CCBJ | Programação de 23 a 29 de novembro traz apresentações artísticas, oportunidades e o programa É sal

25 de novembro de 2020 - 10:01

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ DE 23 A 29 DE NOVEMBRO APRESENTA DIVERSAS ATRAÇÕES ARTÍSTICAS, CONTEÚDO CULTURAL, OPORTUNIDADES E UMA NOVIDADE: PROGRAMA É SAL

 

 

 

Foto: Carol Veras

 

 

Os programas fixos da Ação Cultural CCBJ reúnem-se nesta semana no Programa É Sal – Programação Cultural CCBJ, um experimento na tentativa de unificar as atrações artísticas. Nesta semana, a estreia apresenta Teatro em Pauta, Cine Clube e Sexta com Dança. Este último, está em destaque na imagem do espetáculo Tempestade, de Silvia Moura. Recente, a artista esteve também presente nos palcos virtuais CCBJ com o espetáculo “A cadeirinha e eu”, disponível na playlist do Youtube. Desta vez, apresentando “Tempestade” no lançamento do Programa É Sal, o espetáculo vem com a proposta mostrar o desistir-existir-resistir, apresentando uma dança que protesta, que reverbera no corpo os gritos emudecidos, uma dança que não pode ser silenciada. O programa É SAL vai ao ar nesta sexta-feira 27/11, com a apresentação dos espetáculos gravados e em seguida, o bate-papo ao vivo com as representações artísticas do Sexta com Dança, Cineclube e Teatro em Pauta.

 

A última semana de novembro traz diversas programações artísticas e culturais para todas as idades, incluindo diversas linguagens e formatos. De 23 a 29 de novembro as redes sociais CCBJ continuam como os palcos das atrações CCBJ. Embora o CCBJ esteja em fase de retomada às atividades presenciais, gradualmente, boa parte das ações ainda estão no campo virtual, como parte das aulas, ações e, principalmente a programação cultural.

 

Nesses últimos dias o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza algumas atividades administrativas, formativas (estão retornando gradualmente), comunicacionais (gravações, coberturas e transmissões) e ações do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE), como a entrega das cestas básicas às famílias cadastradas. Todas as ações presenciais seguem os protocolos de segurança e prevenção à COVID-19.

 

Retornando para as atividades virtuais da programação cultural, nesta semana traz o lançamento do Programa É SAL – Programação Cultural CCBJ que reúne alguns dos programas fixos da casa. Desta vez apresenta Teatro em Pauta, espetáculo Cicatriz, CineClube, com a exibição de “Os cabelos e Yami” e Sexta com Dança, com o espetáculo Tempestade. O programa com as exibições dos espetáculos e do filme tem estreia marcada no Youtube CCBJ a partir das 16h, em seguida inicia o bate-papo ao vivo, com as representações artísticas de cada atração. O Programa É SAL é lançado nesta semana, com a proposta de um novo formato que unifica algumas atrações e proporciona essa conversas entre as diversas linguagens. É sexta-feira dia 27/11 a partir das 16h.

 

Além deste lançamento, o CCBJ ainda apresenta uma série de programação cultural, on-line e gratuita nas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube). E boa parte da programação é com tradução e interpretação para libras.

 

Acompanhe a programação resumida, em seguida a versão detalhada com release e serviço de cada atração:

 

Programação resumida:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ on-line e gratuita I 23 a 29 de novembro de 2020

 

⚫24/11 – ESTÚDIO EM PAUTA: Vinício Costa apresenta “Como usar o limiter de maneira correta na mix”

 

⚫24/11 às 19h -TODOS OS SONS: Coletivo D’passagem apresentam o show “Folhas sagradas”, ao vivo no YouTube.

 

?25/11 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Felipe Araújo, Henrique Castro e Thomas Saunders apresentam “Manchaaa”+ bate-papo, ao vivo no YouTube.

