Porto Dragão | Curso gratuito usa Estética Alienígena para promover estudos sobre estratégias de criação no Porto Dragão

19 de novembro de 2020 - 15:03

Seguindo sua agenda formativa, o Porto Dragão – Hub Cultural do Ceará convida para o curso online “Estética Alienígena” com Lucas Dilacerda com inscrições abertas até 22/11

Como parte dos conteúdos selecionados no edital Arte em Rede, o Porto Dragão – Hub Cultural do Ceará divulga inscrições para o curso gratuito e online “Estética Alienígena”, com Lucas Dilacerda que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, das 19h às 22h. As inscrições seguem até 22 de novembro e podem ser realizadas em sympla.com.br/hubculturaldoceara.

O objetivo do curso é apresentar a estética alienígena como um programa de estudos que pesquisa as mutações do mundo como conhecemos e que investiga estratégias de criação de novos mundos possíveis. Para isso, o curso apresentará teorias, exposições, obras e artistas que discutem as relações entre a arte e o mundo em diálogo com a filosofia, a estética e a arte contemporânea. Na primeira aula, intitulada “Poéticas do caos”, será discutido as relações entre caos e ordem, terra e mundo, luz e sombra, vida e morte. Na segunda aula, intitulada “Fabulações cósmicas”, a discussão será sobre as relações entre ficção e fabulação, memória e imaginação, possível e impossível, arte e política.

O curso é uma ótima opção para pessoas de todo o Brasil, interessadas em Estética, Filosofia e Arte Contemporânea. A seleção levará em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais.

SOBRE O FACILITADOR:

Lucas Dilacerda é artista e filósofo. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, Especialização em Filosofia Clínica, em andamento, e Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) e integrante do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. Atualmente, é coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC) e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA). É membro do Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, integra o Conselho Educacional do Lux Espaço de Arte e coordena o Grupo de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (GEEFA). Pesquisa nas áreas de Arte e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Imaginação, Corpo, Afeto, Vida e Arte Contemporânea. Foi curador das exposições “Soterramento”, “Arre_mate” e “Ant_Corpo”. Participou de diversas exposições e foi vencedor do 70º Salão de Abril.

SOBRE O HUB CULTURAL DO CEARÁ

O Hub Cultural do Ceará configura-se como um conjunto de ações de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense. Essas ações estruturam e dão suporte para a fruição e difusão artísticas, fortalecendo a economia da cultura no estado, através do desenvolvimento de projetos e modelos de negócios para o campo das artes.

SERVIÇO:

Curso Estética Alienígena, com Lucas Dilacerda