Secult realiza mostra online do Ciclo Natalino, na quarta, 6/1, Dia de Reis

31 de dezembro de 2020 - 10:25 # #

 

(Foto: Grupo Raízes Nordestinas na Mostra Ceará Natal de Luz, por Felipe Abud/Secult-CE * Foto tirada antes do período de pandemia)

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), realiza a “Festa Virtual de Reis”, uma mostra online do Ciclo Natalino, reunindo apresentações de reisado, mensagens e performances em vídeo de grupos, coletivos e mestres da cultura do Ceará. A programação será exibida na quarta-feira, 6 de janeiro, às 18h, no canal do YouTube da Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov).

 

“’Festa de Reis – É tempo de renovar a esperança’: é assim que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará celebra o Dia de Reis, com uma programação especial online. Estamos aqui para renovar com nosso corpo e espírito, com os reisados, que são uma identidade cultural muito forte do Nordeste, em especial do Ceará. Quero aproveitar para saudar todos os mestres e mestras da cultura do Ceará, todos os brincantes dos grupos tradicionais e populares que fazem do reisado a sua arte. Dia de Reis é dia de estarmos renovando a nossa esperança. Que a gente possa plantar e colher 2021 com belas folhas, flores e frutos”, destaca o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba. 

 

A programação da mostra online é realizada em parceria com grupos, mestres e coletivos de destaque durante o ciclo natalino. “Apesar das dificuldades do ano 2020, esse é um novo recomeço, um momento de acreditar nas possibilidades de um mundo melhor. A gente expressa esse desejo por meio da programação organizada pela Secult, com colaboração de grupos de tradição e projeção da cultura popular que participaram das nossas programações por meio dos editais Cultura Dendicasa e da convocatória ‘Arte em Rede’”, ressalta, por sua vez, a coordenadora de patrimônio cultural de memória da Secult, Cristina Holanda. 

 

“Festa Virtual de Reis” – Programação

 

Mensagem da Anunciação: Reisado do Grupo Garajal

 

Poesias de Luz com a Mestra da Cultura do Ceará, Mestra Zulene e Mestre Aldenir

 

Exposição de Fotografia  “Galanthus” de Emrah Kartal

 

Exibição dos vídeos “Mestre João Bosco – Cantos da Tradição” e “Mestre Seu Neném – Dança Maneiro Pau e Reisado” (Projetos apoiados por meio do Edital Cultura DendiCasa da Secult)

 

Exibição do Programa Nós do Batente Episódio 02, com Mestre Aldenir (programa produzido pelo Porto Dragão, equipamento da Secult)

 

Ceará de Atitude, com Mestre Zé Pio

 

“Entre Mestres: Reisado do  Garajal – Guerreiros de Jorge” (projeto selecionado na convocatória Arte em Rede da Secult)

 

Serviço 

 

“Festa Virtual de Reis”

Quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Às 18h

No canal do YouTube da Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov).