CCBJ | Confira Masterclass com enfoque no Teatro: Onisajé – Existe um teatro preto de Candomblé?

14 de outubro de 2020 - 11:45

 

 

Programação desta semana no CCBJ traz Masterclass com enfoque no Teatro: Onisajé – Existe um teatro preto de Candomblé?

e ainda estreias e Lives nas mais diversas Linguagens Artísticas

 

 

 

No destaque desta semana na programação do CCBJ:  MasterClass da Escola de Cultura e Artes CCBJ é lançada nesta quarta (14/10), a partir das 19h, no Youtube CCBJ. A volta das MasterClass inicia com a linguagem do teatro e na sequência das próximas semanas irão estrear outras linguagens dos programas da Escola. Na ocasião, a professora Onisajé conduzirá a aula show em que apresenta a pesquisa de doutorado em Artes Cênicas: “Teatro Preto de Candomblé”, um estudo sobre encenação e atuação afrodiaspórica. A aula show contará com uma leitura dramática do texto teatral “Ogun – Deus e Homem” seguida de uma roda de conversa para análise do texto e possíveis questões levantadas pelos estudantes.

Uma semana repleta de atrações artísticas e culturais para todas as idades e gostos: estreias, lives, indicações, campanhas e muito conteúdo  preenchem a semana de 12 a 18 de outubro de 2020 do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Entre lives com exibição de espetáculos e bate-papos ao vivo, estreia de conteúdos audiovisuais dos diversos programas que compõe a ação cultural, indicações de filmes, leituras, dicas culturais e muito conteúdo preparado para os seguidores do CCBJ. Uma programação para todas as idades, gratuita e on-line nas redes sociais CCBJ. Nessa semana, o CCBJ apresenta os programas: Narte em Pauta com o especial Dia das Crianças, Artista em Pauta, Masterclass, Reunião de Gestão Compartilhada, Sexta com Dança, É o Brinca, Sombrinha Literária com as ações Ciclo de Leitura, Cine Leitor e Sexta Multi com Leitura de Afetos e o Programa Recode de Biblioteca.

Continuem conectados conosco pelas redes sociais e com as atrações artísticas e indicações culturais e formativas. Não esqueçam de respeitar todas as medidas de prevenção à covid-19. Ainda estamos em alerta, e por enquanto, a “vacina” é a prevenção.

Vem conferir a programação de estreias e lives (vídeos gravados e ao vivo) nas redes sociais do CCBJ:

SEGUNDA – 12/10 – (ESTREIA) NArTE EM PAUTA: Vídeo especial de dia das crianças – “o que é ser criança?”, com as crianças do Grande Bom Jardim, disponível no Instagram e Facebook CCBJ;

QUARTA  – 14/10 – (ESTREIA) ARTISTA EM PAUTA: Apresenta Amyla Vidal @amylavidal apresenta um pouco da sua trajetória artística nas redes sociais CCBJ: Instagram e Facebook;

QUARTA – 14/10 – (GRAVAÇÃO GOOGLE MEET) REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA OUTUBRO: Encontro entre CCBJ e comunidade do território e demais interessados nas pautas abordadas. O link da reunião é liberado meia hora antes nas redes sociais CCBJ. Compareça! Começa às 18h e a reunião é gravada, na ocasião e divulgada no Youtube CCBJ em breve;

QUARTA – 14/10 – (LIVE AULA SHOW) MASTERCLASS DE TEATRO: 1º aula show com Onisajé, aberto ao público, a partir das 19h, no Youtube CCBJ;

QUINTA – 15/10 (ESTREIA) NArTE EM PAUTA: “Recordar é preciso”, vídeo especial em homenagem aos professores com Dayse Mara, educadora social CCBJ, disponível no Instagram e Facebook CCBJ.

SEXTA – 16/10 –  (ESTREIA) LEITURA DE AFETO:  Com Edivaldo Batista ( ele é ator e contador de histórias), lendo o conto Na Neve, os Caçadores!, do livro 23 Histórias de Um Viajante de Marina Colasanti, nas redes sociais CCBJ: Instagram e Facebook;

SEXTA – 16/10 às 18h  (LIVE) SEXTA COM DANÇA: Descoberta com Raíssa Nascimento @1rhaissa, exibição em estreia do espetáculo em vídeo e bate-papo, ao vivo, no Youtube CCBJ;

DOMINGO – 18/10 (ESTREIA) É O BRINCA: “Especial Dia das Crianças”: O que é uma criança? É a questão levantada pela Educadora para Cultura e Infância do CCBJ, Fátima Muniz, na contação da história “O que é uma criança?”, de Beatrice Alemagna, no Youtube CCBJ;

Veja a programação detalhada de 12 a 18 de outubro de 2020:

DIA 12/10 – SEGUNDA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – VÍDEO ESPECIAL DE DIA DAS CRIANÇAS – “O QUE É SER CRIANÇA?”

