CCBJ em parceria com Periferia que Lê lança ações sociais e culturais no território GBJ

10 de fevereiro de 2021 - 16:53 # # # # #

Periferia que Lê: Informação, Arte e Resistência é um projeto social destinado às periferias de Fortaleza, em especial às comunidades do Grande Bom Jardim e, em 2020 vem atuando em parceria com o CCBJ, por meio da Convocatória de Manutenção dos Grupos Artísticos do território.

Durante a pandemia, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM)  reinventou  seu modo de agir e de relacionar com seus públicos, inclusive as parcerias. Os recursos provenientes do projeto Tempos de Cultura, financiado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FECOP) aplicados no equipamento foram reorganizados para que as ações e serviços fossem adaptadas ao contexto pandêmico. Uma delas é a Convocatória de Manutenção aos grupos e coletivos culturais do território do Grande Bom Jardim lançada no segundo semestre de 2020. O intuito da chamada é  prover a retomada da economia local de quinze propostas locais, visando a manutenção do processo de criação, difusão e circulação cultural dos projetos, possibilitando visibilidade e manutenção dos grupos atuantes no território. Uma das estratégias de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19.

Dentre os selecionados, o projeto social “Periferia que Lê”, destinado às periferias de Fortaleza, em especial às comunidades do território Grande Bom Jardim, vem desempenhando suas ações com apoio do CCBJ, como o lançamento do site e a elaboração, impressão e circulação do impresso Informativo Periferia que lê, que está na segunda edição.

Acesse Informativo Periferia que Lê:

1º edição:

http://centroculturalbomjardim.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Periferia-que-L%C3%AA-01-1.pdf

2º edição:

http://centroculturalbomjardim.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Periferia-que-L%C3%AA-02-1.pdf

3º edição:

http://centroculturalbomjardim.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Periferia-que-Lê-03-compactado.pdf (lançado em fevereiro 2021)

O Periferia que lê atualmente está também como um dos grupos artísticos da Chamada Pública para Manutenção dos Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim.

O projeto em breve terá um mini doc falando do processo durante a pandemia dispostos nas redes sociais e no canal do Youtube CCBJ nos próximos dias.
Obs: Algumas indicações de fotos anexadas.