do TJA, exibindo fotos e relembrando memórias divertidas de carnaval.

As demais lives se realizarão nos dias 23, 24 e 27/02, sempre às 19h30, e terão como tema, respectivamente: o carnaval de rua de Fortaleza, com Danielle Maia Cruz e Dilson Pinheiro; maracatu, com Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, e as memórias do carnaval de Fausto Nilo, com o próprio cantor. Os três programas serão mediados pelo jornalista e radialista Nelson Augusto.

Theatro José de Alencar discute o ciclo carnavalesco

17/02/2021, quarta: Theatro de Portas Abertas

19h: Transmissão da nomeação do palco “Elzenir Colares” com performance do Mestre Rainha Almeida

Em mais uma edição do “Theatro de Portas Abertas”, o Theatro José de Alencar presta uma singela homenagem a Elzenir Colares, professora, pesquisadora e artista, considerada a “dama do folclore cearense”. Nesse dia, o palco do jardim do TJA será batizado com o nome da folclorista cearense. A atividade terá uma apresentação do Mestre Rainha Almeida, rainha do Maracatu e Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará.

Local: Youtube do Theatro José de Alencar

20h: Live “Memórias de Carnaval” com Deidiane Piaf

Nessa live, Deidiane Piaf, personagem do ator e comediante Dênis Lacerda, vai interagir com o público do Theatro José de Alencar, exibindo fotos e relembrando memórias divertidas de carnaval.

23/02/2021, terça

19h30: “Memórias do carnaval de rua de Fortaleza”, bate-papo online com a socióloga Danielle Cruz e o comunicador Dilson Pinheiro, com mediação do jornalista Nelson Augusto.

Bate-papo sobre as memórias e movimentos dos blocos de rua de Fortaleza, com Danielle Maia Cruz e Dilson Pinheiro e mediação do jornalista e radialista Nelson Augusto. Danielle é pós-doutora em Avaliação de Políticas Públicas, Mestre e Doutora em Sociologia pela UFC, autora do livro “Maracatus no Ceará: sentidos e significados” e da tese de doutorado “Fortaleza em tempo de Carnaval: maracatus, blocos de pré Carnaval e a política de editais”. Dilson Pinheiro é apresentador de televisão e eventos, compositor, produtor cultural e carnavalesco.

24/02/2021, quarta

19h30: “Memórias do Maracatu”, bate-papo online com os músicos e compositores Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, com mediação do jornalista Nelson Augusto.

Bate-papo sobre as memórias e movimentos dos Maracatus do Ceará, com Pingo de Fortaleza e Calé Alencar e mediação do  jornalista e radialista Nelson Augusto. Pingo de Fortaleza é cantor, compositor, poeta, pesquisador, músico e Coordenador de Programas e Projetos da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar. Calé Alencar é cantor, compositor, produtor musical e idealizador e brincante do Maracatu Nação Fortaleza.

27/02/2021, sábado

19h30: “Fausto Nilo e as memórias do carnaval”, bate-papo online com Fausto Nilo e mediação do jornalista Nelson Augusto.

Bate-papo sobre músicas e memórias de carnaval de Fausto Nilo, compositor, arquiteto e poeta brasileiro. Fausto Nilo é considerado um dos compositores mais exitosos do país, com cerca de 400 sucessos interpretados por inúmeros artistas de peso. O bate-papo será mediado pelo jornalista e radialista brasileiro Nelson Augusto, profundo conhecedor e entusiasta da música cearense.