Porto Iracema das Artes | Filmes realizados no Porto Iracema, “Terceiro Dia” e “Plástico” integram Mostra Olhar do Ceará no 30º Cine Ceará

25 de novembro de 2020 - 09:14

Curtas-metragens abordam maternidade em diferentes realidades e condições. As exibições dos curtas acontecem na TV Ceará e no Canal do YouTube do Festival Ibero Americano de Cinema

Dois filmes que integram a Mostra Olhar do Ceará, da 30ª edição do prestigiado Festival Ibero Americano de Cinema – Cine Ceará, são resultado do Programa de Realização em Audiovisual do Porto Iracema das Artes (Preamar)“Terceiro Dia” e “Plástico” participam da Mostra ao lado de mais 22 curtas e outros quatro longas-metragens. As exibições adotarão formato online e televisivo como medida de segurança para combater a pandemia, acontecendo no Canal do YouTube do Cine Ceará e na TV Ceará, esta com datas e horários ainda não confirmados.

Ambos os filmes poderão ser assistidos na íntegra durante a 4ª sessão, que ocorre entre as 9h e 22h da quinta-feira, 10 de dezembro, no canal do evento. As duas narrativas abordam a maternidade em diferentes realidades, mas em contextos de dificuldade e solidão. Em “Terceiro Dia”, dirigido por Jéssica Queiroz, Verônica é uma jovem de 18 anos que se encontra sozinha e com um primeiro filho recém-nascido. Dirigido por João Paulo Duarte, “Plástico” conta a história de Luiza que, sozinha, tem de lidar com a filha recém-nascida e o luto diante da morte do esposo.

O acesso aos filmes será disponibilizado através de link para o YouTube no site do Cine Ceará. Confira a programação completa da Mostra Olhar do Ceará, que vai de 5 a 11 de dezembro, AQUI.

“Terceiro Dia” e “Plástico” foram produzidos durante o segundo semestre de 2018, no Preamar de Audiovisual. Desde então, as produções vieram passando por finalização até poderem circular em festivais de Cinema este ano. Dando continuidade aos percursos formativos dos Cursos Básicos de Audiovisual, no primeiro semestre de cada ano letivo, o Preamar possibilita aos alunos realizarem curtas-metragens ao longo dos últimos seis meses do ano. Com todo o apoio da Escola, as turmas contam com oficinas e tutorias com profissionais de várias áreas do audiovisual, além da prática em set de filmagens, pré e pós-produção, edição e finalização.

Sobre os filmes

“Terceiro Dia”

10’23’’ – 2020, Classificação: 14 anos

Sinopse: Verônica, jovem negra e periférica de 18 anos, acaba de dar à luz ao seu primeiro filho. Desesperada e sozinha, ela não sabe o que fazer.

“Plástico”

10’12’’ – 2020, Classificação: 12 anos

Sinopse: Luiza perdeu seu esposo num trágico acidente. De luto e sozinha, ela cuida de sua filha recém nascida.

>>> Confira as fichas técnicas AQUI

Sobre Jéssica Queiroz

Jéssica Queiroz é enfermeira da saúde comunitária que resolveu se aventurar no audiovisual. Atracou no Porto Iracema das Artes e na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Participou do documentário inédito “Coisa Maravilha” e dos curtas metragens de ficção “O Cozinheiro” e “Terceiro Dia”, estreando na direção.

Sobre João Paulo Duarte

João Paulo Duarte de Sousa, 1993, é graduada em Design de Interiores pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Possui especialização em restauração de obras de arte pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Possui formações em artes visuais e audiovisual pelas instituições Porto Iracema das Artes e Vila das Artes. Nas artes visuais, expõe em mostras e salões de arte nacionais, incluindo 70° Salão de Abril, 1° Salão de Artes Visuais da Quarentena, 17° Território das Artes de Araraquara, e exporá no 71° Salão de Abril. No cinema, estreia na direção do curta-metragem Plástico.

Sobre o Preamar

O programa Preamar tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pela formação da escola para se engajarem em projetos de criação artística sob tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a Preamar referida no título do programa.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Filmes desenvolvidos no Preamar, “Terceiro Dia” e “Plástico” integram a Mostra Olhar do Ceará no 30º Festival Ibero Americano de Cinema
Quando: quinta-feira, 10 de dezembro, das 9h às 22h
Onde assistir: Canal do YouTube do Cine Ceará e na TV Ceará