Mediação de leitura é tema de primeiro dia de evento realizado pela Secult e Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife

22 de outubro de 2020 - 17:10 # # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SNBP), em parceria com Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e o Escritório do Livro e Debates de Ideia da Embaixada do Brasil, realizou a abertura, na tarde desta quinta-feira, 22/10, do evento “Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores”. Trazendo grandes nomes nacionais e internacionais para debater a leitura e sua mediação, o evento segue até sexta-feira, dia 23 de outubro, com transmissão online pelo canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (www.youtube.com/dragaodomarcentro), numa parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Instituto Dragão do Mar.

A mesa redonda desta quinta-feira, 22/10, intitulada “Pensando a mediação de leitura em bibliotecas”, com os convidados Roberto Pedretti (responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro – BiblioMaison) e Ana Dutra (mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro), contou com a mediação da Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará, Goreth Albuquerque. A abertura do evento foi feita pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; e da Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Natasha Faria. A atividade foi gravada e pode ser conferida na íntegra também no canal do Youtube do Centro Cultural Dragão do Mar: https://www.youtube.com/watch?v=xefmxYjyxFo.

“Acreditamos que a leitura deve ganhar destaque na política cultural em qualquer instância, seja em nível estadual, federal ou municipal.  Esse tema destes encontro traz dois motes: a palavra e a imagem. Nesse universo, a palavra assume um papel vital para formação de leitores. A antropóloga Michèle Petit diz que o adulto no início da formação leitora das crianças tem o papel de emprestar as palavras. E as imagens, por sua vez, predominam hoje no universo da nossa vida”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

Já o diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca, ressaltou sua emoção diante da parceria firmada com a Secult. “Este vai ser um evento maravilhoso de trocas sobre temas importantes para nós. A troca entre França e Brasil vai ser boa e fico feliz por isso”, frisou.

Acompanhe a programação

Nesta sexta, dia 23/10, também às 15h, a mesa redonda vem trazendo o tema “Quadrinhos, Identidade e território”: encontro com a autora Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França) e o autor Zé Wellington (Brasil – Ceará). Uma das maiores autoras de HQs da França, que traz herança africana em sua obra, irá dialogar com o autor de “Cangaço Overdrive”, um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, que mergulha num universo cyberpunk cearense. A mediação será realizada por Pedro Brandt, jornalista, especializado em quadrinhos. Quem fará abertura institucional da atividade será o diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; junto à gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; e à gestora do Núcleo de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena.  A atividade é gratuita e pode ser conferida em www.youtube.com/dragaodomarcentro.