Centro Dragão do Mar traz pesquisadores para debate virtual sobre a vida de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nesta terça (01)

1 de dezembro de 2020 - 11:37

Museu da Cultura Cearense traz os historiadores Licínio Miranda e Patrícia Xavier para uma conversa sobre a história do homem por trás do herói.

Recentemente, ganhou notoriedade a descoberta do local do túmulo de Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Dragão do Mar, considerado um dos grandes nomes do abolicionismo da escravidão no Ceará e que é homenageado pelo centro cultural homônimo. Mesmo sendo uma figura tão importante para nossa história, ele morreu no ostracismo e seu local de sepultamento foi desconhecido por mais de um século. Este ano, o historiador Licínio Miranda preencheu essa lacuna histórica ao localizar o túmulo de Francisco no Cemitério São João Batista. A fim de ampliar os conhecimentos sobre o personagem, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realizará um debate ao vivo com o historiador Lucínio Miranda e Patrícia Xavier, estudiosa que também pesquisa sobre Nascimento, nesta terça-feira (1º), a partir das 15h no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro). A conversa será mediada por Carlos Viana, jornalista e integrante do Projeto Acesso do MCC.

Para o historiador Licínio Miranda, muito foi dito sobre o Dragão do Mar, o líder do movimento abolicionista no Ceará. Ainda assim, contraditoriamente, pouco se sabe de fato sobre o homem real por trás do mito. A recente descoberta de seu túmulo, esquecido há muitos anos, é oportuna. “Nascimento era honesto, trabalhador e altruísta, que muito fez pelo bem comum. É um herói e deve ser valorizado pelas gerações presentes e vindouras como um modelo de virtudes a ser seguido”, afirma o pesquisador.

Patrícia apresentará sua pesquisa de mestrado sobre a memória e história dos escritos produzidos sobre Dragão do Mar, de 1934 até 1958, cujo título é: “O Dragão do Mar na ´Terra da Luz´: a construção do herói jangadeiro (1934-1958)”.

Sobre os convidados

Patrícia Xavier (é graduada em história pela UFC, Mestre em História Social pela PUC/SP e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan/CE. Atualmente é coordenadora do Museu da Indústria);

Licínio Nunes de Miranda (Historiador. Nasceu em Fortaleza. Estudou no Colégio Militar de Fortaleza e posteriormente na Universidade de Fortaleza, onde se formou em Direito em 2008. Depois que passou no exame da ordem, trabalhou como advogado durante anos. Em 2014, ingressou no programa

MALAS do Centro de Estudos Latino-Americanos da UF. Ele se formou dois anos depois, com especialização em história. Ainda em 2016, Licínio foi aceito no programa de doutorado do Departamento de História da University of Florida).

Serviço: LIVE “De Chico da Matilde a Dragão do Mar – História, trajetória, e relevância”

Data: 01/12/2020 (terça)

Duração: 2h