 

?26/11 – NARTE EM PAUTA: Mulher, mulher, faz tudo que quiser

 

?26/11 às 18h – MASTERCLASS DE DANÇA: Aula show “Pessoas com deficiência na dança: novas narrativas para a desierarquização entre corpos e saberes” com Edu O, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

 

?27/11 – SOMBRINHA LITERÁRIA: Leitura de afeto apresenta leitura do cordel “Briga na procissão”, de Chico Pedrosa, com Patrícia Bezerra, nas redes sociais CCBJ.

 

?27/11 às 16h30 – TEATRO EM PAUTA: Vanéssia Gomes apresenta o espetáculo “Cicatriz” + bate-papo, ao vivo no YouTube.

 

?27/11 às 16h30 – CINECLUBE CCBJ: Exibição do curta “Os cabelos de Yami” + bate-papo com a diretora Luizete Vicente, ao vivo no YouTube.

 

?27/11 às 16h30 – SEXTA COM DANÇA: Silvia Moura apresenta o espetáculo “Tempestate” + bate-papo, ao vivo no YouTube.

 

Além disso, temos a programação da Biblioteca com o Sombrinha Literária (Ciclo de Leitura, Cine Leitor e Sexta Multi) e o Programa Recode com vários cursos gratuitos que você pode fazer sem sair de casa.

 

Essa semana, a outra novidade é o lançamento de mais um  curso da Escola de Cultura e Artes CCBJ, “INTRODUÇÃO À LIBRAS”  abre inscrições para o novo curso “Introdução à Libras”, ministrado pelo professor Antônio Filho e a intérprete Vitória Sâmea. O curso inicia no dia 30 de novembro, nas quintas e sextas, das 14h às 16h, totalmente on-line. O curso possui 10 vagas e é voltado para pessoas a partir de 18 anos. As inscrições vão até o dia 25 de novembro. Para realizar sua inscrição, acesse: https://bit.ly/IntroducaoLibras. Para saber mais sobre o curso, entre em contato: nucleodeformacaoccbj@gmail.com.

 

Outro destaque da Escola de Cultura e Artes CCBJ é a Masterclass de dança : O CCBJ encerra o mês de novembro apresentando a masterclass de dança que tem como tema “Pessoas com deficiência na Dança: novas narrativas para a desierarquização entre corpos e saberes”, ministrada pelo professor Edu O. A masterclass acontecerá ao vivo, e será transmitida através do canal do CCBJ no YouTube, no dia 26/11 a partir das 18h.

Acompanhe e curta a programação e as oportunidades CCBJ nas redes sociais (Instagram Facebook e Youtube).

 

 

Programação detalhada:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ on-line e gratuita I 23 a 29 de novembro de 2020

 

DIA 23/11- SEGUNDA-FEIRA

 

NARTE EM PAUTA – COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

RELEASE: O CCBJ por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada – NArTE irá exibir vídeo de um origami em forma de estrela, muito comum nas brincadeiras de escola, contendo frases mais presentes nas vidas das mulheres revelando no final uma mensagem.

 

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Quando: 23/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS – ARTES E ACESSIBILIDADE DE E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) APRESENTA JOÃO BOSCO DE FARIAS COM A LIVE “PERSPECTIVAS DE REINVENÇÃO”

 

RELEASE: NADA SOBRE NÓS SEM NÓS visa a realização de uma série de ações que intentam auxiliar no despertar e na sensibilização do olhar para as minorias dentro do campo das artes. Em nosso primeiro movimento, abordaremos a temática Arte e Acessibilidade de e para Pessoas com Deficiência (PcD), realizando uma série de encontros com 5 (cinco) artistas deficientes advindos das áreas de Dança, Teatro, Música, Audiovisual e Cultura Digital. Nesta segunda-feira a live  é sobre Música e Acessibilidade, com o Tema: Perspectivas de Reinvenção e nosso convidado é o músico João Bosco de Farias.

 

Práticas e ações inclusivas são ferramentas permanentes de reinvenção. Para quem enxerga a tecnologia traz facilidades; para quem é cego traz possibilidades – são estas reflexões de como o uso da tecnologia de informação e comunicação – ampliam horizontes e percepções em campos como a música e as formas criativas de compartilhamento de aprendizado  e as perspectivas de reinvenção nas artes.