RELEASE: No dia 12 de outubro comemoramos nacionalmente o dia das crianças. Para comemorar esta data especial, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) através do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) convidou algumas crianças do Grande Bom Jardim para nos explicar o que é ser criança na visão delas.

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – VÍDEO ESPECIAL DE DIA DAS CRIANÇAS – “O QUE É SER CRIANÇA?”

Quando: 12/10

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 13/10 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA:  CICLO DE LEITURA APRESENTA “Harry Potter e o Cálice de Fogo” – (LIVRE)

RELEASE: O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

No Ciclo de Leitura desta terça-feira, seguimos indicando audiolivros da saga mais famosa do mundo: hoje é a vez de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA: CICLO DE LEITURA APRESENTA DESAFIO LITERÁRIO SETEMBRO

DESAFIO LITERÁRIO – Harry Potter e o Cálice de fogo (audiolivro) – (LIVRE)

Quando: 13/10

Onde:  Acesse https://www.youtube.com/watch?v=W7iolOA1aHk

DIA 14/10 – QUARTA-FEIRA

MASTERCLASS DE TEATRO – “EXISTE UM TEATRO PRETO DE CANDOMBLÉ?” COM ONISAJÉ – AULA SHOW

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) volta com as masterclasses nesta quarta-feira. A estréia do retorno fica por conta da Masterclass de Teatro “Existe um Teatro Preto de Candomblé?”, ministrada pela professora Onisaje (@onisaje). A masterclass acontecerá ao vivo, em formato de aula-show e será transmitida através do canal do CCBJ no YouTube.

A masterclass acontecerá meio de uma aula show, onde será apresentada a pesquisa de doutorado em Artes cênicas: “Teatro Preto de Candomblé”, um estudo sobre encenação e atuação afrodiaspórica. A aula show contará com uma leitura dramática do texto teatral “Ogun – Deus e Homem” seguida de uma roda de conversa para análise do texto e possíveis questões levantadas pelos estudantes.

MINI-BIO: ONISAJÉ (Fernanda Júlia) é Yakekerê (mãe pequena, segunda sacerdotisa do terreiro) no Ilê Axé Oyá L´adê Inan, da cidade de Alagoinhas, graduada no Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA, mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas – PPGAC – UFBA, com a dissertação Ancestralidade em cena: Candomblé e Teatro na formação de uma encenadora, atualmente é doutoranda no mesmo programa. Diretora fundadora do Núcleo Afro brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA, fundado em 17 de outubro de 1998 na cidade de Alagoinhas BA. Dramaturga, preparadora de atores, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil com ênfase nas religiões de matriz africana o Candomblé.

?Serviço:

MASTERCLASS DE TEATRO – “EXISTE UM TEATRO PRETO DE CANDOMBLÉ?” COM ONISAJÉ – AULA SHOW

Quando: 14/10 às 19h

Onde: Canal do Youtube CCBJ: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

CCBJ CONVIDA – REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA OUTUBRO DE 2020

A Reunião de Gestão Compartilhada, em outubro, será realizada nesta quarta-feira, (14/10), às 18h, em plataforma on-line e gratuita. A transmissão via Google Meet disponível meia hora antes da reunião. Fica ligado (a) em nossas redes sociais. Realizada mensalmente, a Reunião é aberta à comunidade e para pessoas de todas as idades.

Arraste para o lado e relembre as regras de participação! Em caso de dúvidas, sobre como manusear a plataforma que ambienta a reunião, assista o tutorial que preparamos para você:

Em caso de dúvidas, sobre como manusear a plataforma que ambienta a reunião, assista o tutorial Google Meet: https://youtu.be/yVGUVkD2s7w

Se usar a plataforma do celular é necessário baixar: https://bit.ly/BaixarGoogleMeet

Identifique-se ao entrar e mantenha o respeito com todos os participantes. A participação da reunião on-line, automaticamente, autoriza a gravação e que será reproduzida no Youtube CCBJ.

?SERVIÇO:

CCBJ CONVIDA – REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA OUTUBRO DE 2020

Onde: Plataforma Google Meet (Link liberado nas redes sociais CCBJ meia hora antes da reunião)

Quando: Quarta-feira 14/10

DIA 15/10 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME  “A CABANA” (12 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “A Cabana”, baseado no livro do escritor canadense William P. Young, lançado em 2007 nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil pela Editora Sextante em 2008

Sinopse: Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida.

