Com apoio da Secult, Escolas Criativas promove curso Arte e Educação

19 de outubro de 2020 - 12:13

 

 

Com apoio da Secult, Escolas Criativas promove curso Arte e Educação

Especialistas da cena cultural traçam panorama das artes e culturas do Estado

 

 

 

 

Nos dias 26, 28 e 30 de outubro, o Programa Escolas Criativas promove, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o curso Arte e Educação. A iniciativa recebe três convidados: Francis Wilker, Raimundo Nogueira e Silvia Borges, para tratar da temática cultural, fazendo um panorama histórico das artes e culturas do Estado do Ceará e compartilhando suas experiências e contribuições pessoais. O curso é destinado a educadores, demais profissionais e população em geral interessada na temática cultural. A formação, com carga horária de 6hs, é gratuita e oferecida de forma online no canal youtube.com/escolascriativas. Os detalhes da programação e link para inscrição estarão disponíveis no site do Escolas Criativas, acessando a aba cursos.

Programação (em finalização)

Palco de Giz: mediação de espetáculos.

Data: 26/10

Com quem: Francis Wilker, artista da cena, diretor, pesquisador, curador e professor no curso de Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. É um dos fundadores do grupo brasiliense Teatro do Concreto. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Abordagem: Em foco, a experiência do projeto de extensão Palco de Giz, iniciativa vinculada ao curso de Teatro-licenciatura e ao Teatro Universitário da UFC que desenvolve ações no campo da mediação de espetáculos com estudantes de escolas públicas.
Horário: 16h
Duração: 1h
Local: youtube.com/escolascriativas

A Caravana da leitura: promoção e incentivo à leitura

Data: 28/10
Com quem: Raimundo Moreira.  Contador de Histórias, Ator, Diretor, formado em História pela UECE, mobilizador do Fórum Cearense de Teatro, coordenador do Festival Popular de Teatro e da Caravana da Leitura e do Autor Cearense, sócio do espaço de Artes Casa Absurda.
Abordagem: Caravana da Leitura como circulação do saber, do querer ler, contar e através da arte incentivar o hábito da leitura
Horário: 16h
Duração: 1h

 

Sobre o Programa Enel Escolas Criativas

Criado em 2018, o programa tem por objetivo ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais. O Programa Escolas Criativas atua por meio da oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos, atuando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE). O Escolas Criativas atua junto a educadores, estudantes e comunidade em geral, fomentando o aprendizado sobre cultura, inovação, consumo consciente e buscando contribuir para transformações efetivas em seus hábitos culturais.

Escolas Criativas é uma realização de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

Contato:

  • E-mail: contato@escolascriativas.com

  • Quitanda CE:  Av. Historiador Raimundo Girão, 366. Praia de Iracema – Fortaleza/CE

  • Quitanda RJ:  Av. Rio Branco,115 – 19º e 20º andar. Centro – Rio de Janeiro/RJ