Teatro, música e bate-papo marcam a programação do Cineteatro São Luiz para este final de semana

20 de janeiro de 2021 - 15:04 # # # #

(Foto: peça “Final da Tarde”, do grupo Teatro de Caretas, por Sol Coelho)

 

A programação virtual do Cineteatro São Luiz para este final de semana conta com a exibição na sexta-feira (22), às 19h, do espetáculo “Final da Tarde” do Grupo Teatro de Caretas, do show “La Mar” de Lorena Nunes no sábado (23), também às 19h, e de mais uma edição da revista eletrônica do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Cena São Luiz, que traz para esta edição a temática formações culturais no domingo (24), às 18h. Todas as atividades têm acesso gratuito, estreia pelo site e canal de YouTube do Cineteatro e fica disponível por tempo indeterminado.

 

Esta programação tem correalização da Fundação dos Amigos do Theatro José de Alencar, é apoiada pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei nº13.811, de 16 de agosto de 2006, e faz parte das atividades de comemoração do equipamento pelos seus cinco anos de reabertura.

 

Final da Tarde

 

A peça encenada pelo Grupo Teatro de Caretas integra a faixa de programação Curta São Luiz, tem classificação indicativa de 12 anos e é o resultado da pesquisa “A cidade como dramaturgia: uma experiência de atuação na rua”. Com orientação de pesquisa e direção do espetáculo de André Carreira, Final da Tarde propõe uma vivência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação. É a história de uma mãe, seu filho e seu marido no dia a dia da cidade.

 

La Mar

 

La Mar é o mais novo álbum da cantora Lorena Nunes, que nos convida para um passeio gingado com pés na areia e um sopro cadenciado da maresia no pé do ouvido. Reúne simbologias importantes do universo místico e pessoal de Lorena, cujo processo de idealização teve início ainda na gravação de seu primeiro álbum “Ouvi dizer que lá faz sol”, em 2014.

Tendo a cigania como forte referência de seu trabalho, La Mar marca um lugar novo, um renascimento para a artista. Traz novas músicas e também singles já celebrados pelo público, como “Bom dia, saudade”, “Tenho um verão” e “Minha praia”. O show que foi integralmente gravado no palco principal do Cineteatro é o primeiro de La Mar e integra a faixa de programação Dentro do Som.

 

Cena São Luiz

 

Encerrando a programação virtual do São Luiz para o final de semana, o equipamento exibe o Cena São Luiz, sua revista eletrônica em formato de Web TV, que aborda a temática formações culturais em um bate-papo com dois importantes agentes do setor: Emídio Sanderson, produtor cultural, organizador do Plano de Cultura Infância do Ceará e diretor do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC); e Flávio Sampaio, bailarino com 45 anos de experiências no palco e 30 anos no ensino da dança, fundador do Colégio de Dança do Ceará e da Escola de Dança do Paracuru.

 

Ainda neste episódio será exibido “Praia das Almas”, da Paracuru Companhia de Dança, dirigido por Flávio Sampaio. O espetáculo usa a imagem da Vila do Parazinho, soterrada pelas dunas no século XIX, para construir uma coreografia arqueológica que caça escombros e memórias da origem da cidade de Paracuru.

 

No bloco “Cultura da Praça”, a história e a arte do jovem violinista Jonas, que descobriu que sua paixão pela música poderia tornar-se também uma forma de tocar a alma dos transeuntes das praças de Fortaleza.

 

Serviço

 

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

 

Dia 22/01 (sexta), às 19h

[Curta São Luiz] – Final da Tarde – Grupo Teatro de Caretas

 

Dia 23/01 (sábado), às 19h

[Dentro do Som] “La Mar” – Lorena Nunes

 

Dia 24/01 (domingo), às 18h

Exibição Cena São Luiz

 

Acesso gratuito