 

João Bosco de Farias: Deficiente Visual, Pedagogo, Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. Atualmente é Professor em Tecnologias Assistivas Digitais para Pessoas com Deficiência Visual na Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC) e Educador de Iniciação Digital  na UTD – Universidade do Trabalho Digital (SECITECE). Músico e compositor, atua profissionalmente como percussionista e vocalista de diversos grupos musicais, recentemente vem expandindo sua experiência musical em grupos corais e escolas de samba.

 

?Serviço:

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS – ARTES E ACESSIBILIDADE DE E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) APRESENTA JOÃO BOSCO DE FARIAS COM A LIVE “PERSPECTIVAS DE REINVENÇÃO”

Quando: 23/11, às 19h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 24/11- TERÇA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “1984”

 

RELEASE: O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

 

No Ciclo de Leitura desta terça-feira o CCBJ continua indicando audiolivros, e a indicação dessa vez é  1984. Sinopse: Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário. Acessem em: https://www.youtube.com/watch?v=g0pLnFt5rlo

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “1984”

Quando: 24/11

Onde:  Acesse https://youtu.be/g0pLnFt5rlo

 

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO USAR O LIMITER DE MANEIRA CORRETA NA MIX”

 

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muito artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais.

 

Muitas pessoas usam plugins de maneira aleatória ou até mesmo sem saber exatamente o propósito daquele plugin. No Estúdio em Pauta dessa semana, o músico e técnico de áudio CCBJ, Vinício, fala apenas de um plugin importantíssimo que pode ser usando em vários instrumentos que é o LIMITER.

 

?Serviço:

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO USAR O LIMITER DE MANEIRA CORRETA NA MIX”

Quando: 24/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – TODOS OS SONS – COLETIVO D’PASSAGEM APRESENTA O ESPETÁCULO “FOLHAS SAGRADAS”

 

RELEASE: Ainda na programação especial do mês da Consciência Negra, o Todos os Sons dessa semana traz o coletivo D’Passagem apresentando o show “Folhas Secas”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

 

O coletivo D’Passagem foi fundado no dia 20 de novembro de 2015 quando tocou no Centro Cultural Dragão do Mar em um evento alusivo ao Mês da Consciência Negra, organizado pela Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas de Igualdade Racial. Ele nasce do desejo de manter um diálogo entre o corpo afro-ancestral e os tambores, ao ritmo do Samba Reggae e dos sambas de terreiro. Dando passagem a todo nosso axé com composições autorais do músico e compositor Moacir Bobôco da Bahia. Nossa intenção é comunicar através do corpo-dança e do canto que encanta, fortalecendo a cultura negra brasileira, cearense e fortalezense.

 

O Show Folhas Sagradas celebra a identidade afro-brasileira, a partir da resistência dos blocos afros. Embalando a história com o ritmo do samba reggae, “dá passagem” para o axé, a ancestralidade, religiosidade de nossos ancestrais, a liberdade de ser e viver e a luta por nossos direitos.

 

?Serviço:

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – TODOS OS SONS – COLETIVO D’PASSAGEM APRESENTA O ESPETÁCULO “FOLHAS SAGRADAS”

Quando: 24/11, às 19h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 25/11 – QUARTA-FEIRA

 

PROGRAMA RECODE – TIME RECODE DA BIBLIOTECA CCBJ

 

RELEASE: A Biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim participou da 5ª Etapa do Programa Recode Bibliotecas, o #DesafioRecodeBibliotecasEmCasa. Nosso time desenvolveu uma ideia que ajuda no combate aos efeitos gerados pela pandemia do novo coronavírus na comunidade do Grande Bom Jardim. Nesta quarta-feira, a Biblioteca do CCBJ lançará um vídeo apresentando a ideia nas redes sociais no Centro Cultural Bom Jardim.

