8ª reunião ordinária do CEPC aconteceu nesta quinta, 28/1

28 de janeiro de 2021 - 14:48 #

Em reunião nesta quinta-feira (28), o Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (CEPC) trouxe como pautas a aplicação do balanço da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e as Eleições do CEPC, com definição da Comissão de Acompanhamento da Eleição metodologia e calendário eleitoral. As inscrições para as eleições serão divulgadas a partir de julho, pelas redes sociais.

Sobre a Lei Aldir Blanc, o secretário da Cultura Fabiano Píúba destacou que o Ceará teve um papel fundamental para a construção e execução da Lei em parceria com as secretarias, a sociedade civil, e os governos sendo uma construção social e coletiva. “Fizemos um processo muito democrático, que contou com a participação do CEPC, com os fóruns e as secretarias da Cultura municipais e do Estado. Agora, precisamos medir os resultados e impactos para a cadeia produtiva e economia criativa locais. Para tanto, faremos um estudo de leitura e análise dos indicadores produzidos pela Lei Aldir Blanc,  com o IPECE, e destacaremos alguns dos projetos para análise de impacto econômico”, informou o secretário.

Além da Lei Aldir Blanc e da formação de uma Comissão para a eleição do CEPC, foram destacadas a Gestão do IDM nos Equipamentos Culturais, em especial no CCBJ, que apresenta atraso de pagamentos de bolsas entre outras questões. “A Gestão tem o compromisso de acolher as lutas, e contribuir para que estas lutas sejam levadas para as demais instâncias do Governo, a fim de seguirmos com os avanços para o equipamento. Nosso compromisso é garantir os benefícios que havíamos conquistado para o funcionamento do centro neste ano”, destacou Luisa Cela, secretária executiva da Secult .

Sobre o Instituto Dragão do Mar, a secretária executiva destaca que, para 2021, é uma prioridade a qualificação dos procedimentos de celebração dos contratos de gestão e das sistemáticas de avaliação, assim como o aperfeiçoamento gerencial do Instituto.

Os Calendários de divulgação do Resultados de Editais também tiveram destaque, assim como o Calendário de Ações Estruturantes, tais como a retomada do Projeto Circula Ceará / Encontro Dirigentes Municipais de Cultura / Seminário Cultura do Acesso.

Como encaminhamento, foi solicitado que todas as linguagens apresentem as pautas que serão destaque nas reuniões do primeiro e segundo semestres.