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME “ A CABANA” (12 ANOS)

Quando: 15/10 (quinta-feira)

Onde: Acessem: https://www.youtube.com/watch?v=bk2YojyyCjc

NArTE EM PAUTA:  “RECORDAR É PRECISO”, EM HOMENAGEM AO DIA DOS PROFESSORES

RELEASE:  Uma das principais profissões do mundo e uma das mais praticadas, é o ofício de ser professor. Mais que uma profissão é uma missão importantíssima na vida de todos nós. Em algum momento da vida tivemos mestres que nos guiaram em algum conhecimento, intermediando o processo de aprendizagem entre aluno e professor (a).  Reconhecendo este valor, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) agradece e homenageia todos os professores e professoras, que contribuem para o desenvolvimento da educação e do conhecimento. E para comemorar esse dia, nada melhor do que a leitura de uma poesia da Professora Conceição Evaristo “Recordar é Preciso”, na interpretação da educadora social CCBJ, Dayse Mara.

?Serviço:

NArTE EM PAUTA:  “RECORDAR É PRECISO”, EM HOMENAGEM AO DIA DOS PROFESSORES (LIVRE)

Quando: 15/10 (quinta-feira)

Onde: Redes sociais CCBJ: Instagram e Facebook

DIA 16/10 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI – LEITURA DE AFETO

RELEASE: O “Leitura de Afeto”, ação do Programa Sombrinha Literária para as Sextas Multi do CCBJ, vem pra iniciar a programação de sexta-feira do CCBJ. Nesta atividade, convidamos alguém do público geral, leitor ou escritor, para ler um trecho de um texto literário que tenham marcado sua vida de alguma forma. Fica a critério do convidado: ler um trecho que tem algum significado importante e pessoal, ou algum texto que tenha aparecido de repente, seja na internet ou no livro físico.

Para participar, basta gravar um vídeo em casa lendo o trecho escolhido e enviar para o e-mail biblioccbj@gmail.com junto com o nome do autor. Trechos de livros e textos de autoria própria também são bem-vindos. Esta semana, nosso convidado é Edivaldo Batista (@edivaldobatistaator), ator e contador de histórias. Edivaldo vai ler o conto Na Neve, os Caçadores!, do livro 23 Histórias de Um Viajante de Marina Colasanti.

?Serviço: SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI APRESENTA “LEITURA DE AFETO”

O quê: Leitura  de Afeto convida para o envio de leituras de trechos literários que tenha marcado sua vida ou que lhe chama atenção.

Quando: 16/10

Como: Grave sua leitura de trecho especial e envie para biblioccbj@gmail.com

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SEXTA COM DANÇA – RHAÍSSA NASCIMENTO APRESENTA “DESCOBERTA”  (LIVRE)

RELEASE: O Sexta Com Dança dessa semana apresenta o espetáculo “Descoberta”, por Rhaíssa Nascimento (@1rhaissa). A apresentação será seguida de um bate-papo sobre o espetáculo com o integrante da produção, Thiago Pereira.

Sinopse: O processo de descoberta é diferente, singular para cada indivíduo. Ela nem sempre traz paz, mas a crise também faz sentido, se não agora, em breve. É possível que a descoberta traga o que de fato já é. Pode? Pode. Um processo pessoal, físico e espiritual mostrado através da dança.

Thiago Pereira: Pesquisador do corpo e suas sensações, bailarino clássico, artista e estudante do curso de Produção cultural. Estuda dança há 5 anos e já passou pelos mais diversos estilos e linguagens , mas o ballet clássico foi o que mais lhe chamou atenção.  Experiência no jazz, dança contemporânea, danças tradicionais nordestinas , ballet clássico, danças afro, entre outras.

?SERVIÇO:

SEXTA COM DANÇA – RHAÍSSA NASCIMENTO APRESENTA “DESCOBERTA”  (LIVRE)

O quê: Exibição de espetáculo seguido de bate-papo ao vivo

Quando: 16/10, às 18h

Onde:  Canal do Youtube CCBJ: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 18/10 – DOMINGO

CULTURA INFÂNCIA – É O BRINCA! APRESENTA POEMA “A ARTE DE SER FELIZ”

RELEASE: Uma criança só é pequena em tamanho, por que elas têm ideias muito, muito grandes! Ainda em homenagem ao Dia das Crianças, a educadora Fátima Muniz, recita o poema “A arte de ser feliz”, de Cecília Meireles. “A arte de ser feliz”, um poema para todas as idades, que encanta com sua  beleza e esperança. Da delicadeza se faz poesia, das coisas simples se tem felicidade! Que esse poema seja um sopro de alegria e que o mundo possa ser visto com a dignidade que merece!

?Serviço:

NARTE EM PAUTA – É O BRINCA! APRESENTA POEMA “A ARTE DE SER FELIZ”

Quando: 16/10 às 16h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