 

?Serviço:

PROGRAMA RECODE – TIME RECODE DA BIBLIOTECA CCBJ

Quando: 25/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

SEXTA COM DANÇA – FELIPE ARAÚJO, HENRIQUE CASTRO E THOMAS SAUNDERS APRESENTAM O ESPETÁCULO “MANCHAAA” E O BATE-PAPO “MANCHAA, MODOS DE EXISTÊNCIA PÓS VIDA”

 

RELEASE: O Sexta com Dança da programação cultural do CCBJ vem em dose dupla essa semana. Nessa quarta-feira, Felipe Araújo (@felipearaujo361), Henrique Castro (@henriquecastro00) e Thomas Saunders (@thomasaunderz) apresentam o espetáculo “Manchaaa”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Em seguida, será conduzido um bate-papo com os integrantes do espetáculo, com o tema “Manchaaa, modos de existência pós-vida”.

 

Sinopse: Seduzidos pela ideia de vestígio, de índice carnal, visceral e interno, MANCHAAA

tensiona o corpo em permanência e sutura movimentos de corpos ordinários, abjetos, objetificados e descartáveis. Em tempos de hiper saturação das imagens de violência, o consumo massivo dessas imagens ainda é assunto contemporâneo. O que nos comove. O que torna uma imagem violenta e como as imagens nos violam. Vivemos no substrato do pós-moderno, corpos mutantes, ciborgues, estranhos, confusos. Vivemos e alimentamos a cultura das tragédias. Causamos (ou nos causam) a naturalização da insensibilidade? O que é sólido desmancha-se no ar. E provoca, assim, a instabilidade da atenção. Em meio a reprodutibilidade da violência, tudo parece borrado, contaminado, manchado.

 

?Serviço:

SEXTA COM DANÇA – FELIPE ARAÚJO, HENRIQUE CASTRO E THOMAS SAUNDERS APRESENTAM O ESPETÁCULO “MANCHAAA” E O BATE-PAPO “MANCHAA, MODOS DE EXISTÊNCIA PÓS VIDA”

Quando: 25/11, às 18h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 26/11- QUINTA-FEIRA

 

NARTE EM PAUTA – MULHER, MULHER, FAZ TUDO QUE QUISER

 

RELEASE: Dia 25 de Novembro é dia Mundial da NÃO Violência Contra as Mulheres. O CCBJ por meio do  Núcleo de Articulação Técnica e Especializada – NArTE apresenta uma intervenção poética pelo fim da violência contra as mulheres: a poesia: “Mulher, Mulher, Faz Tudo que Quiser”, pela Educadora Social Deyse Mara.

 

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – MULHER, MULHER, FAZ TUDO QUE QUISER

Quando: 26/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO” (14 ANOS)

 

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “As Aventuras de Pinóquio”, uma fantasia familiar de 1996, dirigido por Steve Barron e baseado no romance original de 1883 com o mesmo nome, de Carlo Collodi.

 

Sinopse: Em seu percurso de transformação de boneco em menino, Pinóquio enfrenta as intempéries das noites longas e frias, depara com a autoridade da lei, padece de uma fome terrível e descobre a solidão da condição humana. Fantasia, humor e ironia se combinam neste clássico da literatura, indicado para todas as idades.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO” (14 ANOS)

Quando: 26/11 (quinta-feira)

Onde: Acessem: https://youtu.be/pTkPJSEdAH8

 

CONTRAPARTIDA COLETIVO GIRASSÓIS  – LIVE “ET FRANCISCO E O MISTÉRIO DO SIGNIFICADO REAL” + BATE-PAPO “POR TRÁS DO SIGNIFICADO REAL”, COM MARIA VITÓRIA DO GRUPO “FORMOSURA”

 

RELEASE: Nesta quinta-feira continuamos com o período de contrapartidas das atividades realizadaa através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020. É a vez do Coletivo Girassóis apresentar a live “ET Francisco e o mistério do significado real”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. A live será seguida de um bate-papo com Maria Vitória do Grupo “Formosura”, com o tema “Por trás do significado real”.

