Dia Nacional do Livro: TJA apresenta programação virtual especial em 29/10

23 de outubro de 2020 - 17:37 # # #

(Foto: “Crônicas do Isolamento”, de Ricardo Tabosa)

 

Em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é uma referência ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, em 1810. E, em comemoração a este dia, o Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta três projetos que abordam a literatura de diferentes maneiras: o e-book “Que Arte é essa?”, de Mônica Tavares Teixeira; “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, de David Devir e “Crônicas do Isolamento”, de Ricardo Tabosa. Os projetos serão exibidos  na próxima quinta-feira, 29/10, a partir das 17h, no site e no canal do YouTube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/c/TheatroJosédeAlencar).

Às 17h acontece o lançamento do e-book “Que Arte é essa?”, no qual a artista Mônica Tavares tenta explicar de forma resumida e simples as linguagens artísticas para crianças e jovens. Às 18h haverá a exibição do vídeo  “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, no qual David Devir faz uma homenagem ao poeta, arte-educador e historiador Reginaldo Figueiredo, que é um dos criadores do Templo da Poesia e da Vila de Poetas. A programação encerra às 19h, com a exibição do vídeo “Crônicas do Isolamento”, em que o ator Ricardo Tabosa encena quatro textos da autora Tércia Montenegro, escritos durante a quarentena.

Todos os projetos foram selecionados no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais, que objetiva complementar a programação da Casa de Saberes Cego Aderaldo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, do Cineteatro São Luiz, do Porto Dragão e do Theatro José de Alencar, de agosto a dezembro de 2020. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus.

 

>>SERVIÇO

Dia 29/10 – Quinta-feira

17h: “E-book – Que arte é essa?”, de Mônica Tavares Teixeira

Literatura e Artes Visuais. E-book. Classificação livre. 

No site do TJA

Sinopse: O e-book apresenta de forma resumida e simples breves definições sobre Artes Visuais, Artes Cênicas, Cinema, Música, Literatura e Tradição Popular, com um texto de fácil compreensão para crianças e jovens. Além disso, cria um diálogo entre mães, pais e/ou cuidadores sobre Arte e como ela pode ser acessível através de uma experiência lúdica no cotidiano da rotina familiar. Traz, também, algumas sugestões de atividades simples e lúdicas para fazer em casa.

18h: “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, de David Devir

Literatura. 30min. Classificação livre

No YouTube do TJA

Sinopse: Reginaldo Figueiredo é poeta, arte-educador e historiador. Já trabalhou com jovens em medidas socioeducativas, é um dos criadores do Templo da Poesia e da Vila de Poetas (localizado em Maranguape-CE) e autor de vários livros como. Reginaldo viveu muitas aventuras nos anos 90; participou das lutas populares pela moradia do bairro São Cristóvão e envolveu-se também nos planos da educação pela arte. Sua trajetória de vida encantou diversos grupos e, ao longo do tempo, foi formando uma rede de afetos e amizades. Nessa perspectiva, o Vídeo/Poético: “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, além de ser uma homenagem, apresenta ao público um pouco da vida e obra do poeta, transportando-nos para seu universo particular de letras, pensamentos, visões de mundo e poesias, onde a realidade se abre para novas interpretações e o lúdico e o simbólico podem se manifestar. A edição do vídeo reúne: entrevistas, conversas, declamações de poesias e intervenções poéticas gravados entre os anos de 2015 a 2020, além da participação de convidados especiais.

19h: “Crônicas do Isolamento”, de Ricardo Tabosa

Literatura e Artes Cênicas. 27min. Classificação livre

No YouTube do TJA

Sinopse: “Crônicas do Isolamento” é uma obra de artes cênicas em formato digital que une o teatro e a literatura. Criada pelo ator Ricardo Tabosa, apresenta a encenação de quatro textos da autora Tércia Montenegro, escritos durante a quarentena. Ricardo se debruça sobre os textos, lançando mão de elementos do teatro, da performance e do audiovisual para criar leituras próprias da obra da escritora. São imagens poéticas, trabalho de corpo e de palavra em quatro cenas que versam diferentes visões e reflexões sobre o momento atual que vivemos. Os textos foram utilizados na íntegra, sem rearranjos textuais, pela característica fluida que os escritos já possuem e pela opção de fazer dos vídeos uma outra forma de fruição da obra da autora – ao mesmo tempo em que investiga possibilidades de atuação – uma espécie de tradução cênica das crônicas.