Dragão do Mar apresenta espetáculo virtual em alusão ao Dia da Consciência Negra, nesta quarta (25)

24 de novembro de 2020 - 14:02 # # # #

Grupo Ânima apresenta “Contemplar o Vazio”, peça baseada livremente em conto de Lygia Fagundes Telles. Espetáculo compõe programação do Conecta SET.

 

Dando continuidade à programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – em alusão ao Dia da Consciência Negra, efeméride celebrada no último dia 20 de novembro, o Grupo Ânima apresenta o espetáculo “Contemplar o Vazio”, no dia 25 de novembro. A apresentação, que compõe a grade do Conecta SET – projeto da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará -, será exibida às 19h no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

Dialogando teatro de sombras contemporâneo e teatro de objetos, o Grupo Ânima apresenta o espetáculo baseado livremente no conto “Tigrela”, de Lygia Fagundes Telles. O trabalho investiga como criar topografias com objetos em cena, construindo um ambiente fenomenológico, a partir de relações com a luz e o espaço. A atmosfera claustrofóbica apoia-se na imersão nos devaneios da personagem, como se fosse possível ouvir seus pensamentos mais profundos. É assim que uma mulher trancada num lugar distópico dá voz a seus pensamentos mais delirantes. Que, na verdade, são uma extensão dela mesma.

De acordo com a diretora e atriz Tatiane Souza, a proposta reflete o atual contexto global, que mudou drasticamente os modos de viver e conviver, causando impactos profundos na subjetividade das pessoas em isolamento. “Extravasar para não sucumbir ao medo, ficcionalizar outros de si para seguir existindo é do que trata a videoexperiência”, afirma.

 

Ficha técnica “Contemplar o Vazio”:

Direção, encenação e atuação: Tatiane Sousa

Videomaker e edição: Cleomir Alencar

Música: Silas Crvs. A.O.A

Fotos: Tainá Cavalcante

 

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Conecta SET – Mês da Consciência Negra apresenta “Contemplar o Vazio, do Grupo Ânima

Data: 25 de novembro
Horário: 19h
Exibição: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Duração: 16 min

Classificação etária: livre