 

Sinopse: No planeta Erres, um grande mistério paira no ar. Há uma palavra a ser desvendada para que todos os males se dissipem, porém, só alguém puro será capaz de decifrar o Significado Real. Na Live trazemos à cena um trecho do texto “”Um  Et Chamado Francisco””, no qual somos apresentados aos personagens chave da trama: Esvania e Osvaldo, os antagonistas, Galo Frederico, o ajudante e Et Francisco, o ingênuo protagonista.

 

?Serviço:

CONTRAPARTIDA COLETIVO GIRASSÓIS  – LIVE “ET FRANCISCO E O MISTÉRIO DO SIGNIFICADO REAL” + BATE-PAPO “POR TRÁS DO SIGNIFICADO REAL”, COM MARIA VITÓRIA DO GRUPO “FORMOSURA”

Quando: 26/11 às 14h (quinta-feira)

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

MASTERCLASS DE DANÇA – AULA SHOW “PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA DANÇA: NOVAS NARRATIVAS PARA A DESIERARQUIZAÇÃO ENTRE CORPOS E SABERES”, COM EDU O.

 

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) volta com as masterclasses nesta quarta-feira. A segunda masterclass de 2020  fica por conta da Masterclass de Dança que tem como tema “Pessoas com deficiência na Dança: novas narrativas para a desierarquização entre corpos e saberes”, ministrada pelo professor Edu O. A masterclass acontecerá ao vivo, e será transmitida através do canal do CCBJ no YouTube.

 

A masterclass acontecerá meio de uma aula show, e o curso reflete sobre a relação entre Dança e Deficiência, apresentando o contexto histórico e abordagens artísticas que indicam novas narrativas para a desierarquização entre corpos e saberes na Dança.

 

Edu O.: Professor da Escola de Dança da UFBA, artista da dança, teatro e performance.

 

?Serviço:

MASTERCLASS DE DANÇA – AULA SHOW “PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA DANÇA: NOVAS NARRATIVAS PARA A DESIERARQUIZAÇÃO ENTRE CORPOS E SABERES”, COM EDU O.

Quando: 26/11 às 14h (quinta-feira)

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 27/11- SEXTA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI – LEITURA DE AFETO

 

RELEASE: O “Leitura de Afeto”, ação do Programa Sombrinha Literária para as Sextas Multi do CCBJ, vem pra iniciar a programação de sexta-feira do CCBJ. Nesta atividade, convidamos alguém do público geral, leitor ou escritor, para ler um trecho de um texto literário que tenham marcado sua vida de alguma forma. Fica a critério do convidado: ler um trecho que tem algum significado importante e pessoal, ou algum texto que tenha aparecido de repente, seja na internet ou no livro físico.

 

Para participar, basta gravar um vídeo em casa lendo o trecho escolhido e enviar para o e-mail biblioccbj@gmail.com junto com o nome do autor. Trechos de livros e textos de autoria própria também são bem-vindos. Esta semana, nossa convidada é Hoje temos Patricia Bezerra (@uma_bibliotecaria), ela é contadora de histórias e bibliotecária escolar e vai ler uma história em cordel chamado “Briga na Procissão” de Chico Pedrosa.

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI APRESENTA “LEITURA DE AFETO”

O quê: Leitura  de Afeto convida para o envio de leituras de trechos literários que tenha marcado sua vida ou que lhe chama atenção.

Quando: 27/10

Como: Grave sua leitura de trecho especial e envie para biblioccbj@gmail.com

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

(É SAL: PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCCBJ) TEATRO EM PAUTA – VANÉSSIA GOMES APRESENTA O ESPETÁCULO “CICATRIZ” + BATE-PAPO

 

RELEASE: É SAL é a nova proposta de conteúdo audiovisual, que reúne as atrações semanais da programação cultural CCBJ em um único espaço: um novo programa, que vem pra unificar as atrações. É um experimento que transita pelo formato do gravado e do ao vivo. Pro Teatro Em Pauta dessa semana o CCBJ trouxe Vanéssia Gomes (@vanessiagomes) apresentando o espetáculo “Cicatriz”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Em seguida, será conduzido um bate-papo com a atriz sobre o espetáculo.

 

Sinopse: Tratando sobre o universo da atuação teatral com máscaras e fruto da construção a partir do corpo brincante a atriz Vanéssia Gomes apresenta a desmontagem cênica Cicatriz. O trabalho tem como referência a cena teatro de rua e os encontro com diretores teatrais e mestres populares.

 

?Serviço:

(É SAL: PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCCBJ) TEATRO EM PAUTA – VANÉSSIA GOMES APRESENTA O ESPETÁCULO “CICATRIZ” + BATE-PAPO

Quando: 27/11, às 16h30.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

(É SAL: PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCCBJ) CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO CURTA “OS CABELOS DE YAMI” (LIVRE) + BATE PAPO COM A DIRETORA LUIZETE VICENTE

 

RELEASE: Seguindo com a programação do “É Sal”, nesta sexta-feira temos o Cineclube CCBJ apresentando o curta “Os Cabelos de Yami”. Em seguida, será conduzido um bate-papo com a diretora do filme, Luizete Vicente, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

 

Sinopse: “Os cabelos de Yami” é uma ficção que conta a história do primeiro dia de aula de uma menina negra na sua nova escola. Ela se depara com um grande desafio: a aceitação de seus cabelos crespos pelos colegas de classe.

 

?Serviço:

(É SAL: PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCCBJ) CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO CURTA “OS CABELOS DE YAMI” (LIVRE) + BATE PAPO COM A DIRETORA LUIZETE VICENTE

Quando: 27/11, às 16h30.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

(É SAL: PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCCBJ) SEXTA COM DANÇA – SILVIA MOURA APRESENTA O ESPETÁCULO “TEMPESTADE”

 

RELEASE: Seguindo com a programação do “É Sal”, nesta sexta-feira temos também o Sexta Com Dança, trazendo Silvia Moura (@silviamouraemcrise) apresentando o espetáculo “Tempestade”. Em seguida, será conduzido um bate-papo com Silvia, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

 

Sinopse: Desistir-existir-resistir e finalmente começar tudo de novo, um ciclo infindável de pequenas desistências, seria como morrer??? Ou como um espaço vazio, um grande silêncio sem ruídos ou pensamentos??? Ou seria como viver com tal intensidade que explodisse em partículas minúsculas de intensa vida, mas, que por serem tão pequenas ninguém as vê. Existir de um jeito contrário ao que se possa crer como real existência, e por isso mesmo se parece com a idéia de morte, de findar-se. Desistir de si como corpo que dança, pensa, dança, move, dança, e respira, desistir como último embate de um corpo que insiste em mover-se apesar da idéia de desistir ser contrária ao impulso de mover-se, seria isso resistência??? Como resistir sem desistir e assim seguir insistindo em mover-se??? Uma dança que protesta, que reverbera no corpo os gritos emudecidos, uma dança que não pode ser silenciada.

 

Silvia Moura: Artista das conexões possíveis, entre o corpo e o pensamento. Comunica-se através das mais diversas mídias, utilizando a dança, a performance e a palavra como principais pontes para essa viagem, entre sua vida e o olhar do público. Relação essa que permeia sua “dança-desabafo”, tornando-a uma das artistas mais emblemáticas no que diz respeito à educação, produção e difusão da dança no Ceará. Atuando na dança desde 1976, Sílvia Moura é formada pelo extinto Colégio de Dança do Ceará. No currículo, destacam-se os espetáculos : ‘A Cadeirinha e Eu’, ‘Engarrafada’, ‘Corpo x Lixo x Cidade’, ‘À Beira de…’ (trabalho que circulou país pelo Projeto Palco Giratório em 2017), ‘A dança nossa de cada dia” (criado no Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema), ‘Tempestade’ e ‘Se ela dança eu dança’ (duo com ator Ricardo Guilherme).

 

?Serviço:

(É SAL: PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCCBJ) SEXTA COM DANÇA – SILVIA MOURA APRESENTA O ESPETÁCULO “TEMPESTADE”

Quando: 27/11, às 16h30.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 28/11 – SÁBADO

 

CINECLUBE INFÂNCIA – CORES E BOTAS (LIVRE)